Ir para o conteúdo

Membros do Iranduba EC são presos por manipulação de resultados no Barezão

Confira o relato dos lances com suspeita de manipulação.

Presidente da FAF, Rozenha, já havia punido o clube

No domingo, 15/05, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão na cidade de Boa Vista (RR). Os alvos foram jogadores, empresários e membros da comissão técnica do Esporte Clube Iranduba da Amazônia, por indícios de manipulação de resultados durante uma partida do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional 2023.

A prisão ocorreu em cumprimento a pedido do Ministério Público (MPAM), por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle ao Crime Organizado (GAECO/AM), mediante denúncia do Presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, que esteve no dia 15 de fevereiro na sede do MPAM para pedir apoio nas investigações do caso.

Rosenha entregou os documentos que mostram as acusações oficiais, onde, no parecer, são detalhadas as razões da denúncia.

“No minuto 18 de partida, após saída equivocada do goleiro do EC Iranduba Amazônia Gecivagner Araújo, e tentativa frustrada do atleta Juan Inacio Felippe, o segundo gol da partida viria a ser marcado. No minuto 38, os defensores Leonardo Oliveira Rito e Guilherme Cavalcante Felix falharam em cobrir a subida de dois atacantes adversários, permitindo um gol sem que houvesse uma oposição esforçada. No minuto 43, Gecivagner demonstrou reação letárgica ao rebote de uma falta, o que permitiu o quarto gol da equipe visitante. No minuto 49, o goleiro Victor Hugo, que havia entrado no intervalo para a equipe do Iranduba, falhou ao defender ou desviar um cruzamento, no que veio a culminar no quinto gol do jogo.”Ednailson Rosenha, em Ato Presidencial publicado em 27 de fevereiro de 2023.none

O técnico Kléber Paulista e dez jogadores do Iranduba foram condenados em março de 2023 pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) por manipulação de resultados. Além das prisões, o presidente determinou a suspensão preventiva do clube pelo prazo de dois anos, e multa de R$100 mil reais.

O nome da operação, HANDICAP, é em alusão a um tipo de aposta muito comum em sites de bancas onlines, sendo o modelo preferido por grupos criminosos que atuam manipulando resultados de jogos de futebol.

“A Federação Amazonense de Futebol, diante dos indícios constatados, não pode tolerar e nem se omitir, notadamente por se tratar de uma conduta que vem fulminando a ética do Futebol Brasileiro, e que infelizmente tem se tornado comum no futebol, o qual deve ser sumariamente coibido e punido, em todas as esferas legais (administrativa, desportiva e criminal). É inadmissível que no esporte mais popular do mundo, condutas como a praticada pela EPD Iranduba sejam aceitas, eis que violam a lei, a moralidade e a ética,”relatou Ednailson Rosenha.none
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes