Ir para o conteúdo

Manaus vai ganhar 47 novos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas

A Prefeitura de Manaus está implantando 47,5 novos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na cidade, que irão beneficiar trechos como a avenida Senador Álvaro Maia (Boulevard), zona Centro-Sul, avenida Brasil até a Ponta Negra, zona Oeste, avenida governador José Lindoso (das Torres) e avenida Itaúba, zona Leste.

A implantação de novas ciclovias e ciclofaixas vai auxiliar a mobilidade urbana e é realizada pela empresa SR Empreendimentos e Serviços, vencedora de licitação, com previsão de entrega para setembro. As avenidas Senador Álvaro Maia e Brasil até a Ponta Negra contarão com 24,7 quilômetros, entre ciclovia e ciclofaixa. Já na avenida das Torres, o percurso total é de 15,8 quilômetros de ciclofaixa e ciclovia, considerando o caminho de ida e volta, além de outros quatro quilômetros de faixa recreativa. Enquanto a avenida Itaúba ganhará três quilômetros de ciclofaixa exclusiva para recreação.


No acesso à avenida das Torres, a fase é de preparação do subsolo para a ciclovia, trabalho que acontece, simultaneamente, em três pontos da cidade. As ciclovias se destacam porque funcionam de forma independente do fluxo de trânsito normal, trazendo mais segurança ao ciclista. Para o trabalho de construção das ciclovias, estão inclusos a limpeza e nivelamento do terreno, preparação do subsolo, aplicação de piso em concreto armado, para dar mais firmeza ao solo, pintura e sinalização vertical e horizontal, além da iluminação de LED.

Na fase do desenvolvimento para a construção do projeto, houve reuniões onde a Federação de Ciclismo do Amazonas e grupos de pedal puderam participar. Dentre os participantes está Marcelo Correia, que faz parte do grupo de ciclismo “Alto Giro”, que funciona na zona Norte. Ele participou de todas as reuniões para o desenvolvimento do plano de mobilidade e usa a bicicleta como meio de transporte e para lazer.

Atualmente, a capital do Amazonas conta com, aproximadamente, 38 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em vias públicas, parques e praças. “A gestão do prefeito Arthur vai deixar um grande ponto de partida, que são as ciclovias e ciclofaixas, além de outras obras, para o incentivo ao uso da bicicleta”, disse o subsecretário municipal de esporte e lazer, João Holanda, que agora integra a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes