Ir para o conteúdo

Mais de cinco mil refugiados e migrantes foram atendidos em dois meses de funcionamento do novo Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG) em Manaus. Segundo dados da Polícia Federal de setembro do ano passado, 224 mil venezuelanos estariam no Brasil. Estima-se que mais de 20 mil estejam no Amazonas.

Atualmente, os três serviços mais acessados no PITRIG são relacionados à solicitação de refúgio, solicitação de residência temporária e emissão de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Desde a inauguração do PTRIG, em novembro do ano passado, cerca de 5,7 mil pessoas passaram pelo posto da Polícia Federal no local, que é responsável pelas solicitações de refúgio e residência temporária.

Desse total, segundo o posto, mais de 2 mil pedidos de refúgio foram feitos, além de outros 2,5 mil pedidos de residência temporária. Também foram realizadas mais de 1,2 mil renovações de solicitação e emissão de cerca de 5,3 mil CPFs.

Centro de triagem funciona com o apoio do governo do Japão 

O posto foi inaugurado para atender a comunidade refugiada e migrante, com serviços de documentação, registro, vacinação e encaminhamento para a estratégia de interiorização. A coleta dos dados facilita a resposta local, apoia a adequação de serviços básicos como saúde, educação e abrigamento, e auxilia o mapeamento de fluxos de mobilidade internamente.

O espaço funciona com o apoio do governo do Japão por meio de uma contribuição de US$ 3,4 milhões realizada ano passado, e em parceria com autoridades estaduais e municipais, agências da ONU e organizações não-governamentais.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes