Ir para o conteúdo

Manaus tem 11 candidatos a prefeito; conheça cada um deles e o vice nas chapas

Manaus tem 11 candidatos ao cargo de prefeito nas eleições que acontecem em novembro. Eles disputarão o voto de aproximadamente 1 milhão e 300 mil eleitores. Alguns postulantes são velhos conhecidos do amazonense e outros tentam se consolidar na política. Siga o fio e conheça todos os candidatos e os vices de cada um.

O próximo passo para formalização das candidaturas será o envio do requerimento de registro dos candidatos. O dia 26 de setembro é o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até as 19h, sendo possível a transmissão via internet até as 8h o requerimento. A partir daí o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) julga os requerimentos, podendo o pedido de candidatura ser deferido ou indeferido.

A propaganda eleitoral, inclusive na internet, será permitida a partir do dia 27 de setembro

OS CANDIDATOS

1.     Alberto Neto (Republicanos) é deputado federal pelo Amazonas e tem como vice o empresário Orsine Jr (PMN), que chegou a se lançar candidato, mas acabou desistindo. Aos 38 anos, Alberto Neto disse que a parceria tem tudo para dar certo, pois ambos são “bolsonaristas e de direita”.

Alberto Neto e Orsine
Alberto Neto e Orsine

2.     Amazonino Mendes (Podemos) tem como vice o deputado estadual Wilker Barreto, do mesmo partido. Com 80 anos, Amazonino já foi governador quatro vezes e prefeito por três oportunidades. Para esta eleição se aliou ao senador Eduardo Braga, de quem já foi aliado e inimigo político. Lidera as pesquisas.

Amazonino e Wilker
Amazonino e Wilker

3.     Alfredo Menezes (Patriotas) tem como vice o delegado da Polícia Civil Costa e Silva, da mesma sigla. Depois de ser superintendente da Suframa, o coronel de 56 anos tenta se eleger para um cargo político pela primeira vez e se apoia no discurso de Bolsonaro, de quem é fiel seguidor. Chegou a participar de protestos contra a quarentena.

Menezes e o delegado Costa e Silva
Menezes e o delegado Costa e Silva

4.     Alfredo Nascimento (PL) tem como vice a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB). Alfredo já foi prefeito duas vezes, senador, deputado federal e ministro, mas atualmente está sem mandato. Aos 68 anos se apoia a candidatura em passado popular. Tem o apoio do atual prefeito, Arthur Virgílio Neto.

Alfredo e Conceição
Alfredo e Conceição

5.     Chico Preto (DC) forma chapa puro sangue com o Coronel Augusto Cezar ‘Pitbull’. Chico tem 51 anos, já foi presidente da Câmara Municipal, deputado federal e secretário do governo Eduardo Braga, em 2004. Atualmente exerce mandato de vereador com forte oposição ao prefeito Arthur Virgílio. É mais um fiel seguidor de Bolsonaro.

Chico Preto e o coronel Pitbull
Chico Preto e o coronel Pitbull

6.     David Almeida (Avante) fechou chapa com o atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM), que chegou a se lançar pré-candidato. Se elegeu pela primeira vez em 2006. Teve três mandatos de deputado estadual e foi governador ‘tampão’ do Amazonas em 2017. Aos 51 anos, é o 2º colocado nas pesquisas, mas acredita na vitória.

David Almeida e Marcos Rotta
David Almeida e Marcos Rotta

7.     Gilberto Vasconcelos (PSTU) forma chapa com Maria Auxiliadora Oliveira de Castro. O partido lançou um manifesto para as eleições intitulado ‘Por uma Alternativa Revolucionária, Socialista e Antirracista para Manaus’. Ele tem 53 anos e é professor da rede municipal.

Gilberto e Maria Auxiliadora
Gilberto e Maria Auxiliadora

8.     José Ricardo (PT) disputa o cargo ao lado de Marklize Siqueira (PSOL). Ex-vereador e ex-deputado estadual, foi o deputado federal mais votado do Amazonas em 2018, com 197 mil votos, e tem 56 anos. É crítico ferrenho do governo de Arthur Virgílio e do mandato de Jair Bolsonaro. Ganhou vídeo de apoio de Lula.

Zé Ricardo e Marklize
Zé Ricardo e Marklize

9.     O advogado Marcelo Amil (PCdoB), de 37 anos, tem como vice a professor Dôra Brasil. O partido chegou a ser cobiçado por outros de esquerda para uma grande coligação, mas preferiu lançar candidatura própria. A ex-senadora Vanessa Grazziotin terá um papel central no partido: a de “general de campanha”.

Amil (de azul) e Dôra (ao lado direito)

10.  Ricardo Nicolau (PSD), adminsitrador, e George Lins (PR), médico, acreditam que vão crescer na disputa. A chapa reúne forte adesão de outros partidos, como o PSB e o PDT, siglas que tendem a se aliar mais à esquerda. Aos 44 anos, Nicolau é deputado estadual pelo quinto mandato e diretor do Grupo Samel. “Já dei minha contribuição como deputado”, diz.

Ricardo Nicolau e George Lins

11.  O engenheiro Romero Reis (NOVO), 58, tem como vice o jovem empresário Eduardo Costa. Também é bolsonarista e usa discurso de que não fará campanha milionária para se eleger. Recentemente trocou farpas com o candidato Menezes pela internet pra saber quem teria o apoio de Jair Bolsonaro. Defendeu que a quarentena não fosse adotada.

Romero Reis e Eduardo Costa
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes