Ir para o conteúdo

Manaus alcança a casa das 100 mil doses de vacina aplicadas contra a Covid-19 em grupos prioritários

A Prefeitura de Manaus alcançou a marca das 100 mil doses de vacina aplicadas contra a Covid-19. O feito aconteceu às 12h45 desta quinta-feira, 11/2. São mais de 96 mil pessoas que receberam a primeira dose e outros 3.630 trabalhadores da saúde, os primeiros a serem vacinados, que completaram o ciclo de imunização com as duas doses da vacina CoronaVac. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela operacionalização da campanha, avança na imunização dos grupos prioritários na medida em que o governo federal faz novo envio de doses para as cidades.

Nos dois últimos dias, Manaus vacinou mais de 30 mil pessoas, uma média 15 mil vacinados em sete horas de funcionamento de cada um dos nove pontos, aproximadamente 2,1 mil imunizados por hora.

Quatro remessas de vacinas já foram enviadas a Manaus pelo Ministério da Saúde (MS), totalizando 207.312 doses. Dessas, 133.172 são de CoronaVac/Butantã (equivalentes à primeira e segunda doses) e 74.140 de AstraZeneca/Oxford (equivalente apenas à primeira dose). Para ambas foi considerado o quantitativo do público-alvo estimado pelo MS e a reserva técnica de 5%, obrigatória conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Com esse desempenho, a cidade mantém a posição de uma das cinco capitais de médio e pequeno porte que têm melhor desempenho em campanhas de vacinação do que as maiores metrópoles do país em cobertura vacinal, juntamente com Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Vitória (ES). O levantamento é do Centro de Liderança Pública (CLP), organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

O estudo leva em conta o número de pessoas vacinadas em 2019, o número de doses aplicadas de imunizantes disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) daquele ano, ou seja, dados anteriores à pandemia da Covid-19, nas campanhas anuais, que são disponibilizados pelo DataSUS.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes