Ir para o conteúdo

Pessoas de 60 anos ou mais poderão se vacinar por meio do serviço de drive-thru a partir desta sexta-feira, 27/3. A Prefeitura de Manaus colocará em operação o recurso para agilizar a vacinação de idosos contra a influenza, garantido o distanciamento social orientado como medida para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Para facilitar o acesso à vacina, serão selecionados pontos estratégicos da cidade para ofertar o serviço, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. A campanha de vacinação em Manaus começou nesta terça-feira, 24.

“É uma grande novidade, pois não queremos os idosos nas unidades de saúde, para não aumentar o risco de contágio, além de tornar mais prático o trabalho de vacinação. Os serviços serão oferecidos em cinco grandes shoppings de Manaus, que vão ajudar, e muito, a nossa campanha”, completou Arthur, lembrando que a vacinação casa a casa continua e que, em dois dias, foram mais de 14 mil idosos imunizados.

Drive-thru é um serviço fornecido por uma empresa que permite que os clientes comprem produtos sem sair de seus carros. No caso da campanha, será para vacinar o idoso sem que ele precise sair do carro, enfrentar filas ou aglomerações. Essa estratégia vem sendo utilizada em cidades como São Paulo (SP), Curitiba (PR), Distrito Federal e Rio de Janeiro (RJ).

Operacionalização

Os postos de vacinação no sistema drive-thru serão montados nos estacionamentos dos shoppings (fechados temporariamente como forma de prevenção), razão pela qual não está havendo circulação de pessoas. As equipes farão a vacinação do idoso sem que ele precise sair do veículo. Cada equipe será formada por oito profissionais, entre vacinadores, registradores/triadores, equipe de apoio e um coordenador local.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, enfermeira Marinélia Ferreira, explica que haverá critérios para a vacinação. “Só poderão entrar nos shoppings pessoas dentro de veículos com a finalidade de vacinação, carros ou motocicletas. Será necessário apresentar um documento de identificação com foto e o CPF. Sem isso, não será aplicada a vacina. Só serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais”, ressalta Marinélia.

Pontos de drive-thru para a vacinação:

•    Amazonas Shopping – estacionamento

•    Manauara Shopping – na entrada do shopping, pela avenida Mário Ypiranga Monteiro

•    Shopping Via Norte – estacionamento

•    Shopping Ponta Negra – estacionamento G1

•    Shopping Phelippe Daou - estacionamento.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes