Ir para o conteúdo

Mais de 20 indígenas recebem alta do Hospital de campanha da Prefeitura

Após “abrir as portas” para a comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste, o hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, na zona Norte, concedeu nesta segunda-feira, 25, as primeiras altas médicas a indígenas. Cinco membros da comunidade, com idade entre 31 e 52 anos, puderam retornar aos seus lares. Ao todo, 22 pacientes receberam alta médica na tarde de hoje.

A unidade hospitalar, administrada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o grupo Samel e instituto Transire, atende 18 residentes da comunidade Parque das Tribos, das etnias munduruku, baniwa e witoto. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, já garantiu que o hospital vai prestar o atendimento necessário aos indígenas que contraíram o vírus.

“Não vamos deixar que eles sejam assolados por essa terrível doença. Além do nosso dever para com esses cidadãos, cuidar de suas saúdes representa preservar parte da nossa própria história, afinal é uma herança cultural de dez mil anos e que não pode desaparecer por descaso de quem quer que seja. Por isso, meus agradecimentos a eles, por confiarem no nosso hospital, e aos meus parceiros da Samel e Transire, por anos ajudar a vencer a Covid-19”, ressaltou Arthur.

Para garantir a segurança no retorno à comunidade, os cinco indígenas recuperados foram transportados pelas ambulâncias do grupo Samel, acompanhados do coordenador do hospital de campanha e diretor do grupo, Ricardo Nicolau. A rede de hospitais também concedeu alta médica a outros dois pacientes indígenas, que foram encaminhados para uma unidade privada por precisarem passar por procedimentos cirúrgicos, derivados de outras comorbidades.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes