Ir para o conteúdo

Justiça Federal manda suspender Telegram temporariamente no Brasil

Aplicativo de mensagens não entregou dados à Polícia Federal sobre grupos neonazistas que atuam na plataforma

Ofício sobre a suspensão deve ser encaminhado para as empresas nesta quarta-feira - Foto: Divulgação

A Justiça Federal do Espírito Santo determinou a suspensão do Telegram no país. A decisão foi tomada após o aplicativo de mensagem não entregar dados à Polícia Federal (PF) sobre grupos neonazistas que atuam na plataforma, informou o portal G1.

Segundo o site, a PF recebeu somente parte do material solicitado. Diante disso, as empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e Oi, além de Google e Apple, serão orientadas a retiraram o Telegram do ar.

De acordo com o G1, o ofício sobre a suspensão do aplicativo de mensagem deve ser encaminhado para as empresas na tarde desta quarta-feira (26).

A PF chegou a receber uma parcela dos dados solicitados ao Telegram na última sexta-feira (21). Porém, a corporação quer os dados de integrantes de um grupo com conteúdo neonazista, e o Telegram não forneceu os números de telefone.

Multa
Além da suspensão do aplicativo, a Justiça ampliou a multa aplicada ao Telegram por não entregar os dados de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia de recusa em fornecer os dados, informou o G1.

O pedido de suspensão do Telegram acontece no âmbito das investigações na cidade de Aracruz, no litoral norte capixaba, que apura o ataque a uma escola que deixou quatro mortos. Segundo a PF, o assassino participava de grupos antissemitas no aplicativo de mensagem.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes