Ir para o conteúdo

Justiça autoriza volta de capivara para Autazes

Depois de uma fiscalização de uma equipe técnica de médicos veterinários, foi comprovado que o local não estava preparado para receber a capivara

Agenor Tupinambá terá a guarda da capivara, até o fim do processo - Foto: Reprodução

A deputada Joana Darc (UB) anunciou, durante a madrugada deste domingo (30), a decisão favorável para a liberação da capivara Filó, após o aceno positivo do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, da 9ª Vara Federal Cível da SJAM. Depois de uma fiscalização de uma equipe técnica de médicos veterinários, foi comprovado que o local não estava preparado para receber a capivara. Com isso, Agenor Tupinambá terá a guarda da capivara, até o fim do processo, retornando com o animal para Autazes imediatamente.

De acordo com a parlamentar, a saída de Filó do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Cetas-Ibama) se deu devido a um documento comprovando várias irregularidades no ambiente em que o animal ficaria, e que a capivara mais amada do Brasil sairá pela manhã deste domingo por conta dos hábitos diurnos da espécie.

“Constatou-se que no momento da perícia, a capivara FILÓ encontrava-se em um espaço reduzido, no qual a impossibilita de pequenas corridas, local inapropriado para seu comportamento natural e conforto para descanso, ausência de superfície confortável, vez que no local do recinto o solo é recoberto de cimento, não havendo forragem ou terreno em condição natural", diz uma parte da decisão.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes