Ir para o conteúdo

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está classificando o peixe acari-bodó como um dos mais ricos peixes de água doce. É o que diz a tese de doutorado de Fábio Tonissi Moroni, da Coordenação de Pesquisas em Tecnologia de Alimentos do instituto. Com alto teor de proteína e baixa gordura, os pesquisadores querem que a população insira cada vez o pescado em sua dieta.

“Nutricionalmente falando, o bodó é um peixe completo, com todas as características do cascado nutricional. Ele possui toda uma composição que o deixa no mesmo nível das demais espécies como o tambaqui, por exemplo. É de suma importância que outros pesquisadores também se interessem em buscar mais informações sobre ele”, comenta o especialista em tecnologia do pescado, Rogério de Jesus.

O bodó possui distribuição restrita, é encontrado desde o rio Ucayali, no Peru, até a foz do rio Tapajós, no Pará. É um peixe de água doce da ordem dos Siluriformes (bagres) e família Loricariidae, que agrupa os cascudos e acaris. A reprodução da espécie acontece entre os meses de outubro e maio. O corpo do peixe é revestido por placas e espinhos que servem para defesa contra predadores naturais, como por exemplo, os botos. De hábitos noturnos, os bodós vivem agrupados em casais e na natureza tendem a se unir em blocos.

Em resumo, o bicho é feio, mas é gostoso.

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes