Ir para o conteúdo

Implantação de ciclovias e ciclofaixas avançam em Manaus

A implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, realizadas pela Prefeitura de Manaus, avança com a sinalização e pintura do pavimento da avenida governador José Lindoso, mais conhecida como avenida das Torres. Ao todo, 47,5 novos quilômetros do mobiliário urbano vão beneficiar ciclistas de toda a capital.

Só na avenida das Torres, o percurso total é de 15,8 quilômetros de ciclofaixa e ciclovia, considerando o caminho de ida e volta, além de outros quatro quilômetros de faixa recreativa, que está identificada com a cor vermelha à esquerda da pista. O trabalho é realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

No acesso à avenida Governador José Lindoso, a fase é de preparação do subsolo para a ciclovia que se destaca, porque funciona de forma independente do fluxo de trânsito normal. Para o trabalho de construção das ciclovias, estão inclusos a limpeza e nivelamento do terreno, preparação do subsolo, aplicação de piso em concreto armado, para dar mais firmeza ao solo, pintura e sinalização vertical e horizontal, além da iluminação de LED.

Também receberão as novas ciclovias e ciclofaixas as avenidas Senador Álvaro Maia, zona Centro-Sul, e Brasil, até a Ponta Negra, zona Oeste, que contarão com 24,7 quilômetros. Já a avenida Itaúba, na zona Leste, ganha três quilômetros de ciclofaixa exclusiva para recreação em um novo projeto de faixa liberada, como a do complexo turístico Ponta Negra. Sinalizada, também, na cor vermelha e à esquerda da pista, as novas faixas recreativas ainda terão datas de funcionamento definidas.

As ciclofaixas serão implantadas à direita da via e serão compartilhadas com os demais veículos, separadas por sinalização específica. A implantação desse novo mobiliário urbano vai auxiliar na mobilidade e é realizada pela empresa SR Empreendimentos e Serviços, vencedora de licitação, com previsão de entrega para o mês de setembro.

Atualmente, a capital do Amazonas conta com, aproximadamente, 38 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em vias públicas, parques e praças.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes