Ir para o conteúdo

Santo Antônio leva fiéis à capelinha do 'Pobre Diabo'

A pequena igreja da Cachoeirinha foi erguida depois de uma promessa. Hoje é ponto de peregrinação

Capela foi construída em 1901 

Como acontece todos os anos no dia 13 de junho, a capela do 'Pobre Diabo', no bairro da Cachoerinha, zona Sul de Manaus, abriu suas portas para receber os devotos de Santo Antônio, reverenciado pelos católicos como o 'santo casamenteiro'.

Por volta das 7h da manhã já havia gente chegando para  rezar no altar da capelinha azul e branca construída em 1901 por um português chamado Antônio José da Costa, que se mudou para Manaus, na rua da Instalação, no Centro da cidade.

Reza a lenda que, anos depois, o comerciante adoeceu. Então, sua esposa, também devota de Santo Antônio, fez uma promessa pela cura do marido. Caso o pedido fosse atendido, ela iria construir uma capela para Santo Antônio. Após estar reabilitado, a esposa do comerciante construiu a capela, hoje conhecida como 'Capela do Pobre Diabo'.

Todos os anos, no dia  de Santo Antônio, os devotos vão à capela rezar, acender velas e amarrar pedidos em fitinhas, na imagem do santo. Eles também recebem o pão de Santo Antônio -uma tradição dos festejos - e saem em procissão no final da tade. O cortejo segue pela Rua Borba , pega a Avenida Carvalho Leal ate chegar à igreja de Santa Rita de Cassia.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes