Ir para o conteúdo


Pensando em manter ruas, igarapés e orla da cidade sempre limpas, a Prefeitura de Manaus realiza, diariamente, ações de limpeza em diferentes localidades. Um dos principais pontos é o Igarapé do 40, no bairro Crespo, zona Sul, onde equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizam capinação e jardinagem no entorno da orla, além do recolhimento de resíduos sólidos e retirada de vegetação aquática da superfície da água.

“Embora seja um serviço de rotina das equipes de limpeza, inclusive mantido durante a pandemia, a retirada de lixo dos igarapés e das próprias ruas da cidade poderia ser menor se as pessoas se conscientizassem mais de seu papel de cidadãos, de não só fiscalizar as ações do serviço público, mas de serem também participantes e se sentirem responsáveis pelo zelo da cidade. Além de manter a cidade limpa, esse também é um desejo do prefeito Arthur Virgílio Neto, de que todos nós possamos trabalhar por uma Manaus melhor e mais limpa”, ressaltou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.

A coleta fluvial dos resíduos nos igarapés é realizada com a utilização de balsas, empurradores, escavadeiras hidráulicas e embarcação autopropulsora, tipo carga geral, e botes com motores de popa.  A atividade é executada somente no horário diurno, com um quantitativo de 65 servidores envolvidos.

Mesmo sendo uma das principais ações de limpeza na cidade, essa não é a única em andamento. Os mesmos serviços do igarapé do 40 também são levados a outras 12 localidades, incluindo a área central, na Manaus Moderna. Ao todo, mais de 500 servidores estão envolvidos na ação, todos fazendo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes