Ir para o conteúdo

Governo testou 2.785 pessoas que irão participar do evento na Arena da Amazônia

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, na quarta (22/09) e na quinta-feira (23/09), as testagens para detecção de Covid-19 nas pessoas que vão participar do evento teste na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, nesta sexta (24/09). Foram realizadas 2.785 testagens, sendo 2.445 em pessoas do público e 340 no pessoal de apoio técnico. Do total, foram identificados dois casos positivos de Covid-19 do público.

O teste é uma das exigências para o acesso ao evento, que também inclui como condicionante o status de vacinação. Neste quesito, 200 pessoas tiveram o acesso negado ao evento por falta de vacina.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que as pessoas positivas eram assintomáticas. Elas deverão manter o isolamento domiciliar por dez dias e, caso haja mudança no quadro, procurar o serviço de saúde. Já as pessoas não vacinadas foram orientadas a procurar os postos de vacina para regularizar a situação. “Os protocolos sanitários estão sendo cumpridos em todas etapas que compõem este grande evento”, reforçou.

Tatyana salienta ainda que uma equipe de aproximadamente 100 profissionais da saúde deverá atuar no evento na Arena da Amazônia nesta sexta-feira. “É uma ação integrada entre os profissionais de Vigilância Sanitária do município, quanto profissionais da Secretaria de Saúde e da FVS-RCP fazendo a fiscalização, para garantir que as pessoas estejam cumprindo (os protocolos) e que esse evento seja um sucesso”, salientou.

Quem comprou o ingresso, mas não compareceu para a testagem na Arena, deve apresentar um teste de antígeno com resultado negativo – que pode ser feito também na rede privada de laboratórios – na entrada do evento. A entrada sem o resultado negativo, mesmo com o ingresso comprado, não será permitida.

Após o evento, todos os participantes serão monitorados pelo período de 14 dias.

Evento com público – A iniciativa – que também tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) – será o primeiro evento teste com o público e marcará os primeiros passos para a retomada da cadeia produtiva da cultura, além de servir de base para estudos dos órgãos de controle em saúde sobre a realização de grandes eventos.

Retomada do setor – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, manteve diálogo com a Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (Asseeam) desde o início da pandemia. O evento teste é um importante passo para a retomada da economia da cadeia produtiva da cultura.

Evento – O evento acontecerá no dia 24 de setembro, sexta-feira, a partir das 21h, no Pódium Sul da Arena da Amazônia, com show do cantor Tierry.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes