Ir para o conteúdo

Governo do Estado garante abastecimento de oxigênio para Tabatinga com instalação de miniusinas

O Governo do Estado iniciou a instalação de uma miniusina no município de Tabatinga, distante 1.108 quilômetros de Manaus. O equipamento, doado pelo Hospital Sírio-Libanês, vai reforçar o abastecimento de oxigênio para atendimento dos pacientes diagnosticados com Covid-19 e atenderá 100% da demanda das unidades de saúde.

Após a instalação, a unidade terá capacidade para atender 53 leitos, que correspondem à capacidade instalada no hospital e na maternidade Celina Villacrez Ruiz, que funciona no mesmo local.

Hoje, a necessidade do hospital e maternidade é de 16 metros cúbicos por hora. A miniusina tem capacidade para produzir 26 m³/hora, ou seja, 10 m³/hora mais que o necessário. Em 24 horas, a produção será de 624 m3.

Equipamento vai atender 100% da demanda das unidades de saúde do município

As obras para instalação da miniusina foram realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

De acordo com o secretário executivo de Assistência do Interior (Seai) da SES-AM, Cássio Espírito Santo, o equipamento é importante para diminuir o trabalho logístico devido à escassez de oxigênio que o Amazonas enfrenta. “Temos tido muita dificuldade para abastecer todas as unidades devido à alta demanda para consumo. E a instalação de usinas tem sido nossa principal estratégia”, afirmou.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes