Ir para o conteúdo

Governo autoriza Força Nacional em Brasília no 7 de setembro

A portaria define ainda que a operação terá o apoio logístico do governo do DF, que deverá oferecer, também, a infraestrutura necessária à Força Nacional

O Ministério da Justiça e Segura Pública publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (5) a autorização de emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), em Brasília, em apoio ao governo do Distrito Federal, durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro, o principal evento comemorativo da Semana da Pátria.

De acordo com a portaria, a Força Nacional atuará em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado, da União e do Distrito Federal, no período.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública atende ao pedido da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, do secretário executivo da pasta Ricardo Capelli, encaminhado por ofício na quinta-feira (31).

A portaria define ainda que a operação terá o apoio logístico do governo do DF, que deverá oferecer, também, a infraestrutura necessária à Força Nacional. As atividades estão sob coordenação do Gabinete de Mobilização Institucional, recém criado pelo GDF. LINK 2

A quantidade de agentes da Força Nacional ainda será definida, conforme planejamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Desfile

Este ano, o slogan das festividades é Democracia, soberania e união. O desfile terá quatro eixos temáticos: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde e Vacinação e Defesa da Amazônia.

A Esplanada dos Ministérios já conta com estruturas montadas de palanques e arquibancadas, além de banners decorativos nas fachadas dos prédios públicos.

O início do desfile está previsto para as 9h desta quinta-feira (7), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades.

Expediente

Nesta quarta-feira (6), véspera do feriado, os órgãos da administração pública federal, localizados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terão o expediente encerrado às 17 horas. Apara os agentes públicos que trabalham na modalidade dele teletrabalho, as atividades estão mantidas normalmente. Em nova portaria, o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) revoga portaria anterior que dispensava os funcionários públicos do expediente. Na sexta-feira (8), os servidores federais terão expediente normal.

Já os servidores do Distrito Federal terão ponto facultativo nesta quarta-feira e sexta-feira, como forma de contribuir na melhor organização e segurança do desfile de 7 de setembro, segundo o governo local.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes