Ir para o conteúdo

Gasolina em Manaus é a segunda mais barata entre as capitais brasileiras

Após intensas fiscalizações da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) e demais órgãos de Defesa do Consumidor em postos de combustíveis e revendedores, a pesquisa semanal da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta a gasolina comercializada em Manaus como a segunda mais barata do país, entre as capitais brasileiras, no período de 21 a 27/4. O preço médio comercializado na cidade é de R$ 4,139, perdendo apenas para Macapá (AP), com o valor de R$ 4,050.

A informação foi confirmada pelo coordenador da Ouvidoria Municipal e Procon Manaus, Rodrigo Guedes, a partir da pesquisa de preços, divulgada no site da ANP nesta sexta-feira, 3/5.

Ele avaliou o resultado como fruto da atuação da força-tarefa dos órgãos de defesa do consumidor desde o início do ano, que resultou, inclusive na criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir de vasto material fornecido pelo Procon Manaus.

Sobre a pesquisa

O levantamento da ANP é realizado semanalmente para acompanhar os preços praticados pelas distribuidoras e postos revendedores de combustíveis.

Atualmente, o Levantamento de Preços e de Margens de Comercialização de Combustíveis (LPMCC) abrange gasolina comum, etanol hidratado combustível (álcool etílico hidratado combustível – AEHC), óleo diesel não aditivado, óleo diesel S-10, gás natural veicular (GNV) e gás liquefeito de petróleo (GLP – botijão de 13 quilos), pesquisados em 459 localidades, de acordo com procedimentos estabelecidos pela Portaria ANP nº 202, de 15/8/2000.

As capitais e o Distrito Federal são pesquisados semanalmente e outros 432 municípios passaram a ser pesquisados quinzenalmente, alternando-se a cada semana um determinado grupo de localidades.

A seleção das 459 localidades foi estabelecida a partir de critérios econômicos, em função de variáveis como renda, população, número de postos revendedores e frota de veículos.

A pesquisa de preços, referente à semana de 21 a 27/4, foi divulgada no site da ANP nesta sexta-feira, 3/5, e pode ser acessada pelo link  https://preco.anp.gov.br/include/Resumo_Semanal_Tipologia.asp

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes