Ir para o conteúdo

Garantido divulga roteiro da 1ª noite de festival

O boi vermelho e branco exaltará a identidade, lutas, revoluções e utopias dos povos da Amazônia e com surpresas. Confira

Garantido exaltará a identidade, lutas, revoluções e utopias dos povos da Amazônia

Parintins- A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, por meio da Direção Geral do Espetáculo (DGE), revelou durante  coletiva de imprensa como será desenvolvido o espetáculo “ Amazônia do Povo Vermelho”, que será apresentado nos dias 24, 25 e 26 de junho do 55° Festival Folclórico de Parintins.

O Boi Garantido apresentará um manifesto dos povos da floresta em forma de espetáculo . As identidades, lutas, revoluções e utopias do povo amazônico serão os elementos primordiais para retratar um personagem que é coletivo, o Povo Vermelho da Amazônia, destaca o texto de apresentação.

O  Boi da Baixa do São José , que promete surpresas, adiantou o roteiro de apresentação das três noites., por meio dos membros da DGE, Mencius Melo, Rubens Alves, Adan Rene e Allan Rodrigues.

“A exaltação e defesa da luta de todos que habitam a Amazônia será a essência da apresentação do Garantido. Tudo com muita emoção”, resumiram em conjunto em todas as falas.

Coletiva de apresentação do roteiro

A primeira noite (24) será desenvolvido o subtema 'Povo vermelho como Brasa' abrindo com o ritual indígena “Karô, Karô” apresentando figura típica regional “O Pescador', celebração folclórica com 'Amazônia do Povo Vermelho', e finalizando a apresentação com a lenda amazônica com a performance de 'Quando Honorato lutou com Caninana'. Essa noite promete exaltar a garra e o empoderamento feminino,por meio de todo elenco cênico, coreográfico e musical .

Na segunda noite, o Garantido apresenta 'Lutas, Resistência e Revolução', abordando a representatividade dos povos da Amazônia, como em sua Figura Típica Regional, 'Cabanos da Amazônia. Na celebração folclórica, traz a 'Festa do Povo Negro', seguido da Lenda Amazônica representando 'Xandoré e Ticê' e encerrando com ritual indígena 'O fim do mundo Karajá'.

Para contemplar a terceira e última noite do Festival de Parintins, o boi Garantido abre o espetáculo com o tema 'Utopia Vermelha'. 'O viajante dos rios da Amazônia' será apresentado como Figura Típica Regional, ‘O mamulengo do folclore Parintinense’ como Celebração Folclórica, 'Teperecique, o Senhor das águas' como lenda Amazônica e Ritual Indígena com o 'Ritual Tenharim'.

A coletiva contou com a presença do presidente, Antônio Andrade, a vice, Ida Silva, itens oficiais, a Direção Geral do Espetáculo (DGE).
Antônio Andrade destaca sobre a apresentação 'humana' que o  Garantido mostrará na arena. “Essas três noites significam muito porque é um recomeço. Após dois anos voltamos, por nós mesmos e por aqueles que não conseguiram voltar. Estamos juntos para fazer aquilo que o povo parintinense sabe fazer com muita maestria que é essa belíssima festa”, disse o presidente.

A vice-presidente, Ida Silva analisa que não basta apenas estar a frente de uma administração, mas    é necessário o empoderamento feminino em todas as nuances da sociedade, pois segundo ela, vivemos em uma outra era onde a mulher pode estar onde quiser e,  inclusive, na arena, sendo isso que o boi  mostrará.

Garantido na arena

Para a concepção, desenvolvimento e execução do projeto de arena 2022, o Boi Bumbá Garantido recebeu patrocínio de parceiros públicos e privados. São eles o Governo Federal, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Amazonastur, Coca-Cola Brasil, Bohemia, Bradesco, Porto, Tectoy Transire, Bemol, Bemol Farma, Eneva, Samel e Pixbet. Apoios de Infostore, O Boticário. Emissora Oficial: TV A Crítica. Agência oficial: Maná Produções. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Parintins.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes