Ir para o conteúdo

Garantido apresenta toadas 2023 e mostra diversidade nas formas de apresentar o tema 2023

Itens individuais apresentaram as composições do álbum Garantido Por Toda Vida

Sambódromo ficou lotado - Fotos: Eduardo Cavalcante (Asscom MAG)

O 3º Curral do Garantido, no sambódromo, na noite de sábado (13), superou os anteriores em público e animação da plateia. Foi visível a tomada dos espaços dentro da área destinada aos espectadores na área da ferradura. No auge da festa, por volta das 0h00, não havia espaço vago olhando pelas imagens feitas com drone. Resultado: uma festa de muitos momentos emocionantes.

A programação começou com P.A. Chaves e Márcia Siqueira. Os dois se revezaram nas toadas e quem conhece “Paulo André” sabe que o repertório é sempre pra cima, um passeio pelo acervo gigante de sucessos que levantam o público que, na linguagem do boi-bumbá, chamamos de galera. Assim como Márcia, que também trouxe toadas que lembraram edições inesquecíveis do Festival Folclórico de Parintins, como “O Vaqueiro” (de Ronaldo Barbosa Jr e Rafael Marupiara), composição integrante do tema “Fé”, de 2014, ano em que o Garantido se sagrou bi-campeão do festival.

Homenagem às mães
O dia dedicado às mães, domingo, teve momento especial. Sob a trilha de “Romaria das Águas”, composição de Cyro Cabral (2000), uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins e do festival, foi levada pelo meio do público enquanto as pessoas empunhavam velas acesas.

A imagem faz parte do movimento Romaria das Águas, mesmo nome da toada, e tem como um dos objetivos divulgar o trabalho dos artistas de Parintins que tem uma ligação muito forte com a fé católica. Só pra lembrar, o Festival Folclórico foi criado em 1965 pela Juventude Alegre Católica (JAC).

A cunhã do Garantido

O coordenador do movimento, o artista parintinense Juarez Lima, comemorou aquele momento. “Romaria das águas é levar a manifestação do amor, da arte, pelos artistas. E todos, aqui, receberão uma graça. Muito obrigado a todos aqueles que acreditam nesse fortalecimento da cultura”, disse Juarez Lima.

Lançamento do Álbum
A madrugada de domingo, já Dia das Mães, foi saudada com força total pela Batucada que respondeu à contagem tradicional do “um, dois, três e já”, entoada pela plateia. Sebastião Júnior completou o cenário para, junto de Israel Paulain e de Márcia Siqueira também, mostrarem as toadas que vão sustentar musicalmente as apresentações do Garantido na arena do Bumbódromo, no festival.

Antes do início da apresentação das toadas deste ano, os nomes dos compositores das toadas de 2023 foram lidos para o público. Ao todo, o trabalho envolveu mais de 23 músicos e componentes do Comando Garantido, a torcida oficial do boi, e convidados. As 15 composições foram assinadas por 27 compositores.

Da primeira batida do tambor do batuqueiro em diante, foi um desfile completo. Todos os itens individuais do Garantido estavam presentes. Sebastião Júnior entrou no palco abrindo o repertório com a toada tema, “Garantido Por Toda Vida” (Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy). Com o levantador oficial, o pajé Adriano Paketá entrou para participar da execução da toada, que é um “grito de vozes vermelhas” que pede solidariedade entre as pessoas, exalta a ciência irmanada com os saberes tradicionais dos povos originários e lembra que “nossa esperança é teimosa e guerreira. Tem a força da Amazônia”.

A porta-estandarte, Lívia Christina, chegou dançando no chão, pelo meio do povo. Subiu no palco pela frente e evoluiu sob o som de “Chegada do Boi” (Adriano Aguiar, Nazira Marques, Fernando Silva e Serginho Filho). O amo do boi, João Paulo Faria também saiu da galera. Por sua vez, veio cantando. Fazendo jus ao personagem histórico, “Jotapê” veio cantando uma toada antológica. “Meu boi bonito”, do poeta e compósito parintinense Chico da Silva. Dando margem ao trocadilho, saudou o público no meio do público. “Boa noite, povo presente. Boa noite, gente animada. Eu vim trazer o Garantido com nossas lindas toadas”, versou o amo.

O boizão da massa

“Eu vou chamar o boi campeão da Terra” foi o verso que anunciou a chegada do boi de pano. Levado e comandado pelo tripa Batista Silva, o Garantido entrou pelo meio dos batuqueiros. A presença do boi no palco é sempre um momento à parte. Isso porque o público que tá próximo promove um festival de fotos e carinhos no boi de pano. Para o boi evoluir, outra toada 2023, “Perfume da Cidade” (Cezar Moraes, Camila Monte Verde, Márcio Rezende, Ulisses Rodrigues e Marquinhos Dutam).

Amo do boi, boi de pano, faltava completar o trio que representa o núcleo original do auto-do-boi. “Singela, exuberante, chegou pra fazer uma história muito vitoriosa no Garantido” foram as palavras de Israel que anunciaram a chegada da sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra.

O espetáculo teve, em seguida, um momento acústico. Sebastião Júnior, tocando violão, ao lado do boi Garantido, cantou a própria composição que ele fez em parceria com Enéas Dias. “Até o fim”, uma exaltação do amor pelo boi que começa dizendo “já nasci Garantido por toda vida” e termina exclamando “sou assim até o fim, até onde alcançar a minha voz, não saio daqui”, música do álbum deste ano que está levantando expectativas pela apresentação que deve acontecer no festival com Sabá apenas na voz e violão.

Outro momento marcante foi o dueto de Sebastião com Márcia Siqueira que cantaram “Clamores da Terra” (Ronaldo Barbosa Jr). Essa toada tem destaque para a batida diferente que a Batucada vai executar. Arranjos de flauta, zamponha e cordas, dão peso à composição que se completa com a performance vocal das vozes de Sabá e Márcia. O ritmo é uma espécie de guarânia, uma variação em relação as demais toadas do álbum 2023.

PA chaves e Márcia Siqueira

A batida ritmada de “Garantido Pra Valer” (Cezar Moraes, Márcia Novo, Ulisses Rodrigues, Wanderson Rodrigues e Fernando Silva) fez trilha para a rainha do folclore Edilene Tavares se apresentar no palco. A toada, assinada pelos cinco autores, mistura a batida gostosa do dois pro lado e dois pro outro com solos de guitarra. A composição é pura ode ao Garantido, exaltado como “orgulho brasileiro”, na letra.

Seguindo o script, Isabelle Nogueira, a cunhã-poranga, também veio no chão, chegando pelo meio do povo. O povo abriu caminho para a passagem da bela cunhã. A fantasia com plumas em tons de vermelho não foi empecilho para a cunhã evoluir no meio do público com a ajuda dos dançarinos do Garantido Show. Para a apresentação de Isabelle, a toada 2023 “U a ê a ô, guakapti te chama” (Ronaldo Barbosa Jr) foi a trilha para a performance tribal da cunhã-poranga encarnada.

A noite seguiu com o momento tribal protagonizado pelo pajé Adriano Paketá. Toada 2023 para esta hora do show, “Nominação Kaiapó” (Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy) tem revelado uma enorme inspiração para as performance cênicas. A música é uma homenagem ao líder indígena da etnia kayapó Raoni Metuktire (91 anos), conhecido internacionalmente pela defesa do meio ambiente e dos povos indígenas.

O álbum “Garantido Por Toda Vida” está disponível em todas as principais plataformas de áudio e vídeo, inclusive no canal Boi Garantido, no YouTube. A coleção foi produzida pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e teve direção de Enéas Dias, Paulinho Dú Sagrado e Valdenor Cardoso.

A noite terminou com o levantador oficial da Batucada em Manaus, Leonardo Castelo.

Veja a lista das toadas
1- GARANTIDO POR TODA A VIDA
(ENÉAS DIAS / MARCOS MOURA / JOÃO KENNEDY)
2- INVENCÍVEL
(VANDERLEI ALVINO / JOÃO MIRANDA / ALINE REZK)
3- FESTEJO VERMELHO DE AMOR
(GASPAR MEDEIROS / RONALDO YOSHII / MA MEDEIROS)
4- TUXAUAS DE ABIAYALA
(ENÉAS DIAS / MARCOS MOURA / JOÃO KENNEDY / CLÁUDIA HELEN)
5- TREME TERRA
(GASPAR MEDEIROS / CÍNTIA MESQUITA / DOMINGOS BARBUGIAN)
6- DÉCIMA SEXTA EVOLUÇÃO
(TADEU GARCIA)
7- O FUTURO DIRÁ
(PAULINHO DÚ SAGRADO / CÍNTIA MESQUITA / GABRIEL STONE)
8- NOMINAÇÃO KAIAPÓ
(ENÉAS DIAS / MARCOS MOURA / JOÃO KENNEDY)
9- GARANTIDO PRA VALER
(CEZAR MORAES / MÁRCIA NOVO / ULISSES RODRIGUES / WANDERSON RODRIGUES / FERNANDO SILVA)
10- HUMANA AMAZÔNIA
(PAULINHO DÚ SAGRADO / ADAN RENÊ)
11- ATÉ O FIM
(ENÉAS DIAS)
12- U A E A Ô – GUAKAPI TE CHAMA
(RONALDO BARBOSA JR)
13- PERFUME DA CIDADE
(CEZAR MORAES / CAMILA MONTE VERDE / MÁRCIO REZENDE / ULISSES RODRIGUES / MARQUINHOS DUTAM)
14- CLAMORES DA TERRA
(RONALDO BARBOSA JR)
15- A TURMA DE FÉ
(CESÃO CARVALHO / DJANE SENA / ROBSON ROBERTO / MOISÉS AMAZONAS / ALCIDES AQUINO)

Ficha Técnica
Produção Executiva: Boi Garantido
Produção Musical: Enéas Dias, Valdenor Filho e Paulinho DÚ Sagrado
Logística: Ana Lourdes Miranda e Ronan Negreiros
Suporte Técnico: Ramon Perreché (Parintins Sports) Ivânia Neves e João Kennedy
Repertório: Comissão de Artes

Músicos:
Teclados, Arranjos e Samples: Valdenor Filho (Pelado Jr)
Violões e Cuatro Amazônico: Enéas Dias
Charango: Ronaldo Yoshii
Contrabaixo: Sandro Bass
Surdos: Ivoney Sopa, Marcelo Bilela e Tony David
Caixinhas: Ruanh Andrade e Marcio Dornelles
Repiques: Viviane Azevedo e Lucas Gadú
Atabaque: Marcelo Bilela
Percussão e Efeitos: Knison Ribeiro
Bateria: Ronalto Alves (China)
Backing Vocal: Edilson Santana, Julieta Câmara, Lucianny Perdigão, Ed Cavalcante e Anderson Pimentel

Participações especiais:
Violino (faixa 11): Elena Koynova
Violoncelo (faixa 11): Adriana Velikova
Guitarra (faixas 9 e 12): Zeca Menezes
Saxofone (Faixa 2): Júnior Castro

Vozes:
Sebastião Júnior
Participações: Israel Paulain (Faixa 1, 2, 5 e 15), Edilson Santana (Faixas 10 e 13), Márcia Siqueira (Faixa 1 e 14)
Vozes de Abertura (Faixa 1): Márcia Siqueira, Orlan Bertrand, Mara Souza e Adriano Paketá
Coro Multidão: Comando Garantido e Convidados

Partituras Metais: Júnior Castro
Partitura Cordas: Gabriel Lima
Cifras: Sandro Bass
Arranjos Base: Valdenor Filho, Roneilson Leal, Enéas Dias, Johnny Calderaro, Cezar Moraes e Leonardo Pantoja

Equipe Gravação:
Técnica, Mixagem e Masterização: Cacau Mix e Emerson Trindade
Auxiliar Técnico: Bruno Ramon
Edição de Vozes: Roneilson Leal (Garotinho)
Gravado e Mixado no “Studio Amazonas Brasil” (Manaus) em fevereiro de 2023
Estúdios de apoio: Cacau Mix Studio - Metais (Recife) e MG Music (Parintins)

Onde ouvir
As toadas 2023 estão disponíveis nas principais plataformas digitais de áudio e no canal do Boi Garantido, no YouTube. São essas plataformas:
Spotify : open.spotify.com/album/1oSxaTFvPO0onJ3hB8D4Yf
Deezer : deezer.com/br/album/417891597
Apple Music : music.apple.com/br/album/garantido-por-toda-vida/1677737522
TIDAL : tidal.com/album/282004994
Amazon Music : music.amazon.com.br/albums/B0BYKCZ5NC
YouTube : music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_kGrSWsN01AS9Xpv4e9b94h1rCC_vzM0tY&feature=share

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes