Ir para o conteúdo

FVS-AM não descarta possibilidade de segunda onda de coronavírus

Uma mensagem que tem circulado no aplicativo Whatsapp e em redes sociais sobre uma suposta segunda onda de contágio em massa da covid-19 no Amazonas viralizou nesta quarta-feira, 16/9. A mensagem de áudio de uma suposta profissional da rede estadual de saúde tem causado pânico. O governo do Estado divulgou que ainda não é possível afirmar que o Amazonas vive uma segunda onda da covid-19. A informação é do Portal Toda Hora.

Em mensagem que tem circulando em grupos, uma suposta chefe de enfermagem do Hospital Delphina Aziz, que é a unidade de referência para casos de covid-19, afirma que a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) já considera que um aumento de casos do novo coronavírus é uma segunda onda de contaminação da doença.

A suposta funcionária relata ainda que o planejamento do governo do estado para desativar os leitos de covid-19 no Hospital Delphina Aziz teria sido suspendido, mantendo os leitos para pacientes infectados e ampliando a quantidade, inclusive de UTIs.

Em nota, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) disse que, "no momento, não é possível afirmar que o Amazonas vive uma segunda onda da covid-19".

Segundo a FVS, apesar da substancial queda no número de casos, internações e óbitos no estado até o fim de agosto, o Amazonas ainda permanece com circulação viral da covid-19 na capital e no interior, ou seja, o estado continua em pandemia.

"Os indicadores monitorados pela FVS-AM apontam uma desaceleração na queda da média móvel de casos e um movimento de alta na média móvel de internações pela doença. Porém, no momento não é possível afirmar que o Amazonas vive uma segunda onda de Covid-19. Conforme balanço apresentado aos representantes dos demais poderes, no último dia 11 de setembro, a média móvel de casos caiu apenas 0,2% em Manaus nos últimos 14 dias anteriores", informou a FVS.

Leia mais no Portal Toda Hora

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes