Ir para o conteúdo

Fundação Alfredo da Matta celebra 65 anos com lançamento de Guia Científico e homenagem a servidores

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou evento que marcou o encerramento das comemorações pelos seus 65 anos de história nesta sexta-feira (30/10), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus. A programação contou com o lançamento de publicações como o “Guia Científico”, além de homenagens a servidores.

O evento comemorou a execução de projetos que visam a organização e a modernização da gestão administrativo-financeira, sem perder o compromisso com a saúde da população.

"Estamos partindo para um contexto muito importante, que é atender doenças raras, ampliando o leque de atendimento em Dermatologia Especializada. Implantamos tecnologias de diagnóstico, por exemplo biologia molecular, automatizamos todos os nossos laboratórios. Estamos iniciando um processo fundamental, que é a digitalização de 700 mil prontuários médicos manuais para tornar o prontuário eletrônico uma realidade. Hoje culmina, então, com o coroamento de tudo isso, que é reconhecer todas as autoridades e servidores que nos ajudaram nessa trajetória", pontuou o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, ressaltou a importância da Fundação e do trabalho integrado entre as unidades para fortalecer o sistema de saúde do estado.

"Nós temos aí o programa Saúde Amazonas, no qual a Fuam já se inseriu, incluindo seus projetos. Isso é muito importante porque nós vamos, cada vez mais, trabalhar em rede na saúde, no Amazonas. Todas as ações que foram desenvolvidas no passado estão sendo desenvolvidas no presente, nós estamos fortalecendo para que, nos próximos 65 anos, a Fundação Alfredo da Matta seja, ainda mais, referência mundial nas suas especialidades e nos ajude a formar uma das melhores redes de saúde do Brasil, que seremos no futuro", destacou Campêlo.

A Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é um centro de referência estadual, nacional e internacional nas áreas de Hanseníase, dermatologia tropical e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). 

Publicações

Durante a solenidade comemorativa foi lançado o “Guia Científico”, contendo toda a produção científica da Fuam, desde 1982 até 2020. O material será disponibilizado no site da Fundação, www.fuam.am.gov.br.

Também houve o lançamento do Informe Institucional, que mostra as ações desenvolvidas pela instituição, incluindo dados epidemiológicos das doenças tratadas na fundação; e ainda, dos chamados “Álbum sobre Hanseníase” e “Álbum sobre doenças dermatológicas”, publicações que vão ficar à disposição da assistência para orientar pacientes; além da Cartilha do Usuário, importante instrumento que passará a ser entregue aos pacientes, informando sobre os serviços ofertados pela Fuam.

A cerimônia contou, ainda, com o lançamento de um vídeo institucional. A programação comemorativa encerra na noite desta sexta-feira (30/10), com apresentação do Corpo Artístico da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e um espetáculo da Orquestra de Violões. As apresentações serão no Teatro Amazonas, especialmente para servidores e convidados, mantendo todos os protocolos de segurança.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes