Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Francisco volta os olhos para a Amazônia e seu povo

A preocupação com a Amazônia e os povos da floresta está sempre presentes nas orações do Papa Francisco. O sumo pontífice pediu nesta terça-feira (2), em suas contas no Twitter, orações pela Amazônia, região "duramente provada pela pandemia" do coronavírus Sars-CoV-2. A mensagem chega dois dias depois de o líder católico ter alertado, no último domingo (31), sobre a situação dos povos amazônicos.

— Invoquemos o Espírito Santo para que dê luz e força à Igreja e à sociedade na Amazônia, duramente provada pela pandemia. Rezo pelos mais pobres daquela querida região e de todo o mundo e faço o apelo para que não falte a ninguém os cuidados de saúde –, disse o Papa no Twitter.

Bandeira sagrada

A proteção da Floresta Amazônica é uma das bandeiras do pontificado de Francisco e foi tema de um Sínodo dos Bispos em outubro do ano passado. No encontro, a Igreja também discutiu novas formas de evangelizar indígenas.

Ranking bizarro

A preocupação de Francisco tem razão de ser. Os quatro estados com maior incidência do novo coronavírus no Brasil ficam na Amazônia: Amapá (11.694 casos para cada 1 milhão de habitantes), Amazonas (10.079/1 milhão de hab.), Acre (7.173/1 milhão de hab.) e Roraima (6.095/1 milhão de hab.).

Sendo que  Amazonas e Amapá já têm mais contágios em relação ao tamanho da população do que todas as regiões da Itália, que chegou a ser o país mais atingido pela pandemia. (ANSA)

Nervosinho e mal-educado

Aconteceu ontem em um pequeno supermercado, “Adão & Eva”, no bairro do Coroado. Um cliente se aproximou com seu carinho e compras e a moça do caixa sugeriu:

— O senhor poderia colocar sua máscara, por favor?

Foi o suficiente para o brutamontes ter um ataque de histeria:

— O quê? Como se atreve, você está me constrangendo. O gerente, quero falar com o gerente!

Bolsominion

A atitude do cidadão ( se é que podemos chamar assim) foi reprovada pela maioria das pessoas que estava na fila.

—Esse aí, com certeza, é eleitor do Bolsonaro! –, deduziu uma estudantes que estava observando tudo.

Saúde financeira

Manaus tem que caber no que arrecadar, seja qual for a queda na arrecadação. A determinação é do prefeito Arthur Virgílio que, a caminho da reta final de seu mandato, quer entregar uma prefeitura com “saúde financeira”.

— Estamos fazendo o possível para economizar e não perder o controle –, garante o tucano.

Prefeito em reunião com secretariado 

Tem dinheiro...

Virgílio  anunciou a antecipação da primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais de áreas não essenciais para o dia 15/6.

— Graças ao bom trabalho de ajuste fiscal, mesmo com a crise que surgiu, temos dinheiro em caixa para pagar pessoal, garantindo seus benefícios sem nenhum atraso, pelo contrário, até antecipando.

Heróis da Covid

Cinco categorias que atuam diretamente no enfrentamento ao novo coronavírus na capital já receberam o pagamento do décimo no mês de maio, além de idosos e pensionistas que foram pagos ainda em março.

Trabalhou recebeu

As demais categorias recebem a primeira parcela do 13° agora dia 15 de junho e o salário do final do mês permanece na mesma data.

— Sinto-me muito honrado em poder pagar em dia quem trabalha de forma correta durante todo o mês –, disse o prefeito.

Perguntar não ofende

Por que pode haver manifestação em defesa do presidente Jair Bolsonaro e não poder haver manifestação em defesa da democracia?

Em Manaus, no primeiro anúncio  de uma mobilização pró-democracia em frente ao Posto 700, na Avenida Djalma Batista, neste terça-feira, 2/06, começaram a pipocar ameaças pelas redes sociais.

Filhote da ditadura

Em um post, um militar ameaçou que estava com "as balas de borrachas preparadas" para o ato, deixando nas entrelinhas uma mensagem de abuso de poder, com a possibilidade de ataque a quem participar do movimento. A ameaça caiu como uma bomba e virou polêmica nas redes sociais.

Olho nas provocações

Para evitar confrontos ou abuso de autoridade durante o protesto, um grupo de advogados de Manaus decidiu acompanhar o ato, com o objetivo de salvaguardar a segurança de quem for às ruas.

Chame o MP

No documento enviado à Procuradora Geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, o grupo pede a participação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para que sejam tomadas as medidas cabíveis no sentido de assegurar o controle externo da atividade policial, evitando ilegalidades e abuso de poder ou autoridade.

De acordo com o advogado Marcelo Amil, a decisão de participar da manifestação é garantir ao cidadão o direito constitucional de manifesta-se.

Boa ideia

O deputado Ricardo Nicolau Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes – criado para o combate à Covid-19 –, em um hospital para cirurgias eletivas.

Gargalo na saúde

Nicolau,  que é diretor do Grupo Samel e coordenador do “Gilberto Novaes” quer dar continuidade ao projeto - fruto da parceria público-privada - após a pandemia do novo coronavírus.

Nicolau quer continuar com hospital de campanha 

— Eu defendo que a gente possa fazer deste hospital uma unidade para cirurgias eletivas. Infelizmente, isso é um grande gargalo no Estado do Amazonas.

Salvar vidas

Nicolau cita como exemplo  que pacientes morrem porque não conseguem fazer a retirada de uma vesícula, por exemplo, que é um procedimento simples.

— Então, vários procedimentos podem ser feitos aqui –, comentou.

Eles não!

Lula recusou convites para participar de debates e eventos com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer. Foi o que publicou Mônica Bergamo.

O petista tem dito a interlocutores que não considera nenhum dos dois democratas. Afinal, eles apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff.

Quero distancia

Na segunda (1º), Lula foi explícito em relação a FHC ao dizer que não assinaria manifestos contra Jair Bolsonaro “com determinadas pessoas”.

Na visão do ex-presidente e do PT, Fernando Henrique foi ativo nas articulações pelo impeachment.

Ex-presidente afirmou que FHC e Temer não são democratas

Tucano omisso

FHC também apoiou pautas anti-sociais de Temer e nunca se contrapôs à máquina de fake news bolsonaristas ou ao que definem como perseguições judiciais a Lula.

Político preso

As pessoas que convivem com Lula relatam que uma das mágoas do petista em relação a FHC foi o fato de ele nunca ter saído em defesa do petista na época em que ele foi condenado à prisão. O tucano várias vezes disse que Lula era um político preso, e não um preso político.

ÚLTIMA HORA

Após ser criticado por não se manifestar, o jogador Neymar se posicionou no Instagram sobre o movimento antirracista que está ganhando força nas redes sociais. O jogador aderiu ao movimento e publicou “Black Lives Matter”, que em inglês significa “Vidas Negras Importam”, nesta terça-feira (2).

Neymar aderiu ao movimento “Blackout Tuesday”, que está motivando os internautas a postar uma foto preta com a hashtag como legenda, para mostrar o seu apoio à causa do movimento antirracista e aos protestos que eclodiram nos Estados Unidos após o assassinato de George Floyd.

ORGULHO

A prefeitura de Manaus já decidiu: algumas de suas secretarias vão trabalhar em home office até o final do ano, mesmo quando acabar o decreto nº 4.836/2020, que estende o teletrabalho dos serviços municipais até o dia 30 de junho. "Com isso poderemos reduzir em até 30% os gastos com as contas públicas, como energia, água, telefone e aluguéis", garantiu o prefeito Arthur Virgílio.

VERGONHA

O deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), 26, informou seu endereço de e-mail da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (1°), no Twitter, e pediu a seus seguidores que enviassem o nome completo de antifascistas que eles conhecem. Em resposta, internautas criaram uma campanha para bombardear o email do parlamentar com fotos nuas do pentacampeão mundial Vampeta.

Nesta terça-feira (2), ele afirmou que já havia recebido ao menos mil perfis com dados e fotos, e que as mandaria para a embaixada dos EUA. "Não vão poder visitar a Disney. Para atrapalhar nas denúncias, mandaram fotos do Vampeta nu. Não faz meu tipo, sou palmiteiro", disse.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes