Ir para o conteúdo

Forças de segurança apreendem 350 quilos de drogas em Novo Airão

Material foi encontrado durante patrulhamento, enterrado em área de mata

As forças de segurança do Amazonas apreenderam, na manhã deste domingo (09/10), cerca de 350 quilos de drogas na zona rural de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). O trabalho é resultado da Operação Hórus, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em parceria com o Governo Federal.

Os entorpecentes apreendidos são maconha do tipo skunk e foram localizados após patrulhamento realizado pela Companhia de Operações Especiais (COE). A droga estava enterrada em uma área de mata e achada pelos agentes após rastreamento na região, conhecida por ser uma ilha.

De acordo com o comandante da COE, Ladislau Neto, a droga é oriunda da Colômbia, que utilizaria o rio Negro como rota fluvial para transportar os entorpecentes. Ele afirma que ninguém foi preso até o momento, mas as investigações continuarão para identificar suspeitos.

“A tropa fica permanentemente fazendo patrulhamento fluvial tanto no rio Negro como no Solimões. No dia 4 de outubro, apreendemos uma tonelada em apoio da Polícia Federal. Isso foi no Solimões, e como o rio Negro é uma rota, temos equipe levantando tanto na parte de inteligência como no patrulhamento”, explicou Neto, reforçando os trabalhos contra o narcotráfico executados pela Base Arpão.

“Essa droga veio da Colômbia e eles utilizam os rios, praticamente os 'furam', para desviar da Base Arpão. É um projeto do governo estadual fazer outra Base Arpão no rio Negro, que vai ser muito importante esse patrulhamento, essa fiscalização. Acredito que por isso essas apreensões vêm aumentando significativamente”, avaliou o comandante.

Os entorpecentes apreendidos em Novo Airão serão encaminhados para a Polícia Federal.

Operação Hórus

A ação faz parte da Operação Hórus, coordenada pela SSP-AM em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia).

A ação conta com o efetivo de todo o sistema de Segurança Pública e atua nas divisas, fronteiras e rodovias estaduais, além de atuar diretamente na Base Arpão, situada no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), e também na cidade de Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital), localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, reprimindo a rota do tráfico.

Denúncias podem ser realizadas pelo número 181. Não há registro do telefone do denunciante. Outra forma de repassar informações é por meio do site www.ssp.am.gov.br.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes