Ir para o conteúdo

Fidelis Baniwa quer ser o primeiro prefeito indígena de Santa Isabel do Rio Negro

A plataforma Esse é o Nosso Norte tem servido de suporte para qualificar as lideranças em seus territórios, incentivar, apoiar, identificar agentes que queiram concorrer a cargo de decisão política focando em ações populares. Fidelis Baniwa pré-candidato a prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro, pelo  Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), lança nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 19h horário Manaus, 20h horário Brasília, seu financiamento coletivo para o pleito 2020, com mediação de Dani Peinado e convidadas e convidados. A transmissão acontecerá via Facebook do 'Esse é Nosso Norte' <facebook.com/esseeonossonorte>.

A região do Alto Rio Negro, no Amazonas, possui uma população majoritária indígena, porém essa representatividade não se reflete nos espaços de tomada de decisão. Nesse sentido, a pré-candidatura de Fidelis Baniwa busca construir aberturas para se refletir uma cidade a partir de uma perspectiva indígena, negra, feminina, feminista, LGBTQI, mobilidade, acesso aos direitos básicos, juntamente com pessoas que representam estas pautas.

"Eleger um prefeito indígena será um marco histórico para Santa Isabel do Rio Negro. Até agora, desde que se tornou a escolha livre para eleger os prefeitos da cidade com a Constituição Federal de 88, a população nunca elegeu um prefeito indígena. Eu nasci no igarapé do Mabaha, remava de canoa até a sede do município. Eleger alguém com essa vivência e um diálogo amplo com a comunidade ajudará a visualizar soluções para melhor atender as pessoas do município. 90% da população é indígena, 23 etnias transitam no município. Ter um prefeito indígena representa o interesse comum desses povos, em especial, para solucionar questões de saúde, educação diferenciada e setor agrícola", afirma Fidelis Baniwa, pré-candidato à prefeitura pelo PSOL.

Financiamento Colaborativo

A pré-candidatura de Fidelis Baniwa ao Executivo de São Isabel do Rio Negro (AM), busca fortalecer lideranças nos espaços de tomada de decisão após 520 de genocídio e exclusão desses povos. Assim, esta atuação conta com diversas causas sociais, econômicas, políticas e ambientais. Também dialoga com iniciativas que busquem soluções para eixos temáticos como: direitos indígenas, territórios, cultura, meio ambiente, saúde, educação, questões raciais, questões de gênero e antiproibicionismo.

Você a contribuir financeiramente a partir de R$10 com uma campanha feita por muitas mãos para eleger o primeiro prefeito indígena de Santa Isabel do Rio Negro (AM). Acesse https://www.queroapoiar.com.br/fidelisbaniwa

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes