Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Fevereiro não tem Carnaval, mas tem Lula candidato

Agora é pra valer.

O PT se prepara para lançar a candidatura de Lula a presidente no próximo mês. É claro que boa parte dos petistas insista para que Lula fosse fechado oficialmente candidato à presidência logo após o Carnaval. O próprio Lula queria assim, mas o PT decidiu antecipar a data.  E por um forte motivo:

o aniversário do partido que  vai completar 42 anos no próximo mês e a sigla quer fazer uma festa de comemoração nos dias 10 e 12 de fevereiro, em Belo Horizonte. Uma das datas, portanto, seria escolhida para fazer o anúncio oficial da candidatura de Lula, conforme publicou o colunista do Jornal O Globo, Lauro Jardim. A ideia do partido é inflar o evento e aproveitar que muitos líderes internacionais progressistas estarão presentes.

Força latina

É bem provável que aos menos dois líderes da América Latina, o presidente da Argentina, Alberto Fernández e o do Chile, Gabriel Boric, venham participar da festança de Lula.

Com Dilma

Enquanto isso, o ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva prepara para ter  um encontro com sua companheira de partido  a ex-presidente Dilma Rousseff.

X

Ambos marcaram um encontro para o final  de janeiro, em São Bernardo, para tratar sobre as eleições em 2022.

Lula e o Carnaval

Marcelo no PSD

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (AM), deverá se filiar ao PSD, partido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG) e do senador do Amazonas, Omar Aziz.

X

A confirmação deve ocorrer em fevereiro. O PSD é também a sigla do senador Omar Aziz (AM), que presidiu a CPI da Covid, de quem Ramos é próximo.

Que venha!

O líder do PSD na Câmara, Antônio Brito (BA), gostou de saber que Ramos está com um pé no partido.

— Ele é um grande quadro do Congresso. Se vier, vamos recebê-lo de braços abertos –, festejou.

É proibido aglomerar

O governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (07/01), decreto que suspende a realização de eventos de qualquer natureza com venda de ingressos em todos os municípios do estado do Amazonas, independentemente da quantidade de público.

Carnaval prejudicado

Tempo indeterminado

A medida começa a valer neste sábado (08/01) e foi tomada após recomendação do Comitê de Crise da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em reunião extraordinária nesta sexta-feira.

A medida de prevenção à disseminação da Covid-19 vale por tempo indeterminado.

Limite

Portanto, eventos sociais de caráter privado, sem a venda de ingressos, como casamentos, aniversários, formaturas, podem ocorrer, mas limitados a 50% da capacidade do local e ao máximo de 200 pessoas.

Máscara sempre

Os locais também devem seguir os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal.

— Nossa decisões estão sempre pautadas nos nossos indicadores.  E eles mostram que devemos recuar em algumas medidas – avaliou o  governador.

Pará dividido?

Os paraenses não estão gostando  “nadica de nada” dessa história de divisão de seu estado.

É que o senador do Amazonas, Plínio Valério (PSDB) elaborou e apresentou um Projeto de Lei (PL)  sugerindo que o Pará seja dividido, criando uma nova unidade federativa, o Tapajós.

Divisão do Pará é boa pra quem?

Palavra final

Se o PL passar no Congresso Nacional, ele será submetido à análise por parte dos paraenses, que darão a palavra final.

Plebiscito

Os pareceres serão dados através de um novo plebiscito, seguindo o modelo colocado em prática em 2011, mas que na época foi reprovado.

Dois estados

Na ocasião a proposta era um pouco diferente, a divisão do Pará previa a criação não apenas de um, mas sim, dois estados: o  Tapajós e o Carajás.

Só o Tapajós

No entanto, a proposta atual em trâmite decidiu focar em apenas um deles, o Tapajós, cuja capacidade poderá abrigar 43,15% do atual território.

Faz escuro

O deputado Sidney Leite (PSD-AM) lamenta a precariedade dos serviços de geração e distribuição de energia elétrica na região amazônica e, especialmente, no estado do Amazonas.

1 milhão no prejuízo

Segundo  o deputado, mais de um milhão de amazônidas são prejudicados com a falta do insumo fundamental para o desenvolvimento econômico e para garantir uma melhor qualidade de vida.

Apagão

O deputado afirmou que tem denunciado reiteradas vezes à Aneel no sentido de tomar providências, porque é inaceitável que nos dias de hoje a população enfrente a falta de energia constantemente.

— É lamentável que os municípios continuem enfrentado apagão. É lamentável que nos dias de hoje isto ainda esteja ocorrendo no estado do Amazonas –, cutucou Leite.

ÚLTIMA HORA

A baixaria de Carla Zambelli, que aplica mais um golpe repugnante contra Lula

Carla Zambelli pagando mais um mico

A revista Veja tratou “repugnante”, para dizer o mínimo, o tuíte da deputada Carla Zambelli, publicado nesta terça-feira, 26, no qual coloca o presidente Jair Bolsonaro ao lado de Deus (Jesus) e o ex-presidente Lula ao lado de lúcifer.

Segundo a parlamentar, “a luta do bem contra o mal nunca ficou tão evidente” e propõe… “escolha o seu lado”. De acordo com o jornalista Matheus Leão, que assina a coluna, “o que Zambelli está tentando é, usando de um golpe baixo, fidelizar os seguidores de igrejas religiosas cujos pastores têm dado apoio ao presidente brasileiro. Esse tipo de invocação de Deus tem que tem que ter punição também pelas leis do país”.

X

Na avaliação de Leão, “o PT deveria processar a deputada. Essa manipulação será feita durante toda a eleição do ano que vem. Afinal, o Brasil é um estado laico e esse é um uso do sentimento religioso de forma abusiva”.

ORGULHO

70% do que recebeu pelo primeiro filme Matrix foram utilizados para financiar pesquisas 

Keanu Reeves doou boa parte do salário que recebeu em ‘Matrix’ para a ciência e para as pesquisas no combate ao câncer. O ator revelou somente agora que 70% do que recebeu pelo primeiro filme Matrix foram utilizados para financiar pesquisas sobre leucemia – depois que a irmã mais nova de Keanu lutou contra a doença. Hoje ela está com 55 anos.  Reeves que atualmente tem 57 anos recebeu cerca de 35 milhões de dólares, no total, pelo primeiro filme da franquia em 1999. Keanu se tornou o principal cuidador de Kim durante esse tempo e ajudou em sua recuperação depois que ela passou uma década lutando contra a doença, antes de entrar em remissão.

VERGONHA

Bonner e Renata

Wilian Bonner e Renata Vasconcellos leram no Jornal Nacional um editorial detonando o negacionismo infanticida de Jair Bolsonaro. No último parágrafo, eles disseram que o sociopata tem de ser responsabilizado pelos danos causados por sua conduta criminosa. O governo Bolsonaro retardou a decisão sobre as vacinas para crianças desde o dia 16 de dezembro até a data limite imposta pelo Supremo Tribunal Federal. Convocou uma consulta pública estapafúrdia porque remédios não podem ser aprovados pelo público leigo, e sim por cientistas. “As declarações do presidente Jair Bolsonaro contrastam com o aquilo que prevê o artigo 196 da Constituição que ele jurou respeitar: a saúde é direito de todos os cidadãos e dever do Estado”, diz o editorial.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes