Ir para o conteúdo

Festival Até o Tucupi 2020 acontece a partir desta quinta (17)

Os shows online serão transmitidos do Estúdio Supersônico, no canal do Coletivo Difusão, no YouTube. A programação é composta em maioria por mulheres, tanto nos shows quanto nas formações.

A edição 2020 do Festival Até o Tucupi vem acompanhada de formatos e presenças históricas para a música e o ativismo cultural na capital amazonense. Neste ano que foi crucialmente político, determinante e insurgente para a Amazônia o palco se torna online, o acesso continua gratuito e as oportunidades de formação na área cultural continuam sendo estratégicas para o desenvolvimento da cadeia artística na cidade.

A programação é composta em maioria por mulheres, tanto nos shows quanto nas formações



Quinta-feira - Dia 17

A programação de formação inicia nesta quinta-feira (17) às 18h com o painel 'Música Pronta: Antes de lançar, o que faz?' ministrado por Kely Guimarães. Confira a seguir um histórico profissional da facilitadora:
- Painel ‘Música pronta: antes de lançar o que faz?’: Kely Guimarães

A manauara Kely Guimarães é compositora, artista musical, músico-educadora de formação, multi  instrumentista e pesquisadora de música popular. Tem 11 anos de carreira com diversos trabalhos autorais lançados. Constam ainda cinco videoclipes disponíveis no Canal da artista no You Tube. O conteúdo de sua obra  trata de assuntos sociais, afetivos e ambientais de forma poética e visceral, sua musicalidade é o  resultado de referências musicais do Rock, MPB e da música eletrônica.

A programação continua desta vez é recomendada não somente para artistas da área musical mas de toda cadeia criativa ou empreendedora que busca aproximação de seus trabalhos com a mídia local. A comunicadora Mariah Brandt será facilitadora numa oficina focada em estratégias específicas para o período de pandemia que enfrentamos. Confira seu histórico:

- Oficina ‘Assessoria de imprensa em tempos de pandemia e quarentena’: Mariah Brandt

Mariah iniciou a carreira no rádio, atuou como produtora e apresentadora num programa semanal feito coletivamente entre estudantes da Ufam, o Unilivre. No mercado de trabalho, foi repórter do Portal A Crítica, em seguida na editoria de cultura do Jornal A Crítica. Esteve na equipe de concepção da Feira do Paço, realizada pelo Instituto Amazônia, uma das grandes manifestações do setor da Economia Criativa recente. É produtora no Amazon Sat de dois programas voltados para inovação, tecnologia e empreendedorismo, além de produzir conteúdo multimídia sobre a música amazonense para o Portal Amazônia.

Sexta-feira - Dia 18

No segundo dia de formação a programação é oferecida por profissionais da música que atuam em diferentes frentes e cenários. Karen Francis, consagrada cantora e compositora da cidade Manaus e Douglas da Nóbrega, que agrega com sua experiência no Sudeste do país.

- Painel ‘Monte sua live no Instagram’: Karen Francis

Karen Francis, 20 anos, é artista natural do município de Maués (AM), mas cresceu em Manaus, cidade capital do Amazonas. A cantora, compositora e instrumentista se relaciona com a música desde sua infância e parte de seu processo de musicalização foi influenciado pela musicalidade africana de sua mãe, que é natural de Moçambique, país que também fala a língua portuguesa e também por seu pai, que já foi músico e cantor em grupos de pagode. Karen aprendeu a tocar violão aos 09 anos de idade, mas foi aos 11, quando se mudou para Nova Olinda do Norte, município do interior do Amazonas, que começou a se apresentar em igrejas, escolas e eventos da cidade. E aos 13 anos começou a compor suas primeiras músicas. Em 2017, voltou para Manaus com sua família, ingressando na Universidade Federal do Amazonas, onde cursa Licenciatura Plena em Música. Em 2018, a artista lançou o EP intitulado “Acontecer” que foi produzido na cidade de Blumenau/SC. O trabalho totalmente autoral que vai do MPB ao POP foi gravado em uma semana e é composto por cinco faixas que falam sobre dramas amorosos, desejo de libertar a si e liberar o outro. Atualmente Karen se encontra no processo de composição e pré-produção de seu novo trabalho, um álbum com dez músicas que mescla os estilos Afrobeat, R&B e Rap.

- Oficina ‘Impulsionando sua música nas redes sociais’: Douglas da Nóbrega

Douglas Fortes da Nóbrega - Publicitário, produtor, documentarista e educador. Morador do bairro Grajaú na periferia de São Paulo, Douglas da Nóbrega é formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Há 12 anos trabalha com comunicação em agências de publicidade e músicos brasileiros, passando por empresas como Mutato e F/Nazca, elaborou projetos com foco cultural como Skol Music e Skol Soundspot. Em sua carreira colaborou com marcas como Skol, Vivo, Trident, Youtube, Sony, J&J, Coca-Cola, Netflix, Bradesco e Senac e trabalhou com artistas como Heavy Baile, DigitalDubs, Jota 3, Vandal, Cintia Savoli e recentemente juntamente com outras pessoas cuidou da comunicação do lançamento dos singles "Sol de Setembro" e "Luas para tantas faces" da cantora Elisa Maia.

O Festival Até o Tucupi 2020 tem realização do Coletivo Difusão e foi contemplado pelo Edital Concurso-Prêmio Manaus De Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes