Ir para o conteúdo

Festa do Cupuaçu supera expectativas e empreendedores comemoram faturamento

Meios de hospedagem lotados, bares e restaurantes com estoque de bebidas e alimentos esvaziados, grande volume de vendas e negócios fechados na agroindústria e economia criativa

A 31ª Festa do Cupuaçu e a XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa entraram para a história do município de Presidente Figueiredo. Além do recorde de público, o evento gerou o maior faturamento para empreendedores locais.

Para o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas do município, Antonio Teixeira Pacheco, proprietário da Pousada da Jiboia, a “rede hoteleira foi 100% ocupada”.

A projeção inicial de pouco mais de R$ 500 mil, praticamente duplicou, incluindo as dezenas de imóveis, entre sítios, apartamentos e casas alugadas para os três dias do evento, além das áreas de camping.

“Foi 100% pra todo mundo. A organização foi impecável, a segurança sem falhas – foi a primeira festa que não teve nenhuma ocorrência grave. Foi tudo perfeito. A prefeita Patrícia Lopes e sua equipe estão de parabéns”, afirma Antonio Pacheco.

A avaliação do empresariado da rede hoteleira é compartilhada pelos donos de restaurantes, boxes e barracas localizados no Parque Urubuí. A maioria, chegou a faturar até seis vezes mais durante os três dias da Festa do Cupuaçu.

“Há muito tempo não acontecia uma festa como essa por aqui. Zerou tudo: carne, calabresa, tambaqui, galinha, tira gosto. Só de cerveja vendemos mais de 70 caixas, fora os outros tipos”, conta Eletícia Fátima França, proprietária do restaurante Toca do Galo, que funciona a mais de 20 anos no Parque Urubuí.

O empresário José Pereira da Silva, o 'Paulista, dono da Churrascaria Paulistana, conta que além de ter recebido uma clientela de três a quatro vezes maior no restaurante, também faturou alto na barraca que montou na praça de alimentação montada entre a Praça da Vitória e a Praça da Cultura, palcos dos shows musicais e outras atrações da Festa do Cupuaçu e da Feira da Agroindústria. “Foi muito bom. Quem tinha pra vender, vendeu”, comemora.

Quem também revelou ter ficado encantando com o resultado do evento foi Raimundo Peixoto Rodrigues, dono da Barraca da Carol. Ele garante que, em 20 anos trabalhando no Parque Urubuí, a 31ª Festa do Cupuaçu foi a melhor de todos os tempos.

Trabalho temporário
Na maioria dos empreendimentos, foram contratados trabalhadores temporários para dar conta da demanda durante a Festa do Cupuaçu 2023. Em média, cada negócio contratou duas pessoas, sem contar, pessoas das famílias que foram convocadas para ajudar no trabalho, durante os três dias de evento.

No segmento de hospedagem, em média, hotéis, pousadas e hostess, contrataram até cinco trabalhadores temporários durante a semana da festa do Cupuaçu.

XXV Feira da Agroindústria

Na agricultura familiar, o volume de negócios fechados ultrapassou R$ 1,3 milhão. Além das vendas de máquinas, implementos e outros produtos agrícolas, como calcário, foram comercializados doces, balas, licores, entre outros produtos artesanais alimentícios feitos a base de cupuaçu e pitaya.

As vendas de alimentação e bebidas, no centro gastronômico, empreendimentos da Praça da Cultura, ambulantes e barraqueiros, geraram um faturamento superior a meio milhão de reais.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes