Ir para o conteúdo
Enem 2019ResultadoprovasINEPNotas

Faltam 10 dias para os resultados das provas do Enem 2019

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem iniciar a contagem regressiva para conferir os resultados, que serão divulgados em 17 de janeiro. A nota individual poderá ser acessada pela Página do Participante no portal do Inep e no aplicativo do Enem, após realizar login com CPF e senha.

Após a divulgação das notas, os participantes irão pleitear as vagas nas instituições de educação superior para cursos EaD ou presenciais, em todo o território nacional.Existe diferença entre diploma de curso online ou presencial?As principais formas de usar a nota do Enem 2019 para ingressar em uma faculdade são:

Sisu – Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o estudante que participou do Enem de 2019 e obteve nota na redação diferente de zero. O sistema do Ministério da Educação reúne instituições públicas do ensino superior do país.

ProUni – A bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) é um benefício concedido na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino privadas e refere-se à totalidade das semestralidades ou anuidades escolares.

Fies – O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Ingresso direto – Para realizar o ingresso direto em uma faculdade particular, o estudante não precisa realizar provas nem pagar taxas, apenas se inscrever (no site ou diretamente na faculdade) e aguardar o resultado da seleção. Para participar, é necessário que o estudante tenha feito alguma edição do Enem desde 2010 sem zerar nenhuma das provas.

Universidades portuguesas – Os resultados individuais do Enem podem ser usados nos processos seletivos de instituições de educação portuguesas. São 47 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores que firmaram acordo interinstitucional com o Inep. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Quem vai prestar o exame em 2020 terá uma novidade: o Enem Digital. No primeiro momento, a aplicação ocorrerá em modelo-piloto, em 15 cidades do país. A implantação será progressiva, com ampliação de datas e número de participantes até a consolidação em 2026, quando não haverá mais provas impressas.As primeiras aplicações digitais serão opcionais para 50 mil inscritos. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes