Ir para o conteúdo

Faixa Exclusiva do transporte coletivo voltará a funcionar na Constantino

Com a inauguração do complexo viário Ministro Roberto Campos, realizada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto na segunda-feira, 29, a restrição de circulação na Faixa Exclusiva do transporte coletivo da avenida Constantino Nery já tem o retorno marcado para o próximo dia 6 de julho, priorizando as viagens dos coletivos, com maior agilidade e conforto para milhares de usuários do sistema. A partir desta quinta-feira, 2, os agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) iniciam a orientação aos motoristas quanto ao uso da faixa à esquerda somente para circulação de ônibus e outros veículos autorizados.

A Faixa Exclusiva estava liberada para todos os veículos durante a construção do complexo viário. Com a entrega da obra, o sistema de circulação exclusivo na faixa à esquerda da Constantino Nery volta ao normal. “O sistema de faixa exclusiva aumenta a capacidade de atendimento aos usuários, dá mais fluidez no tráfego e promove mais segurança na circulação dos ônibus”, assegurou o diretor-presidente do IMMU, Francisco Bezerra.

Conforme portaria 033, de 15 de fevereiro de 2016, da Prefeitura de Manaus, as faixas exclusivas de circulação podem ser utilizadas pelos seguintes veículos, devidamente identificados: transporte coletivo urbano; transporte público individual (táxi); transporte especial (fretamento); transporte escolar; transporte de tropa e equipamentos bélicos das forças armadas; veículos de remoção de veículos  (guincho) em efetivo serviço de remoção.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, circular com veículo não autorizado em Faixa Exclusiva de transporte coletivo é infração gravíssima, com sete pontos na Carteira de Habilitação e multa no valor de R$ 293,47.

A restrição na faixa ocorre, por enquanto, para a avenida Constantino Nery. A faixa da avenida Torquato Tapajós permanece liberada em virtude da obra do complexo viário no acesso do conjunto Manoa, zona Norte, que está sendo executada pela Prefeitura de Manaus.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes