Ir para o conteúdo

Ex-reitor da UEA, Cleinaldo Costa assume cargo no Ministério da Saúde

O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na edição desta quarta-feira (15)

O médico e ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, assumiu um cargo no segundo escalão do Ministério da Saúde.

Cleinaldo é cirurgião vascular e foi nomeado diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação, órgão ligado à Secretaria de Informação e Saúde Digital da pasta. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na edição desta quarta-feira (15).

“É uma honra e um privilégio ter a oportunidade de contribuir com a transformação digital no setor de saúde, em um momento tão importante como este. Reafirmo meu compromisso de trabalhar em prol da saúde digital e inovação, para melhorar o acesso e a qualidade do cuidado de saúde para todas as brasileiras e brasileiros”, afirmou o ex-reitor da UEA (2013 a 2022).

Cleinaldo participou da comissão de transição do governo Lula e foi relator da equipe que analisou o cenário de Telessaúde do país, a convite da professora e pesquisadora Ana Estela Haddad, que comanda a Secretaria de Saúde Digital.

Telemedicina

O médico foi responsável pela implantação da Telessaúde na UEA em 2005, projeto que trabalhou com Ana Estela Haddad, e percebeu a importância da tecnologia na saúde na transformação da vida das pessoas, especialmente em regiões remotas e de difícil acesso.

“A pandemia nos mostrou a importância da tecnologia em saúde, e a consolidação da Telemedicina e Telessaúde se tornou uma necessidade evidente. Agora, com a regulamentação vigente, podemos impulsionar ainda mais a saúde digital, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes no Sistema Único de Saúde”, afirmou o médico.

No Ministério, Cleinaldo afirmou que irá atuar para expandir o alcance e o acesso a telemedicina, incluindo o Amazonas.

“Afirmo compromisso com a ampliação do uso da Telessaúde, assim como o planejamento e regulamentação para inovação e inclusão da saúde digital nas grades curriculares das universidades brasileiras”, disse.

Fonte: Toda Hora

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes