Ir para o conteúdo

Estreia do Festival Amazonas de Ópera traz “O Contractador dos Diamantes” nesta sexta

Os ingressos ainda podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas

Estreia acontece nesta sexta-feira - Foto: Divulgação

As cortinas do Teatro Amazonas se abrem nesta sexta-feira (21/04), para a temporada operística que segue um calendário de mais de 30 dias de programação com obras de repertório lírico, concertos, recitais e musicais. A estreia, marcada pela grandiosidade da ópera “O Contactador dos Diamantes”, de Francisco Mignone, tem início às 20h. Os ingressos ainda podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas ou no www.shopingressos.com.br.

A primeira ópera do festival traz diferenciais, começando pelo maior cenário já montado em todas as edições, que chega a sete metros de altura. Produzido na Central Técnica de Produção (CTP) com mão de obra local. A estrutura de grandes torres de ferro, madeira e gradis preenche a totalidade do palco do teatro. A obra também recebeu atenção especial em relação às partituras. Com poucas referências encontradas, desde a última apresentação na década de 50, no Rio de Janeiro, o Festival Amazonas de Ópera firmou parceria com a Academia Brasileira de Música para restaurar as partituras, criando uma versão exclusiva para a obra de Mignone.

O festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura. Segundo o secretário da pasta de cultura, Marcos Apolo Muniz, o festival completa um quarto de década, ocupando uma posição privilegiada no cenário da música lírica do Brasil.

“O Festival Amazonas de Ópera é considerado o maior do gênero na América Latina, uma vitrine cultural do estado. Um espaço conquistado, resultado de muito trabalho e do talento dos nossos corpos artísticos, do corpo técnico que está sempre se atualizando e trazendo novidades a cada edição”, revela o secretário. “O festival formou uma classe artística especializada em ópera no estado, vem renovando o segmento com novos músicos, cantores e se tornou uma referência no país”, completa Apolo, ressaltando que a produção amazonense, cenário e figurino, serão levados para a turnê de “O Contractador dos Diamantes”, no Theatro Municipal de São Paulo, graças ao termo de co-produção firmado entre o festival e o teatro paulista.

Sinopse

Ópera romântica “O Contractador dos Diamantes” foi um dos marcos do movimento modernista, misturando traços do período romântico com a linguagem brasileira e moderna de Francisco Mignone. Conta um recorte da vida de Felisberto Caldeira, célebre político, militar e diplomata brasileiro e da relação entre sua filha e Luís Camacho.

A montagem amazonense tem a participação dos corpos artísticos do estado: Amazonas Filarmônica, com regência de Luiz Fernando Malheiro; Corpo de Dança do Amazonas e do Coral do Amazonas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes