BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Estações de larvicidas reforçam combate à dengue em Manaus


A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Instituto Leônida & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), encerra nesta sexta-feira, 31/7, a instalação de 200 Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDs), para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, na cidade. O projeto é uma estratégia para o controle do aumento da dengue, que registrou uma alta de 200% durante o inverno amazônico e a pandemia do novo coronavírus.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o projeto contempla a instalação das estações em 40 pontos estratégicos, locais de alta proliferação do mosquito, divididos entre os bairros Compensa, Redenção, Novo Aleixo, Cidade Nova, Flores, Aleixo e Jorge Teixeira.

As EDs são baldes plásticos, cobertos com pano preto impregnado de larvicida. Para funcionar, as estações precisam de certa quantidade de água para atrair os mosquitos até a solução, para que assim eles possam disseminar o larvicida em outros focos de reprodução. Uma das vantagens do uso dos mosquitos na disseminação do produto é que eles podem encontrar quaisquer possíveis criadouros, mesmo os que estão em locais de difícil acesso como em calhas de telhados, em terrenos baldios e em casas abandonadas.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.