Ir para o conteúdo

Espetáculo ‘A Bolha’ retrata bolhas de isolamento durante pandemia

‘A Bolha’ é um experimento cênico que explora memórias no cenário de pandemia da COVID-19 e usa a metáfora da bolha, que traz consigo a representação de diversas imagens pandêmicas. O espectador será surpreendido com uma intervenção urbana que acontecerá nos dias 15 e 18 de dezembro em dois pontos da cidade, canteiro da ENS/UEA na Djalma Batista e Praça do Congresso, respectivamente, com transmissão em tempo real no Instagram e posteriormente no canal do youtube do Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (NUPRAMTA).

A programação do Espetáculo A Bolha, solo de Daniely Peinado, inicia a partir de 15 e 18 de Dezembro, às 17h com intervenção urbana e nos dias 22 e 23 de Dezembro ocorrerá a transmissão online da gravação das apresentações pelo canal youtube.com/nupramta. Para mais informações confira o Instagram (@nupramta).

Uma estrutura arquitetônica com mais de dois metros foi construída e faz alusão ao isolamento social. “A cenografia foi executada por técnicos aqui da cidade a partir da ideia pensada para o projeto. O desafio em tempos de pandemia é tentar realizar as ações necessárias de produção sem comprometer a saúde da equipe”, explica Denni Sales, produtor e assistente de direção.

“O espetáculo faz parte do laboratório de criação da minha pesquisa de doutorado, que se assenta na relação memória e criação artística em uma investigação do corpo, a partir imagens que inspiram movimentos. A intervenção tem caráter de surpresa, a provocação de comunicar algo. Imagina uma mulher dançando dentro de uma bolha na praça ou na rua, o espectador será surpreendido com uma obra artística que o fará pensar, e quem sabe dançar comigo”, conta a autora e atriz Daniely Peinado.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Manaus Conexões Culturais 2020, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Sobre o NUPRAMTA

O Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (NUPRAMTA) é um projeto de extensão e pesquisa que está em seu quinto ano de atividade e que visa oferecer aos artistas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e da comunidade manauara a possibilidade de vivenciar caminhos de experimentação em seus percursos inventivos por meio da articulação de técnicas provindas tanto da meditação, quanto do hatha yoga. O Núcleo tem como objetivo exercitar coletivamente experiências contemplativas como parte da preparação do ator/performer, buscando estabelecer brechas criativas em seus padrões habituais. Para além dos estudos em sala de ensaio e apresentações (agora virtuais), o projeto propõe práticas de ação interventiva e de performance na cidade de Manaus, com intenção de experimentação da relação do corpo contemplativo com as cartografias do espaço urbano e de seus transeuntes.

Texto: Gabriella Lira

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes