Ir para o conteúdo

Entidades médicas fazem carta aberta e clamam por vacinação em massa para o Amazonas

Entidades médicas do Amazonas divulgaram uma carta aberta à população clamando pela vacinação em massa para o Amazonas. A iniciativa soma-se à ação movida pelas Defensorias Públicas do Estado (DPE-AM) e da União (DPU) para obrigar o governo federal a realizar imunização coletiva em Manaus e mais sete municípios em situação crítica, em virtude da Covid-19, o 1ue garatntiria 70% de imunização e todo o Estado.

"Face à ausência de tratamento curativo para a COVID-19, as entidades médicas vêm a público manifestar apoio à vacinação em massa, o mais brevemente possível, da população do estado do Amazonas. Essa medida é a única forma eficaz para evitar o surgimento de novas ondas de infecção e variantes virais mais agressivas", afirmam as entidades.

No dia 10 de fevereiro, a  juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, determinou que a União se manifeste, no prazo de 48 horas, sobre o pedido de compra de novas doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar 70% da população de Manaus e mais sete municípios do Estado, em 30 dias.

O documento é assinado por: Associação de Anestesiologia do Estado do Amazonas; Colégio Brasileiro de Cirurgiões/Capítulo Amazonas; Sociedade Brasileira de Cardiologia/Regional Amazonas; Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Amazonas; Sociedade de endocrinologia e metabologia- regional Amazonas; Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva/Regional Amazonas; Federação Brasileira de Gastroenterologia/Sociedade Amazonas de Gastroenterologia; Associação Brasileira de Hematologia e Hemote/ rapia Regional Amazonas; Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetricia/Regional Amazonas; Sociedade Amazonense de Terapia Intensiva; Associação Brasileira de Nutrologia/Regional Amazonas; Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia/Regional Amazonas; Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia/Regional Amazonas; Sociedade Brasileira de Pediatria/Regional Amazonas; Sociedade Amazonense de Reumatologia/ Regional da Sociedade Brasileira de Reumatologia; e Sociedade Brasileira de Urologia/Regional Amazonas.

"A aquisição emergencial do quantitativo de doses necessário para vacinar a população, bem como a ampliação do número e horário de funcionamento dos postos de vacinação são essenciais para garantir que a imunização em massa aconteça rapidamente na capital e interior do estado", encerra a carta.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes