BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Em Tefé, Wilson e secretário nacional de Aquicultura e Pesca visitam Feira do Pirarucu de Manejo


O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, visitaram, neste sábado (17), a Feira do Pirarucu de Manejo de Tefé. Realizada no Mirante das Mangueiras, área central do município, a feira também conta com produtos da agricultura familiar e envolve pescadores das colônias Z-4, de Tefé; e Z-23, de Alvarães, beneficiando diretamente cerca de 120 famílias que vivem da pesca sustentável do pirarucu.

A Feira do Pirarucu de Manejo acontece desde 2005 e tem como objetivo promover a sensibilização da população para o comércio legal da espécie, oriunda da pesca sustentável na reserva de Mamirauá. O Governo do Amazonas é parceiro na realização do evento, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), vinculado à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror); e do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

"O nosso Sistema Sepror tem trabalhado muito, juntamente com a Sema, para dar apoio a esses produtores, principalmente esses que trabalham com o manejo, garantindo assistência técnica e apoio de instituições, garantindo apoio do Governo Federal, que tem nos ajudado com a subvenção, emprestando tecnologia, conhecimento", ressaltou Wilson Lima.

Ele destacou o potencial econômico sustentável do pirarucu manejado. "Esse é um alimento do povo do estado do Amazonas, o pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo, nós temos um potencial muito grande para que esse produto possa agregar valor, e que esse valor possa ser revertido em forma de benefício para o cidadão que está aqui na região", afirmou o governador.

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, reafirmou o apoio do Governo Federal às ações relacionados à pesca no Amazonas.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.