Ir para o conteúdo

Dito & Feito - 2º turno só tem vaga pra dois mais cinco candidatos garantem que já estão lá

A cinco dias das eleições municipais, a cabeça do eleitor está sendo bombardeada por pesquisas, com resultados para todos os gostos e cores. Apesar de apenas dois candidatos passarem para o segundo turno, ao menos cinco  garantem que  seu nome é um deles. Então, com toda razão, o eleitor tem motivos suficientes para duvidarem de pesquisas. Chegam até a ser cômicos exemplos de candidatos que acabaram por vencer, mesmo contra as previsões negativas.

No entanto, apesar de eventuais erros, como comprovado por diversos “furos” dados por diferentes institutos em eleições passada, as pesquisas oferecem boas estimativas, sobretudo quando são realizadas próximas à eleição. Em Manaus, t0dos são unânimes em garantir que o tetra governador e tri-prefeito, Amazonino Mendes (Podemos)  está na frente e é nome garantido no segundo turjo. A briga, porém, está no segundo nome. David Almeida (Avante), Ricardo Nicolau (PSD) e Zé Ricardo (PT) têm a maior chance de passar, dependendo do instituto de pesquisa que realizou a consulta. Façam as suas aposta!

Mazoca na pole

A empresa Perspectiva divulgou números nesta terça-feira mostrando que Amazonino tem 32%, seguido por David Almeida, com 18,8%.

Nicolau

Ricardo Nicolau (PSD) é o terceiro e está no páreo com 13,6%. Vale lembrar que Nicolau é o candidato que mais cresceu nas pesquisas duranta a campanha eleitoral.

PT

Já o petista José Ricardo (PT) aparece com 13,5%. Espera-se que ele cresça ainda mais, uma vez que o voto dos petistas tendem a ser mais silenciosos, como aconteceu na eleição para deputado federal.

Bolsonaro não ajuda

Acontece que o capitão bolsonarista, Alberto Neto (Republicanos), também alardeia que vai para o segundo turno, embora a pesquisa aponte que ele patina na quarta posição com  7,4%.

Militar

Coronel Menezes está com 6% nas pesquisas e também não decolou, como esperava quando apoiou a candidatura em Jair Bolsonaro.

Números das Perspectiva

Reviravolta

A terceira pesquisa de intenção dos votos, do instituto Eficaz, para a disputa pela Prefeitura de Manaus, mostra cenário de reviravolta na reta final da eleição.

“O  candidato Amazonino Mendes (Podemos) que apresentava crescimento começa a perder o ritmo, enquanto David Almeida (Avante) voltou a crescer. Candidato da coligação Avate Manaus começou a se distanciar do terceiro, se consolidando na disputa de segundo turno contra Amazonino”, diz o instituto.

Quem cresce, quem cai

O levantamento da Eficaz revelou que o ex-governador interino David cresceu de 18,1% das intenções do voto dos manauaras, registrados na pesquisa anterior, para 19,2%. Enquanto isso, Amazonino caiu de 29,8% para 27,9%. Na pesquisa espontânea - quando o pesquisador não sugere nomes -, Amazonino aprece com 19,5%, seguido de perto por David Almeida, com 15,1%.
Dia de carreata

A manhã de domingo, em Manaus, foi marcada por carreatas dos candidatos no último esforço de  campanha, na reta final da eleição. Eram tantos carros que os motoristas que nada tinham a ver com a propaganda acabaram presos no engarrafamento.

Fundiu e  confundiu

Na Avenida das Torres a situação se complicou mais ainda porque as carretas dos candidatos Ricardo Nicolau (PSD)  e Amazonino Mendes (Podemos) acabaram se fundindo em uma só e  confundindo que tentavam seguir o cortejo.

Procura tua turma!

Não raro era possível ver veículos adesivados de Mazoca entrar na fila de carros adesivados de Nicolau. Foi uma confusão.

Parafernália de sons

O pior de tudo é que cada candidato a vereador também tentam tocar o seu jingle de campanha. E aí ninguém entende nada. Com a poluição sonora arrebentando o ouvido das pessoas, a carreata acaba tirando votos, ao invés de dar.

Arthur festeja Biden

O prefeito  Arthur Virgílio (PSDB) avalia que a vitória de Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos significa mudanças para a Amazônia, principalmente na área ambiental.

— Temos um compromisso com a luta contra o aquecimento global. Precisamos, então, da floresta em pé para cumprirmos o que foi decidido, em 2015, na conferência de Paris –, analisou o tucano.

Joe Biden e a Amazônia

Democracia venceu

O diplomata de carreira também comentou que a eleição de Joe Biden é uma vitória da democracia e que isso irá se refletir no mundo.

— Então, considero que a vitória de Biden é a vitória da democracia contra o autoritarismo, da inteligência contra o obscurantismo, da razão contra a loucura, do bom senso contra a demência, uma vitória que prenuncia, enfim, muitas mudanças em muitos países, pela própria influência que os Estados Unidos da América exercem sobre o mundo, inclusive no Brasil –, escreveu o prefeito no artigo divulgado neste domingo, 8/11.

Só para ricos

Desde o último sábado (7), o governo do estado do Amapá criou um sistema de rodízio para abastecer a população afetada pelo apagão, na última terça-feira (3).No entanto, moradores da capital Macapá afirmam que bairros onde moram desembargadores, juízes e promotores tiveram a energia reestabelecida por completo, não sendo necessário o rodízio de 6h imposto ao restante da população.

Sem agua, sem luz

O sistema funciona da seguinte forma: há bairros que ficam seis horas com abastecimento de energia e depois seis horas sem energia. Mas há bairros em que não foram incluídos no cronograma elaborado pelo governo e que estão há mais de cinco dias sem água e sem energia.

Amapaenses estão sem água

Picaretagem

A Prefeitura de Manaus alerta a população e os beneficiários do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” sobre um suspeito de estelionato que está oferecendo a venda de apartamentos do residencial Cidadão Manauara 2 – etapa “B”, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

Olha o golpe!

O alerta é do  Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), através da diretoria de Habitação e Assuntos Fundiários, Lídia Furtado.

— Fazemos esse alerta de que não é feita venda ou aluguel de nenhum dos imóveis dos residenciais do Cidadão Manauara 2.

Em caso de ter feito alguma negociação com o suspeito, envolvendo as habitações do local, a prefeitura  orienta a a pessoa a procurar uma delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência –, avisa a diretora

Parceria solidária

Em parceria com a rede Assaí Atacadista, a Prefeitura de Manaus arrecadou  8 toneladas de alimentos e centenas de produtos de higiene pessoal e limpeza.

Todo os itens arrecadados foram destinadas a pessoas em vulnerabilidade no período da pandemia de Covid-19.

As doações são resultado da iniciativa do Fundo Manaus Solidária com o apoio do Instituto GPA, braço social da rede de supermercados.

ÚLTIMA HORA

A juíza Cristiana Leite, da 76ª Zona Eleitoral do Maranhão, censurou uma informação publicada na Folha de S. Paulo, desse domingo, referente a um processo no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em que o Ministério Público Federal considera o candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide, como investigado sobre desvio em licitações naquele estado.

É probido proibir

Para o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Paulo Jeronimo, essa medida da juíza significa "mais um ato intolerável de censura, sabidamente inconstitucional. A ABI repudia este desrespeito à liberdade de imprensa, e tem certeza que essa decisão será revogada", afirmou Pagê.

ORGULHO

Mirem-se no exemplo:  Detentos dos Presídio Pio Canedo, em Pará de Minas, estão cultivando verduras e legumes que são doados para a população. Os alimentos vão para a Casa de Recuperação Divina Misericórdia, também conhecida como Fazendinha. De acordo com o presídio, por semana são produzidos 60 kg de hortaliças. Oito detentos fazem o cultivo de alface, almeirão, couve, repolho e acelga. Eles fazem parte de um projeto de ressocialização e gastam o tempo de forma positiva.

VERGONHA

A Crusoé revelou, com vídeos inclusive, o depoimento que Marcelo Odebrecht deu a procuradores da PGR, integrantes da Lava Jato, sobre as relações da sua empreiteira com Dias Toffoli, quando o ministro do STF era advogado-geral da União. Ele narra os bastidores do enorme esforço da empreiteira que ele comandava para vencer uma guerra bilionária no Superior Tribunal de Justiça. A acusação é grave. No depoimento, Marcelo Odebrecht expõe de forma nua e crua como os poderosos do Brasil se movem nos bastidores de Brasília para obter decisões favoráveis nas mais altas cortes de Justiça do Brasil.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes