Ir para o conteúdo

Dito & Feito: The Economist enaltece o novo Brasil de Lula

“Investidores estão cada vez mais otimistas com a economia brasileira”, diz a revista citando que “um ministro das finanças eficiente e o contexto internacional favorável ajudam”

Charge de Mário Adolfo

A revista britânica The Economist publicou na 4ª feira (2.ago.2023) uma reportagem chamada “Investidores estão cada vez mais otimistas com a economia brasileira”, com o subtítulo “Um ministro das finanças eficiente e o contexto internacional favorável ajudam”.

O texto trata do atual otimismo de investidores em relação ao Brasil, um cenário que contrasta com as expectativas de quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu a eleição. The Economist  lembra que, quando Lula foi eleito presidente do Brasil no ano passado, “os investidores estremeceram”, diz a revista citando a recessão de  2016, durante o fim do governo de Dilma Rousseff (PT) e começo da gestão de Michel Temer (MDB). “No entanto, 6 meses depois de assumir o cargo, os mercados estão se aquecendo para o governo Lula”.

Otimismo moderado

Apesar das perspectivas animadoras, segundo o texto, “o otimismo é moderado”.

Os bons resultados vão depender do desfecho da reforma tributária, que está em análise no Congresso, e do país conseguir aumentar sua arrecadação e colocar as contas em dia, zerando o deficit primário da União já em 2024, meta vista com desconfiança por investidores.

Os sucessos de Haddad

Por fim, a publicação ressalta a necessidade da criação de uma política consistente para o longo prazo.

“O cenário global e os sucessos de Haddad estão aumentando o otimismo dos investidores agora. Mas será necessária uma política boa e consistente".

Turismo fortalecido

Durante a posse do ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta quinta-feira (03/08), em Brasília, o governador Wilson Lima garantiu que a parceria entre  os Governos do Estado e Federal para a promoção do turismo no Amazonas “segue fortalecido”.

Frente a frente: Wilson Lima reencontra Lula e recebe um abraço " republicano" 

Homem do Norte

Wilson adiantou que já discute com o Ministério do Turismo (MTur) novas propostas para a melhoria do setor na região.

— Ter alguém da região Norte na gestão do MTur, como é o caso de Celso Sabino, que é do Pará, é importante para a manutenção do diálogo – disse o governador do Amazonas.

Boi na parada

Wilson Lima revelou também que ele já conversou, previamente, com o novo ministro sobre temas como o Festival Folclórico de Parintins; a pesca esportiva no Amazonas; e o aumento da relação entre o estado e países como Estados Unidos e Colômbia.


Na Amazônia é diferente

O governador disse, ainda, que o novo ministro do turismo no Brasil já se colocou à disposição para entender e avançar em propostas de parceria entre Governo do Amazonas e Governo Federal.

Ele observou que fazer turismo na Amazônia, no Amazonas, por exemplo, é diferente de fazer turismo no Nordeste, no Rio de Janeiro.

*

— Então, a gente tendo alguém que vivencia essa realidade é importante, ainda mais se tratando do Celso Sabino que é alguém muito acessível, que tem uma relação muito boa e fato também de ser alguém da nossa região –, avaliou Wilson.

Sorte cega

O resultado da Mega-Sena 2617 com prêmio de R$ 48.466.017,85 milhões foi divulgado nesta quarta-feira (2), em São Paulo, e ninguém acertou as seis dezenas.

*

Mas também, quem imaginaria que a malvada poderia sortear uma sequência de três números seguidos. Veja os  números sorteados: 03 - 14 - 36 - 42 - 43 - 44

Bolada

Com isso, o prêmio acumulado vai a R$ 60 milhões no próximo sorteio que será realizado neste sábado (5).

Farmácia Viva

A Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos localizada no KM 23 da BR 174, Distrito Rural de Manaus, vai receber  uma unidade do projeto 'Farmácia Viva', idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Plantas medicinais

Entusiasta da “Farmácia Viva”  O vereador Marcelo Serafim (PSB) visitou na manhã desta quinta-feira (03/08), a escola para conhecer as dependências onde deve funcionar futuramente a farmácia.

O parlamentar reforçou o compromisso com o projeto que pretende atender a rede primária de saúde.

*

— É um projeto que vai utilizar plantas medicinais na produção de medicamentos que seriam distribuídos dentro da nossa rede de atenção primária –, detalhou o vereador.

Caapiranga ou Sucupira?

O pau tá comendo na Câmara Municipal de Caapiranga, município do Amazonas que nos últimos dias tem vivido ares de Sucupira, a cidade administrada pelo prefeito Odorico Paraguaçu, da novela O Bem Amado, do saudoso Dias Gomes.

*

Acontece que o prefeito Francisco “Tico” Braz  está querendo destituir a Mesa Diretora por meio de um Requerimento, apresentado pelos

vereadores de sua base sob a justificativa – no mínimo estapafúrdia – , de que a data de eleição da Mesa ter acontecido no dia 2 de janeiro e não no dia 1º.

Tico Paraguassu

Diante do quadro “sucupiriano”, não é difícil  imaginar

o prefeito Tico Paraguaçú falando com os vereadores de sua base:

— A Mesa teria que ser eleita “pratrasmente” e não “prafrentemente” !

*

Continuando a orientação aos vereadores da base puxasaquista, o prefeito Tico sentenciou, dando ordem para derrubar a Mesa Diretora:

— Vamos botar de lado os entretanto e partir logo pros finalmente!

Até bolsonarista arrepiou

Imaginem que até o  deputado Delegado Péricles (PL), um fanático seguidor de Bolsonaro (que também nada deixa a desejar de Odorico), se surpreendeu com a situação de Caapiranga.

— Independente da questão do mérito, isso é um absurdo porque abre um precedente perigoso! – alarmou o delegado.

Cacete no prefeito

O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) aproveitou para jogar querosene na fogueira e meteu o cacete no prefeito Tico.

— A cidade está abandonada, com o povo sofrendo nas mãos da atual administração. O prefeito não paga o funcionalismo municipal, há três semanas falta água, em um descaso com a população –, informou.

Vem aí o iPhone 15

Atenção amantes do iPhone que aguardam, ansiosamente, o lançamento da nova versão.

Tradicionalmente, a Apple realiza seus eventos de lançamento do iPhone em uma terça-feira de setembro. No entanto, ela contrariou um pouco essa tendência no ano passado e lançou a série iPhone 14 em uma quarta-feira.

*

Graças a um novo boato, parece que a série iPhone 15 pode continuar com essa tendência.

Não saiam de férias

De acordo com um boato, a data de lançamento do iPhone 15 pode ser quarta-feira, 13 de setembro de 2023.

Esse boato é aparentemente baseado em “várias fontes” afirmando que “as operadoras de celular têm pedido aos funcionários que não tirem dias de folga em 13 de setembro devido a um grande anúncio de smartphone”.

ÚLTIMA HORA

SAIBA QUEM É ELE – Federal prende o maior devastador da Amazônia

Federais fazem buscas em propriedade de Bruno Eller, empresário que foi preso ontem

Preso em flagrante, na manhã desta quinta-feira (3/8), com ouro bruto e uma arma ilegal, o principal alvo da Operação Retomada, deflagrada pela Polícia Federal, é o empresário Bruno Heller. O homem, considerado o maior devastador da floresta amazônica, foi localizado pelos investigadores na região de Novo Progresso (PA) e conduzido ao sistema prisional em Itaituba (PA), onde permanecerá à disposição da Justiça. Segundo as investigações, ele devastou o equivalente a quatro Ilhas de Fernando de Noronha (PE).

De acordo com apurações da Polícia Federal, o criminoso liderava esquema de invasão de terras da União e desmatamento para criação de gado na floresta amazônica. No total, além da prisão, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nos municípios de Novo Progresso (PA) e Sinop (MT).

*

O inquérito policial aponta que o grupo criminoso, liderado pelo empresário, teria fraudado Cadastro Ambiental Rural de áreas próximas das suas em nome de terceiros, principalmente de parentes. Até o momento, a PF identificou que Heller e seu grupo teriam se apossado de mais de 21 mil hectares de terras da União. Além disso, já foram constatados o desmatamento de mais de 6.500 hectares de floresta. Os danos ambientais são agravados pela ocupação de áreas que circundam terras indígenas e unidades de conservação.

ORGULHO

As Margaridas retornam às ruas no dia 15 de agosto, com nova pauta

A 7ª edição da Marcha das Margaridas ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília e deve reunir cerca de 100 mil mulheres do campo, além de apoiadores, sindicalistas, políticos e sociedade civil. Com o lema “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”, as margaridas marcham dialogando sobre o sentido e a direção da luta, tecida coletivamente. Entre outras coisas, nessa versão de 2023, as Margaridas reivindicam participar plenamente na política e nos espaços de decisões; limitar a concentração de riqueza, levando a uma convivência sem desigualdades, sem pobreza, sem fome, sem racismo e sem violência, em que as mulheres do campo, da floresta e das águas tenham autonomia sobre seus corpos-territórios; e, por fim, cultivar relações em que o cuidado e os afetos sejam resguardados por todas e todos.

VERGONHA

Aqui, ali, em Brasília ou em qualquer lugar, o PL é o mais traíra dos partidos no jogo político brasileiro. Agora mesmo, o partido do Valdemar da Costa Neto tomou uma posição de não fazer grandes defesas em favor da deputada federal Carla Zambelli. A justificativa do partido é a necessidade de proteger Jair Bolsonaro ( o verdadeiro dono do partido) , pois lideranças da sigla acreditam que a relação de Zambelli com o hacker Walter Delgatti Neto pode causar repercussões negativas ao ex-presidente. Os apoiadores mais radicais de Bolsonaro já traçaram uma estratégia para atribuir toda a culpa do caso a Zambelli. Oficialmente, o PL afirmará que Zambelli tem o direito de se defender, mas o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, ordenou que ninguém faça defesas exageradas em favor dela. Além disso, o partido não pretende fazer esforços para salvá-la de um possível processo de cassação.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes