Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Tem ONG picareta? Então dê nomes aos bois, senador!

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) continua atacando detonando o varejo e fechando os pro atacado.

Ao invés de combater a invasão de garimpeiros em terras indígenas, as queimadas na floresta e o desmatamento – que, de acordo com novo estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) –, chegou a 56,6% no território nos últimos três anos (2019-2021),  em relação ao período anterior (2016-2018). E isso com destaque para territórios indígenas, que alcançam 153% de aumento na média de derrubada –,

o tucano dispara sua metralhadora giratória sobre as ONGs. Ora bolas, que existem ONGs picaretas, existem! Isso todo mundo sabe. Mas não são todas’. Há sim, gente séria trabalhando na defesa da Amazônia, de seu meio ambiente e diversidade.

Aponte os “pilantras!”

Se quer mesmo combater “ONGs picaretas” que ele diz existir, por que o senador não dá nome aos bois? E depois é só chamar os órgãos de fiscalização para enquadrar o falsos ambientalistas na Lei. O que não está correto é generalizar e achar que todo mundo que trabalha na região é pilantra.

Mal traçadas linhas

Mas, em pronunciamento no Senado, o tucano de Eirunepé disse que recebeu carta de índios jovens dizendo que não “admitem ser tutelados por essas organizações não governamentais (ONGs) e pelo Estado”.

Comer e dormir

Plínio Valério relatou que eles descrevem na carta que essas instituições se propõem deixá-los na floresta apenas como "meros contempladores da natureza" e numa situação de sobrevivência, sem outros direitos senão os “de comer e dormir, e nada mais”.

— Fica muito claro, na carta, que esses jovens indígenas absolutamente não se conformam, assim como eu, com essa situação. Eles rejeitam, da mesma forma que eu, o padrão de atividades que lhes é imposto — declarou o senador.

Desmonte

Na verdade, o que Plínio e os seguidores indígenas, teriam que fazer era juntar esforços para impedir o desmonte de órgão de fiscalização ambiental, como vem ocorrendo.

Só pra lembrar, a   precarização da infraestrutura e redução de verbas do principal órgão fiscalizador, o Ibama, o desmatamento e as queimadas deram um salto no país.

Isso ele não vê

O governo Jair Bolsonaro ampliou de forma expressiva em seus dois primeiros anos de governo um processo de desmonte e esvaziamento dos órgãos responsáveis por cuidar do meio ambiente e das questões indígena e agrária.

Mas isso, Valério não vê e nem fala, porque teria que bater em Bolsonato, deu aliado político.

Fim  melancólico

Está decidido, a prefeitura de Manaus vai mesmo leiloar o Edifício Garagem “Jorge Teixeira”, conhecido como “Garajão”.

O prédio de 14 andares e 400 vagas de estacionamento, localizado na avenida Floriano Peixoto, no Centro, deverá entrar no leilão do município, previsto para o final de abril.

Foto divulgação

Pedra no sapato

O famigerado “Garajão” foi a pedra no sapato do ex-prefeito Manoel Ribeiro Ribeiro – morto em janeiro -, que acabou causando a intervenção, em 1988, que o afastou do cargo.

Foram as denúncias sobre o financiamento do edifício pelo BIC, que agravaram o relacionamento, já complicado,  entre Manoel Ribeiro e o então governador Amazonino Mendes.

O interventor

O prefeito havia assumido em 1985 como o primeiro eleito após a redemocratização do país. Em 1988, Amazonino, então governador, detonou a intervenção e entregou a prefeitura no colo de Alfredo Nascimento, que virou “interventor”.

Fakes News infernais

O ex-presidente continua sendo alvo de Fakes News disparados por evangélicos pró-Bolsonaro. Para petistas, ataques podem ter aumentado após pesquisas apontarem que esse eleitorado não é tão fiel ao presidente

Lula possuído

Num desses fakes que circulam nas redes sociais,  Lula aparece dizendo que estava  falando com o demônio.

— E  o demônio está tomando conta de mim –, diz áudio que também passeou por igrejas locais.

Não caia, é Fake!

De acordo com a Folha, o áudio já foi  desmentido por mais de uma agência de checagem de fatos. A Lupa, por exemplo, mostrou que a fala do ex-presidente petista foi recortada e tirada de contexto, dando a impressão de que ele batia um papo com o capeta.

Área de turbulência

O deputado  Belarmino Lins (Progressistas) apresentou à Assembleia Legislativa, uma Moção de Apelo  cobrando da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que notifiquem a Passaredo Linhas Aéreas em razão dos péssimos serviços da empresa aos municípios de Carauari e Eirunepé, no Alto Juruá, no Estado do Amazonas.

A ver navios

De acordo com Belão,  120 pessoas foram retidas em Manaus por culpa do cancelamento de voos da empresa com destino a Carauari desde o dia 29 de janeiro. Quer dizer, precisavam de um avião, mas ficaram a ver navios.

— Pessoas que adquiriram passagens e que, sem as devidas explicações, foram obrigadas a permanecer na capital do Estado entregues à própria sorte –, denunciou o parlamentar.

Comida não é tudo

Disse ainda Lins, que a  empresa assumiu as despesas com hospedagem e alimentação aos passageiros.

— Mas que não prestou nenhuma informação oficial sobre os motivos que causaram o cancelamento dos voos.

Wilson em  Brasília

O governador do Amazonas, Wilson Lima se reuniu, nesta terça-feira (08/02), em Brasília (DF), com o relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 110/2019 que trata da reforma tributária, senador pelo Maranhão, Roberto Rocha.

Defesa da ZFM

Também participaram do encontro e dirigentes de entidades que representam a indústria e técnicos da Sefaz.

A comitiva foi até o gabinete do parlamentar tratar da manutenção da competitividade tributária das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Face to face

O face to face com o relator teve por finalidade  garantir de preservação desses benefícios da Zona França de Manaus, dos benefícios tributários.

— A Zona Franca não pode, em nenhum momento, ter ameaçada a sua competitividade”, defendeu o governador.

Caiu no golpe

Neymar, apelidado de cai-cai em campo, dessa vez caiu em um golpe.

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na terça-feira (8) um auxiliar administrativo de 20 anos suspeito de desviar R$ 220 mil de contas bancárias do atacante Neymar, da seleção brasileira de futebol e do PSG.

PIX do craque

O  suspeito foi preso na Zona Leste da capital e é apontado como operador de um esquema que envolve estelionato e furto de dinheiro por meio de transferências via PIX.

ÚLTIMA HORA

CAÇADA DE 7 MESES – Venezuela fuzila “El Kokî”, poderoso chefão do narcotráfico

O cerco da Força Armada Nacional Bolivariana se fechou sobre El Kokî

Nesta terça-feira (8), as autoridades venezuelanas confirmaram que capturaram e abateram Carlos Revette, conhecido como “El Koki“, um dos chefes das maiores quadrilhas de narcotráfico do país. Já El Koki foi encontrado e morto no estado Aragua, a cerca de 70km a oeste de Caracas. Desde julho do ano passado, a Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb) e o Ministério do Interior haviam iniciado a Operação Índio Guaicaipuro para desarticular os líderes do tráfico de drogas que controlavam a zona oeste da Grande Caracas. No último fim de semana foi ativada a segunda fase do operativo militar. Os grupos de “El Koki“, “El Vampi“, “Loco Leo” e “El Garvis” controlavam os maiores bairros do sudoeste da capital: El Valle, Cota 905, La Vega e Cementerio.

Além de operar o narcotráfico na zona, o grupo também realizava extorsões e sequestros para seu financiamento. El Vampi havia sido preso ainda nas região da capital durante o início do operativo militar.

ORGULHO

O destino bateu à sua porta. O  Davi Gonçalves Augusto da Rocha Brito tem 11 anos e vive com a família na comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Até que foi descoberto pela ONG Nóiz Construindo um Futuro’ – que também fica na Cidade de Deus – após aparecer no portão da instituição, no  dia em que , o grupo realizava uma confraternização. Admirado com a beleza e o olhar do Davi, com o próprio celular, o presidente da instituição, André Melo, fez os primeiros cliques do futuro modelo. Deu certo, com olhos cor de mel e pele bronzeada o garoto tem tudo para virar um modelo famoso. No mesmo dia que André publicou as fotos do pequeno Davi, o fotógrafo Wallace Lima entrou em contato ara fazer um ensaio.  Agora, ele tem grande potencial para seguir a carreira de modelo.

VERGONHA

A Câmara de Vereadores de Araraquara, no interior de São Paulo, foi depredada na terça-feira (8) após aprovar a implementação do passaporte da vacina. Os extremistas também pararam uma via da Avenida Paulista para criticar a medida. Manifestantes quebraram os vidros da porta de entrada e ameaçaram os parlamentares. Segundo relatos, os seguranças também foram agredidos. Vídeos do momento da confusão foram obtidos pelo Metrópoles. A sessão chegou a ser suspensa por dez minutos e a transmissão ao vivo foi interrompida. A Polícia Militar foi chamada e os trabalhos prosseguiram.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes