Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Se acabar a Zona Franca teremos a degradação da floresta e narcotráfico amplia a mão de obra

O prefeito Arthur Virgílio (PSDB)  aproveitou a 78ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), defender, mais uma vez, a Amazônia e a Zona Franca de Manaus (ZFM).

— Alguém está preocupado com a questão da Floresta em pé? Todos estamos. E isso está diretamente relacionado com a Zona Franca. A Amazônia do Amazonas tem aproximadamente 96% da floresta intacta e precisamos manter isso –, alertou o prefeito. Arthur advertiu para um reação em cadeia. Em seu raciocínio, se acaba a ZFM, teremos a desertificação da floresta e efeitos devastadores.

— Hoje, nós temos três grandes empregadores aqui: a Zona Franca, a Prefeitura de Manaus e o tráfico de drogas. Sem a ZFM, teremos degradação da floresta e uma enorme contratação de mão de obra para o tráfico de drogas. É uma coisa grave –, exemplificou.

Prato cheio

Quem não vai gostar nada disso é o coronel Alfredo Menezes, pré-candidato a prefeito de Manaus. O também pré-candidato a prefeito de Manaus, deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos) almoçou nesta quarta-feira (16), em Brasília,  com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em um almoço.

Cardápio

Na sobremesa, a  Zona Franca de Manaus (ZFM) e a liberação de recursos federais para o Amazonas.
— Queremos gerar mais emprego e renda, oportunizando novos investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM), para que mais empresas de diversos setores possam firmar suas fábricas no modelo –, disse Alberto.

Agora vai

O capitão Jair garantiu ao capitão Neto que a BR-319  (Manaus-Porto Velho)  é prioridade do Governo Federal.

O deputado alinhou pessoalmente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas que garantiu que o lote C, da rodovia, também será licitado, pois está seguindo todas as diretrizes de responsabilidade ambiental.

Mui compadre

Ao almoçar com o deputado amazonense, Bolsonaro escolheu de que lado está na corrida à prefeitura de Manaus, colocando para escanteio outros candidatos que vinham fazendo campanha com o seu nome.  Até mesmo o compadre coronel  Menezes.

Coronel e delegado

E por falar em Alfredo Menezes, o Patriota oficializou a candidatura do coronel a prefeito de Manaus. O compadre de Bolsonaro terá coo vice o delegado, Rafael Costa e Silva. A Convenção do Patriota, aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), no Jevian Festas, no Vieiralves.

Delegado Costa e Silva foi confirmado como vice de Menezes

Na “onda do novo”

Pra variar, Menezes e Costa e Silva repetiram o jargão “cortar os laços com a velha política. Da mesma forma que fizeram todos os políticos que se elegeram na “onda do novo” de Bolsonaro.

— É o momento de dar um basta, virar a chave do passado e olharmos para o futuro. Essas coligações engessam e tiram a liberdade de escolher os técnicos que farão a diferença na cidade de Manaus –, detonou o Cel. Menezes.

Aqui é meu lugar

Como D&F antecipou na semana passada, Eduardo Braga estendeu o tapete vermelho do MDB para o seu velho aliado Amazonino Mendes, reforçando a aliança do Negão na tentativa de abocanhar o 4º mandato na prefeitura de Manaus.

Eu e você, você eu

Amazonino e Eduardo Braga têm uma  convivência política de quase 30 anos, entre tapas e beijos, no melhor estilo “casa, separa, casa, separa...”

Mas, dessa vez, garantem que é pra valer e trocaram juras que Eduardo retorna ao governo em 2022, com o apoio de Mazoca. Quem viver, verá.

Braga participou da convenção do Podemos 

Então, tá!

Bom, mas não é bem isso que sai na mídia. Ao anunciar que vai de Amazonino Braga diz que deu interesse é outro:

— Para isso impomos uma única condição:  a realização de uma administração democrática e transparente, que ouça o cidadão e encaminhe a solução dos problemas que mais afligem a todos – disse Dudu.

Wilson estava lá

O governador Wilson Lima estava na à solenidade do Salão Nobre do Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 16,  onde o presidente Jair Bolsonaro deu posse ao general Eduardo Pazuello como ministro da Saúde.

Governador recebeu a confirmação sobre licitação da BR-319

Ministro pra valer

Os convidados estavam de máscara, item obrigatório em locais públicos no Distrito Federal. E finalmente pode ser chamado de ministro efetivo da pasta, apesar de não ser médico.

Você não está só

Voltada à prevenção ao suicídio e à valorização da vida, a prefeitura de Manaus lançou, nesta quarta-feira, 16/9,  a campanha “Você não está só, nós te ouvimos”.

Setembro amarelo

Veiculada em diversas mídias, a ação é parte do movimento “Setembro Amarelo”, que busca dialogar com a sociedade sobre como identificar possíveis práticas suicidas.

Vamos cantar

A cidade anda cheia de prioridades, mas, no momento, a maior preocupação do presidente da Casa, vereador Joelson Silva (Patriota)  é tornar a música gospel manifestação cultural em Manaus.

Espírito cristão

O Projeto de Lei 054/2020, de autoria de Joelson foi sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última terça-feira (15).

— Ao sancionar esta lei, o Executivo amplia o leque de oportunidades para muita gente boa que está por aí, pelos quatro cantos da cidade, espalhando louvor, alegria e espírito cristão.

O projeto foi sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio

Distorcendo fatos

Um vídeo produzido pela Associação dos Criadores do Pará (AcriPará) que viralizou nas redes sociais usa informações distorcidas, fora de contexto ou dados questionáveis para afirmar que a Amazônia brasileira não está sendo alvo de queimadas e que o Brasil é o país mais sustentável do mundo na produção de alimentos.

Aí mente!

A peça também afirma que o Brasil é a nação que mais preserva áreas de vegetação nativa em todo o mundo, o que não está correto.

Além de divulgado por diversos usuários na internet, o vídeo foi compartilhado pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

Mico leão que só vive na Mata Atlântica , apareceu  na Amazônia?

Pagou mico

Esta não é a primeira vez que a Associação de Criadores do Pará (AcriPará) fazem o general Mourão e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, pagarem mico.

No fia 10, eles publicaram outro vídeo da associação paraense mostrando “imagens da Amazônia sem fogo” onde aparece um mico-leão-dourado. Detalhe: esse é um  animal só encontrado na Mata Atlântica.

Denúncia com concreta

O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) fez pressão  para o Procon se manifestar sobre o “aumento abusivo” no preço do cimento em Manaus.

Denúncia concreta 2

Desculpem o trocadilho, leitor, mas a denúncia de Bessa é concreta. Durante a pandemia, o valor do saco do cimento variou de R$ 29 a R$ 42.

— De acordo com pesquisas de mercado, houve um aumento injustificável no valor desses materiais – , disse o deputado.

ÚLTIMA HORA

O PCC (Primeiro Comando da Capital) se aliou ao EPP (Exército do Povo Paraguaio), um grupo armado de guerrilheiros responsável por ao menos 30 sequestros nos últimos anos no país vizinho. Segundo as investigações, a facção brasileira paga o grupo em troca de proteção nos cultivos de maconha no norte paraguaio, além de segurança nas rotas de entrada de drogas e armas no Brasil. A notícia foi divulgada ontem no Jornal da Band, baseada em informações fornecidas pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai.

ORGULHO

Para quem ainda resiste a usar máscara, a notícia pode ajudar a derrubar o tabu : Pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicada pela revista na The New England Journal of Medicine, trouxe boas notícias sobre o uso da máscara contra o coronavírus. Dados divulgados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estimam que 40% da população americana possa ser assintomática ao coronavírus.  Contudo, em países onde o uso de máscaras é nacional a porcentagem poderia subir para 80%, o que significa que a maioria tem apenas quadros leves da doença. Assim, o uso de máscara pode gerar resposta imunológica e reduzir a gravidade da doença, além de garantir que a maioria das infecções seja assintomática.

VERGONHA

Tribunais de Contas Estaduais (TCEs)  de todo o país começaram  enviar à Justiça Eleitoral as listas de prefeitos e gestores públicos que  tiveram contas  rejeitadas pelos órgão de controle  nos últimos oito anos. Levantamento parcial das Associações os Tribunais de Cotas do Brasil (Atricon) aponta que  que mais de 11 mil gestores públicos, incluindo prefeitos, vereadores e servidores públicos, ficarão inelegíveis se enquadrados na Lei de Ficha Limpa, por constarem nas listas enviadas pelos TCEs à Justiça Eleitoral.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes