Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Prefeito de Manaus acelera o passo em corrida de prefeitos

Levantamento divulgado, nesta quarta-feira (7), pelo Instituto Paraná coloca David Almeida entre os prefeitos com maior aprovação nas dez maiores capitais do país

O prefeito David Almeida anda exibindo um sorriso que vai de ponta a ponta das orelhas.

É que levantamento divulgado nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Paraná o coloca entre os prefeitos com maior aprovação nas dez maiores capitais do país. O de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lidera o ranking, com 68% de aprovação e desaprovação de 26,1%.  Na sequência, aparece o prefeito de Manaus, com 67,3% e 28,6%, respectivamente. Quer dizer, David é o segundão com apenas 1% abaixo do primeiro colocado, Bruno Reis. O terceiro colocado é João Campos (PSB), chefe do Executivo municipal de Recife, com 66,3% de aprovação e 28,4% desaprovação, à frente de Rafael Greca (PSD), de Curitiba, com 65,2% e 31,5%, respectivamente.

Porto Alegre,  BH e Rio

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), aparece na sequência, com 63,4% e 29,9%; seguido por Fuad Noman (PSD), de Belo Horizonte, com 57,1% e 28,9%; à frente de Eduardo Paes, do Rio, que tem 55,8% de aprovação e 38,1% de desaprovação.

Sampa, Fortaleza e Belém

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, está em oitavo na lista, com 52,7% e 38,7%, seguido por José Sarto (PDT), de Fortaleza,  com 43,5% e 50,9%; e por Edmilson Rodrigues (PSOL), de Belém, que tem 28,6% de aprovação e 68,8% de desaprovação.

Noite de curumins

A líder indígena do povo Witoto, Vanda Ortega Witoto, levou as crianças de sua comunidade indígena, no Tarumã-Açu, ao Teatro Amazonas na noite desta quarta-feira (7/06), para assistir ao musical “Curumim, o último Herói da Amazônia, em Busca da Flor da Vida” .

*

— Trouxe meus curumins para assistir à história de outro Curumim, o dos quadrinhos – disse Wanda, enquanto tirava fotos com os personagens do espetáculo no saguão do teatro.

Wanda

Wanda Witoto com o autor Mário Adolfo e os personmagens do musical Curumim

Técnica de enfermagem e  finalista do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Vanda Witoto ficou mais conhecida internacionalmente durante a pandemia do novo coronavírus, quando se tornou um símbolo da luta contra a Covid-19, salvando vidas em sua comunidade Parque das Tribos, na capital amazonense.

*

A líder indígena foi a primeira pessoa no Amazonas a receber a vacina Coronavac, do Instituto Butantan, no dia 18 de janeiro de 2021.

Bye, bye Petróleo

A Petrobras vai retirar nesta semana a sonda que está mobilizada na bacia da Foz do Rio Amazonas, no litoral do Amapá.

O equipamento só será mantido na região se o Ibama reverter a decisão de maio que negou a licença para perfurar um bloco na área.

Tira a sonda

A empresa apresentou recurso contra a decisão do órgão ambiental, mas não há data para uma nova análise.

A sonda será deslocada para bacias do Sudeste do país, como a bacia de Campos, num processo que demora cerca de duas semanas.

Quanto custa

A Petrobras estima um gasto diário de R$ 3,4 milhões para manter a sonda e outras estruturas na região.

Desde dezembro, foram gastos de R$ 500 milhões.

A máfia de Curitiba

"Os crimes de Moro e a Máfia de Curitiba" é o novo documentário do Brasil 247.

Dirigido por Joaquim de Carvalho, o projeto tem como objetivo investigar e apresentar ao público os detalhes e implicações das acusações feitas por Tony Garcia, ex-agente infiltrado de Sergio Moro (no traço de Aroeira) , envolvendo o ex-juiz federal e os procuradores da República.

Grande farsa

Joaquim de Carvalho é também o autor do documentário "A grande farsa: como Moro enganou o Brasil e ficou rico", no qual, além da evolução patrimonial, é revelado como ele construiu sua carreira, com cursos nos Estados Unidos e treinamento no Brasil por uma procuradora do Departamento de Justiça daquele país.

Documentário bomba

Tony Garcia, um empresário que afirma ter sido um agente infiltrado de Sergio Moro,  faz denúncias explosivas.

No decorrer das entrevistas surgem alegações perturbadoras de que Moro e os procuradores da Lava Jato teriam atuado como uma verdadeira máfia.

*

O documentário "Os crimes de Moro e a Máfia de Curitiba" buscará aprofundar-se nessas acusações, revelando os detalhes do suposto esquema ilegal de obtenção de informações e perseguição a alvos políticos.

O povo quer saber

Por que Jair Bolsonaro, quando estava no poder ou em campanha política comparecia em todas os eventos evangélicos ( e até chorava)  e,  nesta quinta-feira (8), se recusou a participar da Marcha para Jesus em São Paulo?

Vacina inédita

Fiocruz cria a primeira vacina do mundo contra barriga d'água e aguarda aprovação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O imunizante é o primeiro desenvolvido no mundo contra um helminto, grupo de vermes parasitários responsáveis por cerca de 1 a cada 6 das chamadas doenças tropicais negligenciadas, segundo o órgão de saúde.

Brasileiríssima

A vacina, chamada Schistovac (Sm14), foi desenvolvida com tecnologia brasileira, produzida no Laboratório de Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A vacina é considerada uma das pesquisas em saúde priorizadas pela OMS.

ÚLTIMA HORA

Cada vez mais Bolsonaro afunda num mar de lama

Em mais um episódios envolvendo Mauro Cid e Jair Bolsonaro (PL), a Polícia Federal encontrou no celular do ex-ajudante de ordens d o ex-presidente uma minuta golpista e “estudos” para dar suporte a um eventual golpe de Estado. As informações, que foram divulgadas nesta quinta-feira (8)  pela GloboNews, jornal O Globo e UOL, ainda dão conta de que a defesa de Bolsonaro sequer sabia que Mauro Cid havia sido chamado para depor sobre o novo assunto.

Os documentos recolhidos estavam em mensagens trocadas com o sargento do exército Luis Marcos dos Reis, preso junto de Cid após operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraude em cartões de vacinação.

A corporação encontrou no celular do ex-ajudante uma suposta minuta de decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), além de textos para dar suposto suporte para um golpe de Estado. Os documentos recolhidos estavam em mensagens trocadas com o sargento do exército Luis Marcos dos Reis, preso junto de Cid após operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraude em cartões de vacinação.

*

Com base nessas mensagens, a PF intimou Cid a novo depoimento.

A oitiva foi feita na terça-feira (6), na sede da Polícia Federal, em Brasília. Ele permaneceu em silêncio.  Agora, a defesa de Bolsonaro tenta entender ao que se refere o material coletado pela PF e como ele pode afetar Mauro Cid e, possivelmente, o ex-presidente.

ORGULHO

Curumim no Festival de Ópera: lotou a quatro sessões – três no Teatro da Instalação e uma no Teatro Amazonas


O musical “Curumim, O Último Herói da Amazônia em Busca da Flor da Vida”, que compôs a programação oficial do 25º festival Amazonas de Ópera, levou nada menos que 740 pessoas ao Teatro Amazonas, na noite desta quarta-feira (07).  O espetáculo, 100% amazonense, tem como principal estela o personagem, de HQs Curumim. A apresentação no palco do TA  foi uma sessão extra devido ao grande número de pessoas que não conseguiam entrar nas três primeiras apresentações no teatro da Instalação, que tem capacidade de público muito reduzida.

VERGONHA

Absurdo: Polícia trata detento que roubava alimentos, como se fosse um "animal abatido" 

A Justiça de São Paulo converteu a prisão em flagrante do homem, de 32 anos, que foi amarrado por dois policiais durante uma abordagem na Vila Mariana, Zona Sul, em prisão preventiva. O homem de 32 anos, negro, teve as mãos e os pés amarrados após ser detido acusado de roubar produtos em um supermercado na Vila Mariana, zona sul da capital. Em vídeo que circula nas redes sociais, ele aparece sendo arrastado e carregado pelos policiais, colocado em uma maca e depois na parte de trás de uma viatura. Segundo o Ouvidor Caudinho Silva,  não se pode naturalizar esse tipo de tratamento", disse.

— Aquilo é tortura, não é abordagem policial.

Para ele, existiam outras condições para render o homem, pois o número de policiais era grande e, no limite, o acusado poderia ter sido algemado pelas pernas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes