Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Papo furado

Bolsonaro e bolsominions disseram que levariam 1 milhão mil pessoas à manifestação, no domingo. Não levaram

Charge de Mário Adolfo.

Uma semana antes do ato da avenida Paulista, neste domingo (25), Bolsonaro e bolsominíons se vangloariavam que levariam 1 milhão mil pessoas à manifestação. Aliás, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chegou a afirmar e escrever que  “mais de 1 milhão de pessoas” deveriamm comparecer à manifestação convocada por Jair Bolsonaro (PL) no domingo (25) na avenida Paulista, em São Paulo.

Não levaram. Segundo o Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), no ápice, o ato do ex- reuniu 185 mil pessoas. O levantamento foi feito a partir de imagens analisadas por um software.  Foram tiradas 43 fotos entre as 15h – horário aproximado da chegada de Bolsonaro à manifestação – e as 17h, quando ele já havia ido embora. O discurso do “mito do gado” foi morno e moderador. Quase um pedido de trégua. Tipo “ não me prendam e eu prometo maneirar no discurso, talkey?”

Correram do pau

No ato  ato pró-Bolsonaro, governadores eleitos pelo ex-presidente o abandonam; apenas quatro comparecem à Paulista:  Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (PL) e Tarcísio de Freitas (SP).

Bolsonaristas, pero no mucho!

Os nove governadores bolsonaristas que não compareceram à manifestação para demonstrar apoio ao ex-presidente são Cláudio Castro (RJ), Ratinho Jr (PR), Mauro Mendes (MT), Wanderley Barbosa (TO), Gladson Camelli (AC), Antonio Denarium (RR), Ibanêis Rocha (DF), Wilson Lima (AM), Marcos Rocha (RO) e Eduardo Riedel (MS).

O povo quer saber

Embora a imprensa tenha dado Wilson Lima como eleito por Bolsonaro, ninguém sabe – e talvez nem o Wilson –, o que o ex-presidente pode ter feito para eleger o governador do Amazonas.

Malafaia insulta STF

O pastor Silas Malafaia, um dos organizadores da manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) na avenida Paulista, em São Paulo, fez críticas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao ministro Alexandre de Moraes.

*

Malafaia declarou não ter medo de ser preso e enfatizou que a vergonha está em se calar, se esconder ou fugir.

Imagina se fosse?

Embora tenha citado episódios que considera contraditórios da Corte, Malafaia afirmou que não estava no ato para atacar o Supremo, pois seria um ataque a uma instituição do Estado Democrático de Direito.

*

Bom se o discurso agressivo não era pra atacar  o Supremo e seus ministros, imagine se fosse, hein?

Imagina se fosse?

Embora tenha citado episódios que considera contraditórios da Corte, Malafaia afirmou que não estava no ato para atacar o Supremo, pois seria um ataque a uma instituição do Estado Democrático de Direito.

*

Bom se o discurso agressivo não era pra atacar  o Supremo e seus ministros,  imagine se fosse, hein? .

Nunes na mira do MP

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) disse que acionou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) a fim de que seja apurado o suposto uso de dinheiro público no ato que teve a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista.

Refúgio bolsonarista aqui não*

Ela revelou que, neste domingo (25), a impetrou um documento com a vereadora paulista Luana Alves (Psol-SP)

— É escandaloso o uso de recursos públicos para participar de ato golpista que incita ataques contra uma investigação da PF e do STF.

*

Nunes não fará de São Paulo um refúgio para o bolsonarismo - escreveu Sâmia, no X (antigo Twitter).

Agride até baleia

Nesta terça-feira (27), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai depor à Polícia Federal (PF) em um inquérito que apura uma suposta “importunação” por parte dele contra uma baleia jubarte enquanto andava de jet ski em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo (SP), em junho de 2023.

*

A oitiva da PF está marcada para 14h30 na superintendência da PF da capital paulista. Originalmente, ela ocorreria no dia 7 de fevereiro em São Sebastião.

Funasa vai à luta

Servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizam, nesta quarta-feira (28), assembleia e ato público na tentativa de fazer pressão pela reestruturação da entidade, nomeação de um superintendente titular e a ameaça de perda da gratificação de desempenho para os funcionários.

Dia D

O ato acontecerá em frente á seda da Funasa , no bairro da Glória.

A escolha do dia 28 foi estratégica. A data  coincide com a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) das entidades representativas dos servidores e representantes do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

*

Nessa reunião serão discutidas as propostas do governo e das entidades sindicais para o reajuste salarial.

Fátima Bernardes demitida

Sem novos projetos desde 2023, Fátima Bernardes não tem mais contrato  com a Globo.

A jornalista perdeu o vínculo de exclusividade com a emissora no fim do ano passado e não faz mais parte do time de funcionários da líder de audiência.

Não paga mais mega-salário

Em nota oficial, a emissora confirmou o fim da parceria de exclusividade com a profissional.

A movimentação segue uma tendência da empresa, que não pagará mais altos salários para quem não tiver bons níveis de produtividade — e tampouco tenha projetos em curto prazo, como era o caso da ex-mulher de William Bonner.

Mais de 25 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza no Uatumã

A soltura dos filhotes de tartaruga é fruto de um trabalho de monitoramento e conservação

Mais de 25 mil filhotes de quelônios foram soltos na natureza, no domingo (25/02), por moradores da comunidade da Enseada, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã. A soltura é fruto de um trabalho de monitoramento e conservação das espécies, desenvolvido na Unidade de Conservação (UC), com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), há 22 anos.

A soltura dos filhotes é a etapa final de um longo trabalho de coleta dos ovos, que começa ainda em setembro do ano anterior e segue até o mês de dezembro.

*

Durante esse período, moradores da comunidade da Enseada se dividiram em equipes para percorrer as praias que rodeiam todo o Lago do Jaraoacá, em busca das covas onde os quelônios realizam a desova.

ORGULHO

Nova York: está entre as preferidas dos bilionários

Cerca de 395 mil pessoas no mundo são consideradas “ultra-ricas”, o equivalente a 0,005% da população global, estimada em oito bilhões de humanos. Os dados são do relatório Wealth-X 2023 World Ultra Wealth, que apontou esse recorte entre gente com patrimônio líquido superior a US$ 30 milhões.  A pesquisa, com números de 2022, mostra que 15% do grupo analisado está concentrado em apenas dez cidades, metade delas nos Estados Unidos. Outras duas na Europa e mais três no continente asiático, que tem a metrópole que lidera o topo da lista. A lista traz Hong Kong (China) como a cidade que mais agrupa os ultrarricos, com 12,615 deles. Em seguida vem Nova York (EUA), com 11,845; Londres (Reino Unido), com 6,370; Los Angeles (EUA), com 6,205; São Francisco (EUA), com 4,385; e Chicago (EUA), com 4,235. No sétimo lugar está Singapura, com 4,160; seguida de Paris (França), com 3.995; Tóquio (Japão), com 3.710; e Washington (EUA), como 3.465.

VERGONHA

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) foi condenado a 20 anos de prisão pelos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. O parlamentar também deve pagar multa de R$ 750 mil aos cofres públicos. As acusações remontam ao período em que Carneiro foi secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, na Paraíba. O congressista e os outros acusados podem recorrer da decisão. A sentença do juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, tornada pública neste domingo (25), afirma que foram comprovadas irregularidades nas licitações. Conforme denúncia do  Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o deputado e os demais réus, Luiz Carlos Chaves, Daniel Pereira de Souza e Fábio Magib Mazhunni Maia, formavam uma quadrilha especializada em fraudes e lavagem de dinheiro.


Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes