Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Onze anos depois, Alfredo e Ronaldo Tiradentes fumam o cachimbo da paz

Em mais uma demonstração do estilo ternurinha, que vem adotando nos últimos tempos, o âncora e proprietário da Tiradentes FM, Ronado Tiradentes, anistiou o ex-prefeito e ex-ministro Alfredo Nascimento (PR) que, novamente, é candidato a prefeito de Manaus.

No programa “Manhã de Notícias” desta quinta-feira, 24, Tiradentes e Nascimento – ex-ministro dos Transportes de Lula e Dilma e que hoje faz bilu tetéia para Jair Bolsonaro – finalmente fumaram o cachimbo da paz e até marcaram uma pelada para selar o acordo.

Mas antes da saudação inicial da entrevista, o apresentador do programa fez questão de avisar, para que ninguém se assustasse,  que  ele e Alfredo, depois do arranca rabo, já haviam se encontraram duas vezes e se cumprimentaram civilizadamente.

Problema superado

Ronaldo começou dizendo que “é amplamente notório, de conhecimento público, que eu tive problemas de relacionamento com o ex-senador Alfredo Nascimento”. Dito isso, sapecou:

— Gostaria de deixar muito claro aqui no início dessa entrevista que esses problemas foram de forma muito inteligente superados de minha parte e acredito que da parte do ex-senador Alfredo Nascimento.

Frente a frente

Depois revelou que  os dois se encontraram em duas oportunidades, casualmente, uma no aeroporto e outra na casa de uma “pessoa conhecida” e nas duas vezes se cumprimentamos de “forma respeitosa”.

— Estas arestas todas foram superadas, de ambas as partes. Gostaria de tocar essa entrevista com absoluta isenção, como tudo que faço –, avisou.

Menos, Alfredo, menos!

Do outro lado da linha, Alfredo se emocionou tanto que disse que Ronaldo canta muito bem.
— Ah, eu não canto bem – respondeu Ronaldo.

Favas contadas

No dia 27 de junho de 2009, Tiradentes e Alfredo, então Ministro dos Transportes, chegaram às vias de fato no estacionamento do hangar do Governo do Estado do Amazonas no aeroporto Eduardo Gomes.

O caso foi parar na superintendência da Polícia Federal, onde Tiradentes entrou com uma representação. Favas contadas.

Alfredo Nascimento e Ronaldo Tiradentes

A volta dos mortos vivos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (23/9) a recriação do Ministério das Comunicações.

A Medida Provisória (MP) nº 980/2020, que traz de volta a pasta, já havia sido aprovada pelos deputados na segunda-feira (21/9).

A pasta das Comunicações foi extinta em 2016, com as atribuições transferidas para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Omar relator

O relator da matéria, que vai à sanção presidencial, foi o senador Omar Aziz (PSD). Agora, basta a  sanção do presidente Jair Bolsonaro para que a mudança na Esplanada seja oficial.

Toma lá, dá cá

Bolsonaro decidiu recriar o ministério em junho e colocar no comando o deputado federal licenciado Fábio Faria (PSD-RN), genro do dono do SBT, Silvio Santos.

—  A recriação da pasta foi a fim de atender o que há de pior na política: um toma-lá-dá-cá –, cutucou o senador Major Olímpio (PSL-SP), um dos cinco que votou contra.

Não é troca de favor

Nas alfinetadas contra a velha política baseada na  máxima de São Francisco – é dando que se recebe –, Omar tratou de esclarecer que o ministro Fábio Faria é do PSD, mas os senadores do PSD,não foram nem consultados para a nomeação.

— Vamos deixar claro isto aqui: não é uma troca de favor. Não existe isso. Podem perguntar para qualquer senador do partido aqui –, justificou o senador do Amazonas.

Tudo no baú

Omar também fez questão de deixar claro que a relação do genro de Silvio Santos  era direta com Bolsonaro.

— Eu só fui o relator! – avisou Aziz.

Pensão de ex-governadores

O  procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 745, solicitando que STF reconheça como inconstitucional a manutenção de pensão a ex-governadores.

Aras conta pensão para ex-governadores

Amazonas ainda paga

O estado do Amazonas, por exemplo, ainda paga. Para, Augusto Aras, essas práticas contrariam os princípios republicano, da moralidade e impessoalidade

Nove estados suspenderam

Na ação, o procurador-geral afirma que a maioria das normas estaduais foi impugnada por meio de ações já julgadas pelo STF, que reconheceu a inconstitucionalidade do benefício.

Isso levou os estados do Paraná, Mato Grosso, Ceará, Sergipe, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Roraima e Bahia a suspenderem o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores.

Bolsonaro errou

O presidente Jair Bolsonaro errou ao vetar a criação do Brasduto – Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da Produção, que destinaria 20% da renda do pré-sal para o fundo de construção dos gasodutos.

A advertência foi feita pelo  senador Eduardo Braga (MDB-AM), nesta 4ª feira, 23/09, durante o seminário virtual “PL do Gás Natural: o gás será para todos ou para poucos?”

Faltou inteligência

Para o senador, faltou inteligência ao chefe do Executivo nessa questão.

— É claro que não foi inteligente vetar o Brasduto. Porque o Brasduto era uma forma de financiar a infraestrutura de gasodutos.

Segundo Braga, só assim seria possível estabelecer demandas locacionais ou regionais e fazer com que “o ganha-ganha fosse virtuoso no setor de energia” – disse o senadr.

Gás é reeinjetado

Atualmente, parte do gás produzido no Brasil é reinjetado nos poços de petróleo, principalmente por causa da falta de infraestrutura para distribuição.

Dados da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) indicam que é necessário investimento de US$ 19,5 bilhões para que esse combustível chegue ao mercado.

PSC tira  time de campo

O Partido Social Cristão (PSC) decidiu tirar o time de campo das eleições para prefeito de Manaus. Através de nota publicada nesta quinta-feira,24, a   Executiva do partido comunicou que decidiu por não formalizar apoio a nenhum Candidato Majoritário, de forma isolada ou por meio de Coligação com outros Partidos Políticos.

Livre escolha

“Dessa forma, vossas senhorias (candidatos e candidatas)  encontram-se livres para apoiar qualquer candidatura majoritária que lhes for conveniente, observadas as obrigações contidas PSC”, fiz a nota assinada por Caroline Braz, presidente municipal do partido.

Agora vai

O deputado estadual Fausto Jr (PRTB) está mais alegre do que pinto no lixo com o anúncio de que o Governo Federal vai  concluir a recuperação da BR-319 até o final de 2022.

Enfim, juntas!

Fausto tem esperanças que,  quando a BR-319 estiver pronta, os Governo Federal e do Amazonas podem tirar do papel o projeto da construção da ponte que ligará os municípios de Manacapuru e Manaquiri e, dessa forma, ligar  as rodovias BR-319 e BR-174.

— A ligação das estradas permitirá a maior integração entre os Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, além de integrar a região norte aos maiores centros consumidores do País.

ÚLTIMA HORA

Mestre Pinheiro

Os familiares e amigos de José Roberto Pinheiro, o Mestre Pinheiro – que nos deixou na sexta-feira passada – , lotaram a igreja de São Sebastião, na noite de ontem,  para homenagear o pesquisador musical  e sambista na missa de 7º dia de sua morte.

A filha do Mestre, Jade,  encerrou a missa lendo um texto emocionante, onde contou a histórias que o pai costumava contar quando ela era criança, e revelou ao última mensagem pelo wathsApp com um conselho – “Festeje a vida, minha filha. A vida é bela”.

No final, Jade citou nominalmente os grandes amigos e parceiros de Mestre Pinheiro, sendo aplaudida no interior da igreja.

ORGULHO

atriz Andréa Beltão foi indicada ao prêmio Emmy, na categoria de Melhor Atriz, pelo desempenho no filme Hebve, que conta a história da apresentadora Hebe Camargo. A lista dos indicados ao Emmy Internacional saiu nesta quinta, 24. O longa Hebe – A Estrela do Brasil, de 2019, virou minissérie, que está sendo apresentada em 10 capítulos na TV Globo.  Andréa Beltrão vai concorrer ao prêmio com a alemã Emma Bading, a britânica Glenda Jackson e malasiana a Yeo Yann Yann. Além da atriz, o Brasil aparece entre os indicados em outras seis categorias do Emmy Internacional.

VERGONHA

Após o ministro da Educação Milton Ribeiro afirmar que gays vêm de 'famílias desajustadas', nesta quinta-feira (24), o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) afirmou que vai entrar com uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro seja investigado por homofobia. “Meu repúdio absoluto a esse ataque preconceituoso, medieval e sórdido, que exige reação imediata”, escreveu o parlamentar nas redes sociais. Segundo Contarato, único senador gay assumido, ter um ministro da Educação "homofóbico", "viola criminosamente os princípios de respeito e igualdade entre as pessoas consagradas pela Constituição".

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes