Ir para o conteúdo

Dito & Feito - O QUE VIER EU TRAÇO! Amazonino diz que não tem candidato a presidente

Amazonino Lula Bolsonaro charge

O pré-candidato ao governo do estado, Amazonino Mendes (Cidadania) disse no lançamento de sua candidatura que não vai apoiar nenhum candidato a presidente. Segundo ele,  a vontade do povo será respeitada, quem o povo eleger terá o seu apoio. E aí fica a pergunta: se Jair Bolsonaro, o maior algoz da Zona Franca de Manaus, que em quatro anos não fez nada pelo Amazonas, vencer a eleição, Amazonino vai fazer “bilu-teteia” pra ele, como 99%dos deputados do Amazonas fizeram?

Talvez não seja por aí. Uma certa noite, na inauguração do viaduto Gilberto Mestrinho, na Bola do Coroado, o então prefeito Amazonino Mendes chegou a dizer a seguinte frase:

— Graças a Deu o pais hoje é hovetbafor por um homem que pensa nos pobres. Este homem é Lula!

Quem lembra?

Negão na pole

E por falar em Mazoca, o tetra-governador lidera a corrida à governador do Estado. É o que aponta  pesquisa do Instituto Diário de Pesquisa (IDP), divulgada nesta terça-feira (10). Amazonino tem 40,1% dos votos e em segundo lugar aparece o senador Eduardo Braga (MDB), com 20,3% dos votos.

Wilson é o 3º

O governador Wilson Lima (União Brasil) vem em 3º lugar 16,6% e Ricardo Nicolau (Solidariedade) tem  5,9%.

Lanterna

Na lanterna estão Carol Brás (PDT) com 5,8%. e Marcelo Amil (Psol), 0,9%. Os votos brancos somam 2,7%; não sabem ou não responderam chegam a 1,2%, e “nenhum dos candidatos”  somam 6,4%.

Arthur lidera

Arthur lidera pro Senado

Quem também festejou a pesquisa do Diário foi Arthur Virgílio (PSDB), candidato ao Senado Federal. O ex-prefeito de Manaus tem o maior percentual de intenção de votos na disputa pela única vaga para o Senado pelo Amazonas nas eleições de 2022.

Tucano tem 31,3%

O pré-candidato ao Senado segue na liderança com 31,3%, crescendo 1,2% desde a última pesquisa realizada em fevereiro pelo mesmo instituto.

Omar em segundo

Na pesquisa, Virgílio aparece com mais de dez pontos percentuais à frente do segundo colocado, Omar Aziz (PSD) que tem 20%. O terceiro lugar aparece com 17,6%.

— Coloco mais uma vez meu nome ao crivo dos amazonenses para que o Amazonas volte a ter uma voz firme em defesa dos interesses do Estado, principalmente neste momento em que a Zona Franca de Manaus sofre constantes ataques –, reforçou o presidente do PSDB Amazonas.

Ramos convoca

O presidente da Câmara em exercício, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) está convocando lideranças empresarias, políticas, representantes dos trabalhadores e entidades como a OAB – presidida pelo amazonense Beto Simonetti –, além dos reitores da UEA, para uma grande mobilização no Congresso Nacional em defesa da Zona Franca de Manaus.

O barulho é hoje

O  ato está marcado para resta quarta-feira, 11, 10h, na sala do Colégio de Líderes da Câmara.
— Queremos fazer um grande ato em defesa dos direitos dos amazonenses de ter um emprego e de sustentar suas famílias, pelos recursos que mantém os serviços públicos como saúde e educação públicas, pela nossa UEA e pela nossa floresta –, disse Ramos.

Guerra sem trégua

Marcel Ramos observa que a liminar do ministro Alexandre de Moraes pela exclusão dos produtos da ZFM nos decretos do IPI não interrompe o trabalho da bancada do Amazonas por uma decisão definitiva do STF.

Jair mira Marcelo

Não bastassem os ataques sistemáticos ao modelo ZFM, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta uma manobra para retirar o amazonense Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara, cargo para o qual foi eleito com massiva votação, 396 votos dos 513.

Zé indignado

O deputado federal José Ricardo (PT-AM) se manifestou de forma indignada  contra o novo aumento do combustível, do diesel, especificamente.

— Ao que tudo indica que daqui a pouco vão aumentar também a gasolina e o gás de cozinha. O resultado disso é o aumento da inflação, dos custos de transporte, dos alimentos de um modo geral e do custo de vida – atacou o petista.

Zé Ricardo do PT

Falta comida

Zé Ricardo disse que, com o congelamento dos salários, os trabalhadores não têm mais condições para garantir qualidade de vida.

— O salário reduzido é insuficiente. E, para muitas famílias, o salário já não garante a  segurança alimentar.

Fome de volta

O deputado do  PT observa que hoje o  Brasil já registra a volta da fome, diante da   inflação e da política absurda de combustíveis.

E Petrobras lucrando com isso. No primeiro trimestre deste ano, quase R$ 45 bilhões de lucros, a serem distribuídos para os acionistas às forças da pobreza, do sofrimento da população brasileira.

X

— E o presidente Bolsonaro não faz nada para impedir isso. Pelo contrário, apoia a direção da Petrobras, que toma essas medidas contra o povo brasileiro – cutucou Zé.

Vanessa cutuca

A pré-candidata a deputada  federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) disse em suas redes sociais que o   presidente Jair Bolsonaro (PL) se preocupa mas em atacar o processo eleitoral brasileiro do que combater a fome.

Tem mais o que fazer

La Grazziotin disse que, diante de tantos problemas que precisam ser enfrentados, como a fome, a carestia, o desemprego, por que Bolsonaro só se preocupa em mobilizar os militares para questionar as urnas eletrônicas?

—  Fiquemos atentos aos ataques do presidente ao nosso sistema eleitoral – disse a ex-senadora comunista.

Projeto de Braga

Médicos e outros profissionais da saúde poderão entrar na lista de categorias beneficiadas com a aposentadoria especial por periculosidade. É o que prevê um projeto de lei complementar do Senado (PLP 245/2019) de autoria do  senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Um churrasquinho...

Repetindo a tônica de discursos recentes, o ex-presidente Lula (PT) reforçou a necessidade de, na visão dele, melhorar as condições de vida dos trabalhadores brasileiros. Pré-candidato à Presidência, ele participou de um evento na manhã desta terça-feira (10) em Contagem, cidade caracterizada por ser um polo industrial.

...E uma gelada!

Segundo Lula, a prioridade do trabalhador é ter uma casa e, em seguida, um emprego para sustentar a família.

— Depois, o que queremos? O celular, o computador, o carro…Depois disso queremos fazer um churrasquinho e tomar uma geladinha –, discursou o petista.

Aeroporto ou rodoviária?

Ele também criticou, com ironia, as pessoas que reclamavam que, durante os governos do PT, “o aeroporto virou uma rodoviária”. Uma referência à época de seu governo onde as pessoas mais humildes passaram a viajar de avião. Antes só viajavam de ônibus.

ÚLTIMA HORA

PESQUISA CNT – Lula lidera com larga vantagem

Nova pesquisa aponta a estabilidade de Lula e a interrupção do crescimento do atual presidente

O  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 40,6% das intenções voto e segue com larga vantagem na corrida presidencial das eleições de outubro, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (10), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o MDA. Lula é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que apareceu com 32%.  No levantamento anterior, em fevereiro, o petista aparecia com 42,2%, enquanto o atual chefe do Executivo tinha 28%. Lula oscilou negativamente em 1,6 ponto percentual, abaixo da margem de erro, de 2,2 pontos. O crescimento de Bolsonaro de 2 a 4 pontos percentuais já havia sido captado por outras empresas de pesquisa a partir do final de março, quando Moro abriu mão de concorrer ao pleito e saiu do Podemos.

Desde o final de abril, porém, levantamentos do Ipespe e do PoderData mostraram que o fôlego de Bolsonaro com a saída do ex-juiz da Lava Jato não durou muito. Os estudos, que são mais frequentes, divulgados a cada 15 dias, mostraram estabilidade de Lula e a interrupção do crescimento do atual presidente.

ORGULHO

Victor Correa Hespanha

O mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, se tornará o segundo brasileiro a viajar para o espaço. O engenheiro de produção foi sorteado para participar da missão NS-21 da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos.

Para participar do sorteio, Victor, que sonhava em ser astronauta quando criança, comprou pela primeira vez um NFT, usando criptomoedas, na Gen-1, ativo da Crypto Space Agency.  A empresa colocou em abril 5.555 NFTs à disposição do público e avisou que um dos compradores iria para o espaço. A Blue Origin divulgou o nome dos tripulantes nesta segunda-feira (9/5).

— Comprei pensando no potencial de valorização, nunca imaginei que seria sorteado. Estou realizando um sonho de criança por meio de um NFT, a ficha ainda está caindo –, disse em nota.

VERGONHA

Adriana Cardoso Belém

A delegada Adriana Cardoso Belém  (foto), que por anos foi titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), foi presa na tarde desta terça-feira. A policial é um dos alvos da Operação Calígula, contra uma rede de jogos de azar explorada pelo contraventor Rogério de Andrade e pelo PM reformado Ronnie Lessa. Na casa da policial, os investigadores encontraram quase R$ 2 milhões em espécie. O dinheiro estava em sacos de grifes famosas e dentro de uma mala de viagem em um closet. O montante surpreendeu os promotores; foi preciso levar máquinas para contar as cédulas. Após a apreensão, a Força-Tarefa do Gaeco para o caso Marielle e Anderson obteve a prisão preventiva da delegada, decretada pelo juiz da 1ª Vara Especializada do Tribunal de Justiça, Bruno Monteiro Rulière. Ela está lotada na Secretaria Municipal de Esportes do Rio, no cargo de assessora, e será exonerada nesta terça-feira, segundo a prefeitura.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes