Ir para o conteúdo

Dito & Feito - O que está por trás do interesse de Musk pela Amazônia

Alguém pode até achar que a nossa linha de pensamento é pessimista. Mas,  de fato, qual o real interesse do bilionário Elon Musk com esta “súbita preocupação” com a preservação da Amazônia? Será que ele é tão bonzinho assim? Ou tão ecologicamente consciente?

Musk desembarcou no Brasil na manhã  desta sexta-feira (20), para encontro com o presidente Jair Bolsonaro, políticos e empresários, que foi mantido a sete chaves até a véspera. De cara anunciou, via Twitter, que lançará a rede Starlink para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia. É impressionante como Musk se preocupa com a educação das crianças da Amazônia, hein?

Tesla

E não é só. A visita do bilionário pode ser lucrativa para a Zona Franca de Manaus (ZFM). Segundo o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, além de questões relacionadas à Amazônia, o governo pretende tratar com o bilionário sobre a construção de uma fábrica da Tesla na capital amazonense.

Sonho americano

Ao que tudo indica, contar com uma unidade da fabricante de carros elétricos em território nacional é um desejo antigo do governo. A comitiva brasileira encaminhou o projeto ao homem mais rico do mundo e CEO da Tesla na reunião que aconteceu na  cidade de Porto Feliz (SP).

Governador agradece

O governador Wilson Lima (União Brasil) utilizou o Twitter – rede social que, inclusive, foi comprada recentemente por Musk – para agradecer o interesse do empresário.

“Além de não abrir mão dos empregos gerados na ZFM, seguimos trabalhando para atrair novos investimentos. Elon Musk demonstrou interesse em trazer investimentos para cá e vamos trabalhar para consolidar esse negócio. Venham conhecer a Amazônia. A Amazônia está chamando vocês”, escreveu o governador.

Bolsonaro e Musk

Ricos e “generosos”

No mês passado, Lima já havia convidado o megaempresário Jeff Bezos, da Amazon, a investir na Amazônia. Bezos é o segundo homem mais rico do mundo, atrás apenas de Musk.

Olho na Amazônia

Elon Musk afirmou que sua empresa SpaceX, através da internet via satélite Starlink, vai monitorar a Amazônia. Quando perguntando sobre como essa operação garantiria a preservação ambiental na região, Musk falou apenas da conectividade. O governo federal também não deu detalhes sobre o projeto. Hummmmm!

Debaixo da terra

Há quem aposte que o interesse de Musk no Amazonas não é a educação de crianças e muito menos a preocupação com  a defesa da floresta. Está debaixo da terra e se chama lítio, metal essencial para as atuais baterias que movem carros elétricos e fazem os aparelhos portáteis funcionarem. A Tesla, de Musk, é a empresa que mais investe e fatura em carros elétricos.

Nióbio quero não

No encontro com o excêntrico bilionário sul-africano, Bolsonaro ofereceu a oportunidade de explorar nióbio em território brasileiro. No entanto, o dono da Tesla recusou prontamente a oferta do minério, que o anfitrião defende desde a campanha eleitoral de 2018 como uma das salvações da economia nacional.

— Obviamente, falei com ele [Elon Musk] sobre a bateria de nióbio. E, obviamente, eles estão aprofundando o estudo para agregar o grafeno para que tenha uma super bateria de carga bastante rápida.

Pagou mico

De acordo com Jair, no momento, o nióbio não está no radar deles, declarou o presidente,  após o encontro, sem disfarçar a decepção com o bilionário sul-africano.

Caçador de lítio

Além do grafeno, Musk persegue o lítio. Especialistas garantem que o Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores produtores do lítio.

Amazonas

O que foi anunciado até o momento é que o foco será em oferecer internet na região norte do Brasil, auxiliando e expandindo a conexão no Amazonas

Não precisamos disso

O bilionário pode até instalar satélites para monitorar a Amazônia, porém, não precisamos disso.

O Brasil já conta com tal serviço desde 1988, trabalho realizado pelo Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Musk esteve no Brasil na sexta-feira

Namoro

Empolgado com a presença do dono da SpaceX, o presidente Jair Bolsonaro (PL) rasgou elogios a Elon Musk. E disse que a relação entre os dois é o “início de um namoro que acabará em casamento”.

— É a primeira vinda aqui, o primeiro contato. É o início de um namoro. Tenho certeza que vai acabar em casamento brevemente!

Venda da Reman

Venda da refinaria Isaac Sabbá (Reman) da Petrobras, situada em Manaus (AM), ao grupo Atem pode não levar a uma efetiva redução de preços de combustíveis na região, segundo fontes do setor.

Gasolina em Manaus

O levantamento aponta que a Refinaria Isaac Sabbá, em Manaus (AM), cobraria 65 centavos a mais pela gasolina e 86 centavos mais caro pelo diesel se já tivesse sido privatizada.

Venda aprovada

Hoje, a Reman vende a gasolina por 3,79 reais e o diesel a 4,88 o litro.

Na quinta-feira 12, a superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, aprovou a venda da Reman ao grupo Atem

Ilhados

Houve ano em que os visitantes de Parintins ficaram sem os serviços de internet e de telefonia móvel.

Os que mais padeceram foram os jornalistas, impossibilitados de transmitir as suas matérias para os veículos de comunicação.

Melhor prevenir

Mas esse ano pode ser diferente.

O Procon-Am já notificou quatro operadoras de telefonia e internet e pediu esclarecimentos sobre a estrutura das empresas para o Festival Folclórico de Parintins 2022.

Avisados

O Procon  enviou notificações às empresas Claro/NET, Oi, Tim e Vivo.

Nos documentos, o órgão pede que sejam encaminhadas as medidas que serão adotadas para aumento da disponibilidade e do alcance dos serviços de telefonia e internet entre os dias 20 e 30 de junho.

Prontidão

O Procon também quer informações sobre os canais de atendimento emergencial e os contatos das equipes de manutenção e se elas estarão disponíveis 24 horas.

Braga na ilha

Eduardo Braga e Bi Garcia: Parceria vai render R$ 71 milhões para Parintins

E por falar em Parintins, o  prefeito Bi Garcia e o senador Eduardo Braga (MDB-AM)  assinaram ordem de serviço para pavimentação de 49 KM da estrada que liga a Vila Amazônia  até a região da Valéria, na divisa com o Estado do Pará.

A pavimentação da estrada é considerada um trabalho inédito e está  orçado em mais de R$ 71 milhões

Passo histórico

Braga disse que a pavimentação da estrada é um luta de anos e que a união do Prefeito Bi Garcia e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) fez toda a diferença.

— Estamos hoje aqui dando um passo histórico na Vila Amazônia. São 49 quilômetros de asfalto, vamos levar asfalto até a fronteira com o Pará. Isso vai transformar enormemente a vida  de todos aqui para melhor – disse o senador.

Sopra e não bufa

Agora não há mais desculpa. O motorista que se recusar a soprar o bafômetro durante uma abordagem policial poderá ser multado, inclusive com punição semelhante ao do condutor que é flagrado pelo equipamento com níveis de álcool no sangue.

A decisão foi proferida na última quinta-feira (19) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e afeta diretamente a vida da população e o trabalho de fiscalização no trânsito.

ÚLTIMA HORA

FÉ CEGA – “Só Deus me tira da cadeira de presidente!

Jair Bolsonaro na Marcha para Jesus: fé cega, arma amolada

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a dizer que só Deus o tiraria do cargo durante um discurso repleto de citações religiosas, neste sábado (21/5), na Marcha para Jesus. O evento de evangélicos que voltou a ser realizado após dois anos suspenso devido à pandemia, em Curitiba, no Paraná. O Brasil é uma referência para o globo todo. É um país que tem vocação para o futuro sem se descuidar do presente. Nós, juntos, com fé, atingiremos os nossos objetivos. É uma missão que eu tenho e só Deus me tira daquela cadeira (da presidência da República)”, disse.

— O Brasil é uma referência para o globo todo. É um país que tem vocação para o futuro sem se descuidar do presente. Nós, juntos, com fé, atingiremos os nossos objetivos. É uma missão que eu tenho e só Deus me tira daquela cadeira (da presidência da República) –, disse.

ORGULHO

Keanu Reeves 

Em Hollywood, todo mundo conhece a forma carinhosa com que o Keanu Reeves (foyto) trata os fãs. E dessa vez, ele ligou para uma senhora de 80 anos, após ouvir da neta dela sobre o amor que a avó tinha por ele.

A história viralizou após uma publicação na rede social Reddit. O post pedia que as pessoas compartilhassem histórias de coisas que uma celebridade fez e que mudou completamente a percepção do usuário sobre essa pessoa. contou que a avó dela é completamente fã do Keanu e o motivo é mais que especial.

“Minha avó tinha uma queda por Keanu Reeves porque ele a lembrava do meu avô quando ele era jovem. Vi todas as coisas dele, de Bill e Ted à Matrix”, inicia a publicação. A jovem contou que a idosa teve um derrame (AVC) no início dos anos 70 e ficou praticamente confinada em casa nos últimos 10 anos.

VERGONHA

Ciro Gomes

Na manhã deste sábado, 21, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), uma das mais ferrenhas defensoras de Jair Bolsonaro (PL), comemorou a ofensiva do pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, contra o ex-presidente Lula (PT). No Twitter, a bolsonarista postou um trecho da live de Ciro com o comediante Gregório Duvivier onde o pedetista diz que Lula não foi inocentado das acusações e condenações da Lava-Jato. Vale lembrar que o STF chancelou a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro e o próprio Comitê de Direitos Humanos da ONU concluiu que o ex-presidente teve seus direitos individuais e políticos violados. E Ciro ainda insiste em  dizer que não é cabo eleitoral de Bolsonaro.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes