Ir para o conteúdo

O LERO-LERO DE LIRA - Arthur Lira está sentado sobre 145 pedidos de impeachment contra Bolsonaro

Lira já disse que já disse que não vê motivos para a apresentação de 95% dos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) pede o impeachment do presidente da República por crime de responsabilidade cometido em reunião com embaixadores na última segunda-feira. Foi um crime grave mas, cá para nós, isso vai adiantar algumas coisa? Enquanto Arthur Lira (PL-AL) estiver no poder é claro que não. A gaveta do presidente da Câmara dos Deputados acumula, até agora, nada menos que 145 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesta quarta-feira (20/7), Prates, o líder da minoria no Senado, insistiu com mais um pedido  de afastamento do chefe do Executivo por crime de responsabilidade, mas Lira continua dentado sobre o calhamaço de pedidos, e mantendo um “silêncio ensurdecedor”, como definiu o ex-vice presidente da Casa, o amazonense Marcelo Ramos (PSD-AM), afastado do cargo por  não concordar com a  blindagem que Lira faz de Bolsonaro.

Me dê motivos

Cara de pau, Lira já disse que  já disse que  não vê motivos para a apresentação de 95% dos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

Motivos Bolsonaro tem dado de sobra. Só não vê quem não quer.

Então, tá!

Ele acrescentou que o prosseguimento de um pedido de impeachment é uma "mudança drástica na sociedade brasileira".

— É uma medida extrema, de ruptura política. A gente tem que tratar isso [o impeachment] como uma questão esporádica e absolutamente fora de qualquer parâmetro.

Pimenta é refresco

Ah, é? Só que Arthur  Lira não pensou nisso quando, mancomunado com  o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acelerou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015.

Ajudante de golpista

Na época, considerado membro da “tropa de choque” de Cunha, Lira era o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e determinou que a equipe técnica da Câmara dos Deputados fizesse um levantamento para traçar como seria a tramitação interna de um eventual processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Baixo clero

Mas quem é Arthur Lira o todo poderoso cuja principal missão na presidência da Câmara é blindar o presidente?

Assim como Bolsonaro, Lira foi por muitos mandatos um deputado do baixo clero.

X

Sua sorte começou a mudar na aproximação com Eduardo Cunha, ex-deputado federal, presidente da Câmara entre 2015 e 2016, quando era do MDB, e um dos articuladores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Malvado preferido

Mas não e só Arthur Lira que segura Jair Bolsonaro.

Sob o comando de Augusto Aras, a Procuradoria-Geral da República (PGR) teve a oportunidade de se manifestar em ao menos 90 pedidos de investigação apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Engavetou todos

Em 74 deles, a PGR foi contrária à investigação do presidente. Em nota, Aras disse que sua atuação é técnica e considera “indevida, ilações de alinhamento com quaisquer partes envolvidas nos casos”.

Dos 90 pedidos de investigação já apresentados, a PGR se manifestou em 77 deles.

Unzinho, mas arquivou

Em apenas um caso, a Procuradoria-Geral da República foi favorável à abertura de inquérito contra o presidente: a investigação de possível prevaricação de Bolsonaro na negociação pela compra da vacina indiana Covaxin.

*

Uma vez aberto o inquérito, porém, a PGR se manifestou pelo seu arquivamento.

Memória afetiva

Malvino Salvado de volta ao teatro Amazonas, o sonho de sua infância em Manaus

Ao retornar à sua terra natal, para  um evento do 10º Green Já Jazz Festival,  o ator Malvino Salvador revelou uma memória afetiva de sua infância em Manaus.

Uma de suas tias morava em uma casa no Centro de Manaus e, de lá, ele contemplava a cúpula do teatro Amazonas.

*

— Muitas vezes fitei um teatro. Hoje tenho orgulho de ter me apresentado  em seu palco e até de ter uma plaquinha com meu nome na parede desse monumento da arte – disse Malvino.

Belle Époque e cabelo

Malvino veio a Manaus exclusivamente para  o Gastro, Beauty and Jazz, do restaurante  Belle Époque, que funcionou na varando do segundo piso do Teatro Amazonas.

*

A programação incluiu também  a apresentação da nova médica e técnica da Mais Cabello, empresa que Malvino é sócio.

Anne presente

A amazonense Anne Moura na convenção do PT, que confirmou Lula para presidente

A secretária nacional de mulheres do PT e pré-candidata à deputada federal do Amazonas, Anne Moura, participou da Convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Federação Partidária Brasil da Esperança, formada pelo PT e pelos partidos Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).

Retomada da democracia

Durante a Convenção da Federação, realizada nesta quinta-feira (21), foi aprovada a candidatura de Lula e Alckmin à presidência do Brasil.

— Esse momento é importante, pois marca o início da luta pela retomada da plena democracia, a busca pela paz e o combate à fome – disse La Moura.

Outra vez Lula

O evento aconteceu em um hotel no Centro de São Paulo e não contou com a participação do ex-presidente Lula, que se encontra em viagem a Pernambuco.

Lula disputa a Presidência do Brasil pela sexta vez e será o primeiro candidato vindo de uma Federação Partidária, nova modalidade de aliança política criada em 2021.

Rio lulouA secretária nacional de mulheres do PT e pré-candidata à deputada federal do Amazonas, Anne Moura, participou da Convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Federação Partidária Brasil da Esperança, formada pelo PT e pelos partidos Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).

Retomada da democracia

Durante a Convenção da Federação, realizada nesta quinta-feira (21), foi aprovada a candidatura de Lula e Alckmin à presidência do Brasil.

— Esse momento é importante, pois marca o início da luta pela retomada da plena democracia, a busca pela paz e o combate à fome – disse La Moura.

Outra vez Lula

O evento aconteceu em um hotel no Centro de São Paulo e não contou com a participação do ex-presidente Lula, que se encontra em viagem a Pernambuco.

Lula disputa a Presidência do Brasil pela sexta vez e será o primeiro candidato vindo de uma Federação Partidária, nova modalidade de aliança política criada em 2021.

Rio lulou

Lula vira o jogo no Rio: O petista cresce na terra do presidente. 41% contra 34% de Bolsonaro

A mais recente pesquisa Ipec sobre as intenções de voto para presidente da República no Rio de Janeiro mostra que no estado em que nasceu e cresceu para a política, Jair Bolsonaro (PL) está perdendo para Lula (PT).

*

Espontaneamente, 41% dos 1.008 entrevistados disseram que se a eleição fosse hoje votariam no petista, contra 34% que responderam vota

Gás no Amazonas

A campanha exploratória da Eneva na Bacia do Amazonas trouxe novas boas notícias para a companhia.

A empresa anunciou que encontrou indícios de gás natural no poço 3-ENV-35D-AM , localizado no bloco terrestre AM-T-84. Essa foi a terceira descoberta na região em menos de um ano.

*

Em novembro do ano passado, a empresa já havia notificado a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a existência de indícios de petróleo e gás durante a perfuração do poço pioneiro no Amazonas.

Portugal mais fácil

O Parlamento de Portugal aprovou nesta quinta-feira (21) um novo regime jurídico que facilita o visto de trabalho para brasileiros.

A medida é válida para todos os cidadãos dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que inclui Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique, entre outros.

Novas regras

A proposta do governo altera as regras para entrada, permanência, saída e afastamento de brasileiros do território português.

Após a sanção presidencial, será possível obter um visto com validade de 120 dias, que poderá ser prorrogado por mais 60 dias, para que o imigrante seja contratado.

ÚLTIMA HORA

Bolsonaro lamenta morte de policial e ignora norte de outras  17 pessoas

O presidente responsabilizou o STF pela “dificuldade” da polícia de “combater marginais”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou nesta 5ª feira (21.jul.2022) a morte do policial militar Bruno de Paula Costa durante operação do Complexo do Alemão que resultou na morte de ao menos outras 17 pessoas. O chefe do Executivo responsabilizou o STF (Supremo Tribunal Federal) pela “dificuldade” da polícia de “combater marginais” por causa de restrições em operações.

— Nossos sentimentos à família, lamentamos o ocorrido e obviamente, até hoje, o Rio de Janeiro tem área de exclusão, onde a Polícia Militar não pode agir, por decisão do Supremo Tribunal Federal. A bandidagem cresce nessa área de exclusão, e a Polícia Militar fica com dificuldade de combater esses marginais” - ,  declarou em live nas redes sociais.

ORGULHO

Cientistas  estão impressionados com a maior vitória-régia do mundo.  Ela foi descoberta após especialistas em Ciência, Horticultura e Arte  Botânica de Londres provarem cientificamente a existência de uma nova espécie gigante.

Batizada de Victoria boliviana, as folhas dela podem crescer e ter até três metros de largura. A vitória-régia nativa da Bolívia cresce em um dos maiores pântanos do mundo, os Llanos de Moxos, na província de Beni. E o recorde atual para a maior espécie está nos Jardins La Rinconada, na Bolívia, onde as folhas cresceram até 3,2 metros. É muito lindo! Um artigo descrevendo a nova descoberta botânica foi publicado na revista Frontiers in Plant Science.

Foi o horticultor especialista mundial em nenúfares, Carlos Magdalena, quem desconfiou da existência da terceira espécie.

VERGONHA

Bolsonaro usa Itamaraty: Embaixadores fazendo papel de bobo da corte

Após a reunião de Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores na segunda-feira (18), no Palácio da Alvorada, para atacar e mentir sobre as urnas eletrônicas, o sistema eleitoral e a democracia brasileira, a Folha de S. Paulo publica nesta terça-feira (19) um editorial duro contra as investidas golpistas e autoritárias do chefe do Executivo. As Forças Armadas e o Itamaraty "se atolam na lama da marcha autoritária" e "se metem em conspiratas contra as urnas eletrônicas". Publicou em editorial o jornal Folha de S. Paulo. Ao convidar embaixadores de todo o mundo para que assistissem à sessão golpista de Bolsonaro, a chancelaria brasileira, afirma a Folha, 'rebaixou-se às fossas da conivência golpista'.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes