Ir para o conteúdo

Dito & Feito - "Não dá para administrar Manaus como se fosse um drone”, adverte David Almeida

Numa crítica direta ao candidato Amazonino Mendes, que prometeu adotar o sistema de conferência virtual, para discutir os problemas e as soluções para a cidade com as comunidades, David Almeida (Avante) disse que vai ser um prefeito presente, que vai ouvir a população, discutir as melhores soluções para os problemas apontados e vai cuidar das pessoas.

— Não há como administrar a capital de casa, como se fosse um drone. O prefeito precisa estar nas ruas, escutando as pessoas. Eu e Marcos Rotta sabemos muito bem disso e estamos dispostos a brigar pela nossa cidade, com gestão e eficiência com a coisa pública – garantiu o ex-governador.

David criticou Amazonino 

Mazoca virtual

Amazonino está apaixonado pela videoconferência, ferramenta que o candidato tem adotado muito fortemente na campanha. Ele justifica dizendo que apenas segue as orientações das autoridades de saúde e da Justiça Eleitoral, de prevenção à Covid-19.

— Esse sistema que estamos adotando por conta da pandemia tem se mostrado muito eficiente e ágil como ferramenta para aproximar as pessoas, abrir canais de diálogo às comunidades. Fica fácil para a gente conversar, se entender e se informar –, afirma.

O rei do pedaço

Aliás, Amazonino escolheu como mote de campanha enaltecer “suas qualidade” por conta da experiência  e detonar  adversários “inexperientes”.

No horário eleitoral de rádio e TV, Mazoca  disse que para melhorar alguma coisa, é preciso empenho, trabalho e competência.

— Para piorar, nada disso é preciso. Piorar é fácil.  A incompetência faz sozinha o serviço –, cutucou.

Perdas e ganhos

Para matar a pau, o Negão lembrou ao eleitor que  a eleição é uma escolha de quatro anos.

— Lembrando  que podem ser quatro anos de  realizações ou de tempo perdido.

Amazonino diz que vai adotar a videoconferência nas comunidades 

Salário antecipado

Os servidores municipais receberão o salário de outubro antecipado, entre segunda-feira, 26/10, e quarta, 28, no Dia do Servidor Público. O anúncio foi realizado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nesta quinta-feira, 22/10.

— Os nossos servidores recebem, rigorosamente, ao final do mês, mas estou antecipando para que comemorem o Dia do Servidor, em 28 de outubro, com o salário já na conta – disse Virgílio.

R$ 128 milhões

A antecipação dos proventos para os quase 40 mil servidores, ativos e inativos da Prefeitura de Manaus,  injetará mais de R$ 128 milhões na economia local, segundo a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

“Não vou tomar vacina”

Chega a ser patética a intransigência de Jair Bolsonaro contra a vacina chinesa. Além de defender a não-obrigatoriedade de uma eventual vacinação contra a Covid-19, o presidente afirmou em entrevista que não pretende se imunizar contra a doença causadora da pandemia mundial caso a única opção seja a vacina produzida pela Sinovac, na China.

— Eu não tomo a vacina, não interessa se tem uma ordem, seja de quem for, aqui no Brasil para tomar a vacina. Eu não vou tomar a vacina  –, disse o presidente em entrevista à Jovem Pan. Bolsonaro ainda afirmou.

Nem que a vaca tussa

Ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do país aprove, a vacina produzida na China pela Sinovac – a CoronaVac – não será comprada pelo governo Brasileiro, avisou, irritado o presidente.

Deputado criticou a atitude do presidente 

Sua estupidez

Quem condenou a pequenez do presidente foi o deputado Serafim Corrêa (PSB). O parlamentar chamou, nesta quinta-feira, 22, de "estupidez" a posição de Bolsonaro.

— A vacina que está mais avançada é Coronavac, um convênio chinês com o Instituto Butantan, de São Paulo, que é famosíssimo, mas ela vai ser fabricada no Brasil, por tanto será brasileira.

E daí, se for chinesa?

Sarafa alertou que estamos numa guerra sanitária e não podemos ficar alimentando egos, por briguinhas no Twitter.

— Isso é ridículo!  Mesmo que fosse chinesa não importa. Não interessa se a vacina é vermelha ou azul, o que importa é que ela dê imunidade ao povo brasileiro. Não estamos em uma guerra ideológica

Coletânea de erros

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta classificou o posicionamento do chefe do Executivo como "míope" e "mais um capítulo da coletânea de erros".

Mandetta criticou duramente Bolsonaro e cobrou que o  papel do líder seria de ajudar a solucionar o problema e não "jogar pedra".

— Ele está penalizando a pesquisa, a ciência e mais uma vez a tentativa do povo brasileiro de ter a volta da sua vida ao normal, né?

Pequeno e míope

Mandetta observou que mesmo que o Butantan produza 46 milhões de doses da CoronaVac, ainda é insuficiente para a população brasileira.

—Em vez de jogar  pedra e sabotar, ele tinha que procurar alternativas para produzir mais. É muito pequeno, muito míope –, declarou o ex-ministro sobre a postura de Bolsonaro.

Braga livre da Covid

O  senador Eduardo Braga (MDB) recebeu alta do hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde estava internado em tratamento contra a VCovid-19.

Apesar de seu estado de saúde ser considerado “bom”, Eduardo estava sendo monitorado 24 horas por dia, em razão de ser obeso e diabético.

Fora da sabatina

Por conta do diagnóstico de Covid-19, o senador do Amazonas não participou quarta-feira, 21/10, da sabatina de Kassio Marques. Braga era o relator da indicação do desembargador ao STF.

Tapas & Beijos

Volta e meia,  Arthur Virgílio larga a peia no governo Federal. Mas, quando merece, ele também sabe elogiar.

Por exemplo, ele elogiou a decisão do governo federal, por meio do Ministério da Economia, em fixar de forma permanente em 8% a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os concentrados de refrigerantes.

Isso é dignidade

A decisão beneficia as indústrias do segmento instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

—Isso é a garantia de 10 mil empregos no interior do Amazonas e significa muito, representa dignidade e perspectiva para o desenvolvimento do interior do Estado.

A declaração foi feita  durante a 294ª reunião on-line do Conselho de Administração da Suframa (CAS), na manhã desta quinta-feira, 22/10.

Morte de Trans

O ano de  2020, entra para a história como o ano em que mais foram assassinados  transexuais e travestis.

De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), que divulga boletins bimestrais com os números de assassinatos dessa população, 2020 já tem o maior número de mortes para os primeiros oito meses do ano: foram 129 pessoas —todas elas expressavam o gênero feminino.

Em 2019, no mesmo intervalo de tempo, haviam sido 76. Um aumento de 170%.

ÚLTIMA HORA

A Justiça Eleitoral decidiu que o show online de Caetano Veloso para arrecadar fundos para a campanha de Manuela D'Ávila (PCdoB), candidata à prefeita de Porto Alegre, equivale a um showmício. Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidiram, por 4 a 3, que a apresentação está vedada, contrariando o voto do relator. A decisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (22). O relator do caso foi o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. Ele entendeu que o show fechado é um "meio lícito de angariar recurso para campanhas eleitorais". De acordo com o desembargador, o "reconhecimento de licitude" não significa que não será fiscalizado.


Para o relator, o show "não fere a isonomia, pelo contrário, permite a todos candidatos que tenham meios lícitas de arrecadação". Ainda assim, a maioria dos votos foi no sentido contrário. O show foi programado em formato fechado, apenas para pagantes, em 7 de novembro. A campanha do vice-prefeito, Gustavo Paim (PP), entendeu que se tratava de um showmício e pediu sua suspensão.

ORGULHO

Uma notícia que orgulha a todos, por um gesto de amor:  Um menino de apenas 10 anos fez uma verdadeira maratona a pé, de bike e de barco, durante a pandemia, pra matar a saudade da avó. Ele cruzou 4 países e viajou quase 3 mil quilômetros, acompanhado do pai. Romeo Cox não via a avó Rosemary há um ano e meio, depois que mudou com a família, de Londres para Palermo, na Itália. Com o lockdown, por causa da pandemia, Romeo não tinha esperança de encontrá-la tão cedo. Foi então que decidiu realizar a jornada épica de 3 meses, da Inglaterra à Itália, para abraçar Rosemary.

VERGONHA

A senadora Leila Barros (PSB-DF), também conhecida como Leila do Vôlei, criticou a demora do Conselho de Ética ao tratar do caso do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado por operação da Polícia Federal, com dinheiro em espécie, dentro da cueca. “A demora do Conselho de Ética em analisar o caso do senador Chico Rodrigues é muito ruim para a imagem do Senado e da política brasileira. Não concordo com o excesso de decisões monocráticas do Poder Judiciário, mas os desdobramentos da Operação Desvid-19 exigem resposta rápida”, escreveu a parlamentar no Twitter. Ainda segundo a socialista, “os brasileiros estão cansados de assistir a casos bizarros da política brasileira passarem impunes. Defendo a manutenção do afastamento do senador e uma rápida análise do Senado a respeito do caso”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes