Ir para o conteúdo

Dito & Feito - LULA AOS GENERAIS – Os culpados vão pager e vamos virar essa página

Lula deixa claro que quer punir militares que queria apoiar golpe de estado no Brasil. E só virar a página depois disso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em reunião com os comandantes das Forças Armadas nesta sexta-feira (20), que “quem destruiu, quem financiou” os atos criminosos do dia 8 de janeiro em Brasília vai pagar e que as investigações “vão até o fim”.

Lula também fez questão de mandar uma mensagem de conciliação.

— Depois disso, vamos virar essa página e vamos investir no Brasil –, disse.

O presidente se reuniu nesta sexta-feira com os comandantes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, José Múcio, após ter manifestado desconfiança em militares responsáveis pela segurança da sede do Executivo federal durante os atos terroristas em 8 de janeiro. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e durou cerca de 2h30.

Quer fazer política?...

No entanto, petistas próximos a Lula entendem que o presidente deveria aproveitar a reunião para repetir o que disse durante entrevista a GloboNews, quando afirmou que os militares que quiserem fazer política devem tirar a farda.

... Então tire a farda!

— E eu quero que a gente volte à normalidade, é isso. As pessoas estão aí para cumprir as suas funções e não para fazer política. Quem quiser fazer política, tire a farda, renuncie ao seu cargo, crie um partido político e vá fazer política — afirmou na entrevista.

Não importa a patente

Em entrevista coletiva dada após a reunião desta quarta, o ministro da Defesa, José Múcio, disse que as Forças Armadas “não tem responsabilidade” sobre os atos criminosos, mas que militares que tiverem participado serão punidos como pessoas físicas.

Tomara que não

O ministro da Defesa também declarou que não há possibilidade de haver novos ataques às instituições.

— Não tenho a menor dúvida que outro [ataque] daquele não vai acontecer, até porque as Forças Armadas vão se antecipar –, declarou.

Barrado no baile

O presidente Lula excluiu o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, da reunião com o alto comando militar que acontece da manhã desta sexta-feira (20/1), no Palácio do Planalto.

Só desce, não sobe

O general foi visto tentando pegar um dos elevadores para o terceiro andar do Planalto, onde fica o gabinete presidencial.

O botão para o andar, porém, havia sido bloqueado minutos antes, para evitar o acesso de terceiros.

Braga na CPI do Golpe

Eduardo Braga (MDB)  é o único senador do Amazonas que assina a lista com o pedido de CPI do Golpe  para a investigar os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

Até o momento a lista conta atualmente com 31 assinaturas, quatro a mais que as 27 necessárias.

*

Desse total, 21 senadores são de partidos que compõem a base aliada do governo no Congresso.

CPI pra quê?

No entanto, a tendência é que a CPI do Golpe seja esvaziada depois que o presidente afirmou, na entrevista à  jornalista Natuza Nery, na quarta-feira (18),  que o governo tem meios para investigar os financiadores e alegou não ser necessário uma comissão de inquérito agora.

*

— Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora –, disse o presidente.

Ouçam meu conselho

Lula ressaltou que a decisão sobre a CPI é do Congresso, mas fez questão e deixar claro seu recado:

— É uma decisão do Congresso Nacional, não é minha. Portanto, os partidos políticos, na Câmara e no Senado é que vão decidir. Se, por acaso, eles me pedissem um conselho – que é difícil pedir conselho – eu dizia: não façam CPI, porque não vai ajudar –, completou.

David de malas prontas

O prefeito David Almeida está arrumando as malas para deixar o Avante e migrar para o Partido Progressista, sigla que  por muitos anos foi comandada pela família Garcia – O empresário Chiqui8nho Garcia e a filha, ex-deputada federal Rebecca.

Esta é a primeira mexida do prefeito na tabuleiro da  disputa pela reeleição.

*

Hoje o PP tem a maior bancada na Câmara Municipal e a mudança representa maior tempo na televisão, trunfo fundamenta para a estratégia de David rumo à

reeleição.

Reconhecimento indígena

Povos indígenas festejam o deputado Roberto Cidade

É de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade (UB)  a Lei nº 5492/2021, que cria o Dia Internacional da Mulher Indígena.

O deputado justifica que, no Brasil, as mulheres indígenas desempenharam, historicamente, um papel fundamental como agentes de mudança nas famílias, comunidades e na vida do povo.

—Nada  mais justo do que ressaltar a importância delas na forma da lei.

Identidade indígena

Roberto Cidade reforça que o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que um número maior de brasileiros passou a se identificar como tendo ascendência indígena.

*

— Em pouco mais de uma década, a população que se considera indígena cresceu pelo menos 66% no Brasil, saltando de quase 900 mil pessoas, em 2010, para mais de 1,4 milhão – disse o deputado..

Filme triste

Cinema do Amazonas de luto: morre o cineasta Jean César, aos 55 anos

Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa divulgou nota lamentando lamenta profundamente o falecimento do roteirista, diretor e produtor Jean Robert César, aos 55 anos, na noite de quinta-feira (19/01).

*

Jean lutava contra um câncer ósseo há mais de sete anos. Natural do Rio de Janeiro, o diretor criou raízes em Manaus, onde morou por 21 anos.

Vitorioso

Jean foi um vitorioso em sua área de atuação. Com mais de três décadas de experiência, produzindo novelas, matérias jornalísticas, minisséries, longas-metragens e documentários, que se destacaram no cenário nacional e internacional.

De Galvez a Chico Mendes

Jean produziu a edição de ouro do DVD de “125 anos do Teatro Amazonas”. Entre outros trabalhos de destaque estão, o longa-metragem “Le Jaguar” (1995), as minisséries “Mad Maria” (2004), “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” (2006).

ÚLTIMA HORA

A juventude tem pressa”, diz Marina no encontro com Greta Thunberg

Em davos, a ministra Marna Silva conversou com a ativista ambienta Greta Thunberg

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se encontrou com a ativista ambiental sueca Greta Thunberg nesta quinta-feira (19), em Davos.

O encontro foi breve e do lado de fora do Fórum Econômico Mundial, já que a ativista não tem acesso ao local.

Thunberg, que estava acompanhada de outras ativistas ambientais, falou pouco. Elas entregaram um pedido contra a exploração de petróleo à ministra, o documento é direcionado a vários países, não apenas ao Brasil.
Greta Thunberg, 20 anos, foi detida na 3ª feira durante protesto contra a expansão de uma mina de carvão na Alemanha. Ela foi liberada depois de a polícia fazer uma verificação de identidade.

*

Depois do encontro, a ministra compartilhou em suas redes sociais  de sua alegria ao conversar com

com a ativista ambiental em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.

— Hoje tive a graça de ter um potente e encorajador encontro com a 3ª geração de ativistas ambientais. As juventudes têm pressa por resultados no enfrentamento das desigualdades, do risco climático e da perda da biodiversidade. Ao lado de jovens mulheres ativistas de vários continentes, pensei: dos embates locais em Xapuri ao lado de Chico Mendes, em defesa da floresta, ao empate [sic] global para evitar o completo desequilíbrio do planeta, ao lado de Greta e suas companheiras de novas e velhas jornadas –, escreveu a ministra em seu perfil no Instagram.

ORGULHO

Apesar da selvageria dos atos terroristas, Brasília foi eleita a cidade " mais educada"

Uma pesquisa mostra quais são cidades mais educadas, cordiais e gentis do Brasil. Adivinha qual venceu? A capital federal, Brasília (DF)! Depois aparecem, Natal (RN), Curitiba (PR), Campinas (SP), Recife (PE) e Belém (PA). Foram analisados 15 municípios do país no levantamento.

De 2 a 7 de novembro de 2022, foram ouvidos 1,6 mil moradores, das 15 maiores cidades do país. Palco recente de cenas de barbárie nunca antes vista na história recente do país, as cenas que vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal no último dia 8, ainda assim a capital federal foi apontada como a que respeita seus pedestres e trabalhadores.

A pesquisa refere ainda que os brasilienses não costumam furar filas.

Em Curitiba e Natal, os moradores não falam viva voz do celular em público e costuma ser bem receptivos com turistas e pessoas de fora.

VERGONHA

Em 2019, drogas no avião da FAB, escândalo na comitiva de Bolsonaro

O tenente-coronel Alexandre Augusto Piovesan, um dos presos por tráfico internacional de drogas em uma das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que integrava a comitiva de Jair Bolsonaro (PL) em junho de 2019, teria tido acesso ao cartão corporativo do ex-chefe do Planalto. Na época da prisão, na Espanha, o militar estava junto com uma equipe do governo que iria ao Japão para o encontro do G-20. e acordo com denúncias feitas pelo colunista Cleber Lourenço, em parceria com o jornalista Diego Feijó, a investigação sobre o tenente e o cartão corporativo começou após um pedido feito pelo deputado federal Ivan Valente (Psol), que em 2019 buscou saber quais eram os servidores com acesso ao cartão. O requerimento mostrou que 32 pessoas tinham acesso ao cartão. Destes, 15 são militares, sete estavam da ativa e oito da reserva.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes