Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Josué ergue a bandeira da paz e estende a mão ao governador Wilson Lima

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PRTB ) teve um  gesto de grandeza e maturidade política ao estender a mão ao governador Wilson Lina (PSC) e colocar fim a um embate que só vinha trazendo prejuízos ao Estado e  à democracia. Através de um vídeo que lançou em suas redes sociais, Neto disse que estava vindo à público  com “humildade e espírito republicano” pedir uma trégua ao governador.

— Há meses estamos travando um embate político e está na hora de acabar com essa desunião. Esta na hora do poder público  trabalhar juntos, em sintonia, pelo bem do povo amazonense – apelou Josué.

Josué deixou claro no vídeo que, de sua parte,  mantém seu posicionamento de  estadista, e “estendo a minha mão e espero o mesmo da sua parte. “

— É preciso melhorar o dia a dia do nosso povo, que clama por uma vida melhor, aguardo um posicionamento seu –, disse o filho de Josué Filho.

Combate à corrupção

Na mesma gravação de vídeo, o presidente da Aleam anunciou que o parlamento deve aprovar na próxima semana Projeto de Lei que cria a Delegacia de Combate à Corrupção.

— Com a criação dessa delegacia, o Amazonas  receberá mais recursos  federais para a área de segurança pública – garantiu o deputado.

Lei do gás

Na mesma linha do entendimento e do respeito entre os poderes,  Josué Neto defendeu que a Assembleia Legislativa e o governo do Estado, tenham a responsabilidade  de aprovar a nova lei de abertura do gás natural.

— A Lei de Abertura do Gás Natural é a Lei mais importante desde a lei que criou a Xona Franca de Manaus. É uma lei histórica que vai gerar desenvolvimento econômico, emprego e renda para 48 mil pessoas –, observou Neto.

Luto em Manaus

O prefeito Arthur Virgílio (PSDB) decretou luto oficial de três dias, em respeito às mais de 00 mil mortes pela Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

— Cem mil mortes não é apenas um número, e alto número registre-se, são vidas de pessoas que partiram de forma inesperada. São pais, mães, avós, filhos e filhas que não tiveram uma segunda chance contra esse vírus terrível – lamentou o prefeito.

Ele é responsável

Para Virgílio, esta é uma triste estatística que poderia ser evitada, se todas as medidas preventivas fossem tomadas desde o início, mas faltou liderança. — Quem deveria ser exemplo para a nação e guiá-la por um caminho seguro foi imprudente e insensato. Por isso, considero o presidente Jair Bolsonaro corresponsável por essas mortes – avusou Arthur.

Não acabou

O prefeito voltou a advertir que o coronavírus não acabou.

— São mais de 3,3 mil mortes no Amazonas e ainda temos mais registros diários. Muitos estão agindo como se a vida já estivesse voltado ao normal, mas não voltou – observou o tucano.

Tempo de recomeçar

O Amazonas entrará para a história de forma positiva ou negativa – o tempo vai dizer –, como é o primeiro estado onde a rede pública voltam às aulas presenciais. Os 110 mil alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retomaram nesta segunda-feira (10).

— O Amazonas é o primeiro estado a retomar as atividades presenciais –, disse Luís Fabian Barbosa, titular da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc).

Como manda a OMS

De acordo com o governo do Amazonas, o retorno segue as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que acompanha todos os casos de covid-19 no estado.

Siga as regras

Para entrar na escola, o uso da máscara cobrindo a boca e o nariz é obrigatório. Os alunos também deverão seguir normas rígidas de higiene, como lavar as mãos constantemente. O uso de álcool em gel é obrigatório.

Temperatura

A temperatura dos estudantes também será conferida toda vez que adentrarem às salas de aula. As carteiras foram sinalizadas com a distância mínima de 1,5 m.

Interior na Tv

Enquanto isso no interior, as aulas continuam sendo transmitidas pela televisão no interior do estado, que ainda não há uma data para o retorno presencial.

Genocídio e extermínio

"A pandemia traz o fantasma do passado que muitos povos viveram: genocídio e extermínio de povos inteiros devido às epidemias que matavam as pessoas sem que pudessem enterrar os seus mortos”. O alerta foi feito por Dom Roque Paloschi, presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), durante entrevista ao Vatican News.

A grande ameaça

Mas não é só a pandemia que ameaça os indígenas. Segundo dom Paloschi, os inimigos históricos dos povos buscam de todas as formas possibilizar ações que colocam em risco os direitos garantidos na Constituição Federal de 1988, de modo especial, nos artigos 231 e 232.

— A  grande preocupação é com a devastação intencionada da Amazônia e a invasão dos territórios indígenas e de comunidades tradicionais, sobretudo, agora que Amazônia arde em fogo com as queimadas criminosas na região –, apontou Dom Roque .

Líbano está salvo

Jair Bolsonaro anunciou domingo (09) uma missão para ajudar o Líbano, cuja capital, Beirute, foi atingida por explosão que deixou mais de 150 mortos e 3 mil feridos.

O presidente informou que convidou o ex-presidente Michel Temer, filho de libaneses, para chefiar a missão.

Viajar como?

Só tem um probleminha, Temer está proibido de deixar o Brasil sem autorização judicial, devido às acusações de corrupção passiva na Operação Lava Jato do Rio de Janeiro.

Check-in

A defesa de Temer irá encaminhar um pedido à  7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro para que Temer  possa viajar ao Líbano a convite do presidente Jair Bolsonaro.

Flexibilização no comércio

O presidente da Abrasel no Amazonas, Fábio Cunha, protocolou a carta conjunta com outras entidades representativas do comércio, solicitando ao Governo do Estado do Amazonas a flexibilização do horário de funcionamento e o aumento da capacidade de ocupação dos comércios de produto, bens e serviços, a partir de 15 deste mês de agosto.

Sobrevivência

Segundo as entidades – entre elas a Associação Comercial do Amazonas, Comércio do Estado do Amazonas e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus –, só assim será possível garantir a     manutenção das atividades empresariais no Estado.

Vendendo o peixe

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) anunciou que pela primeira vez será concedida pelo Governo Federal a subvenção de um produto de origem animal – o pirarucu.

O anúncio foi feito durante evento de comemoração do centenário da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, realizado nesta segunda-feira (10).

Vitória de pescador

O parlamentar destacou que a subvenção vai chegar a R$ 2,5 mil para cada pescador.
— Pela primeira vez que vamos garantir a subvenção de um produto animal por parte da política do governo federal, através da Conab. Porque todo produto que tem subvenção do governo federal é origem vegetal. E esse primeiro produto será o Pirarucu –, festejou o deputado.

Quebra essa, Gilmar!

A defesa de Fabrício Queiroz e Márcia Aguiar entrou com pedido de habeas corpus no STF para que Gilmar Mendes revogue a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio.

Oh, vida!

O ex-assessor de Flávio e a mulher estão em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, contemplando a vida da janela do apartamento.

ÚLTIMA HORA

Bruninho Samudio, filho do goleiro Bruno com a modelo Eliza Samudio — que foi morta e esquartejada sob as ordens do atual atleta do Rio Branco Futebol Clube, desabafou, neste domingo, Dia dos Pais, sobre a liberdade do pai e a contratação dele por um time do Acre. O menino de apenas 10 anos disse que se sente ameaçado por Bruno.

“No mínimo ele deveria ficar em prisão perpétua, porque eu acho uma sacanagem tirar a vida de um ser humano. Não existe nenhum motivo que explique isso. Nenhum. Infelizmente ele é uma ameaça para a sociedade, e eu me sinto muito ameaçado com isso”, desabafou o menino em entrevista ao jornal Extra, do Rio de Janeiro.

ORGULHO

O humorista Matheus Ceará chegou primeiro até o motoboy Matheus e deu uma moto zero km pra ele na tarde desta sexta, 7. Luciano havia prometido fazer o mesmo. Mas, não fez. Matheus Pires é aquele rapaz que foi humilhado e sofreu ofensas racistas de um cliente de um condomínio de luxo em Valinhos, na região de Campinas, no interior de São Paulo, enquanto fazia uma entrega. Assim que soube da história, o humorista Matheus Ceará, que também mora na região de Campinas, postou um vídeo no Instagram pedindo ajuda aos seguidores para encontrar o motoboy. Antes que digam que foi marketing do humorista, lembramos que Ceará é conhecido por ajudar as pessoas. Em 2019 ele leiloou um relógio doado pelo apresentador Ratinho, também do SBT, para reconstruir um asilo incendiado em Itobi, no interior de São Paulo, cidade onde ele cresceu.

VERGONHA

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e ministros por falas e ações de desrespeito às mulheres. Desde quando assumiu a presidência, o chefe do Executivo e integrantes da União fizeram uma série de declarações e atos administrativos contra o público feminino. De acordo com o MPF, foi determinado que a União estabeleça campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres. A medida seria uma maneira de reparar os danos sociais e morais. Em abril de 2019, ele chegou a afirmar em relação ao Brasil que "quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade".  Além disso, em fevereiro deste ano, Bolsonaro rebateu uma matéria do jornal Folha de S. Paulo, sobre possíveis irregularidades em sua campanha de 2018. Em um tom jocoso ele teria afirmado que a jornalista Patrícia Campos Mello "queria dar o furo". A ação também se revelou em atuações administrativas.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes