Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Imagem da Amazônia que circula o mundo é de cortar o coração

Uma foto de Ueslei Marcelino, na Amazônia, publicada pela agência Reuters vem comovendo o mundo. A imagem dramática mostra Xita, uma macaquinha com olhos castanhos tristes, agarrando  seu recém-nascido com força. Ambos estão lutando por suas vidas.

Os veterinários que trabalham em uma clínica na cidade de Porto Velho, em Rondônia, acreditam que a mãe e o bebê foram atropelados por um carro enquanto fugiam de incêndios na maior floresta tropical do mundo.

— Ela chegou estressada, gritando e manchada de sangue –, disse Carlos Henrique Tiburcio, o proprietário da clínica, enquanto envolvia a mãe e filhote num pequeno pano branco.

Fuga do inferno

Os animais da Amazônia, um dos habitats com maior biodiversidade da Terra, estão cada vez mais ameaçados, à medida que os madeireiros e os garimpos avançam para o interior da floresta tropical.

Arca de noé

Os animais silvestres são resgatados de incêndios por grupos de veterinários, voluntários, agentes do Ibama e militares em regiões da floresta afetadas pelo desmatamento

Daqui pra pior

O resgate, que aconteceu em 24 de agosto de 2020, no entanto, está longe de ser um fato isolado. De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a Amazônia fechou o mês de julho com alta de 28% no total de queimadas.

Cadastro de estuprador

O senado deve votar nesta quinta-feira, 10;9, o PL 5.013/2019, do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que  cria um Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro. A matéria tem voto favorável do relator, Eduardo Braga (MDB-AM).

Agiliza a investigação

Para o senador, as informações do cadastro devem simplificar e agilizar a investigação dos casos de estupro, além de servir como instrumento de prevenção.

— Esse aspecto preventivo se dará não apenas pela intimidação, em razão da existência do cadastro, como também pela neutralização do estuprador habitual, que será preso e condenado mais rapidamente.

Cadeia neles

Braga acredita que a proposição "contribuirá para a redução do número de novos casos e para a punição mais ágil de estupradores contumazes”. De acordo com a proposta, o cadastro deverá conter obrigatoriamente as seguintes informações sobre condenados por estupro: características físicas, impressões digitais, perfil genético (DNA), fotos e endereço residencial.

Água de Parintins...

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) voltou a denunciar a contaminação da água do município de Parintins na manhã,  durante sessão desta terça- feira (8), na Assembleia Legislativa.

...Continua contaminada

Sinésio aproveitou o feriado de 7 de setembro para visitar a ilha do boi e e novamente recebeu denúncias da população relatando que o descaso da contaminação da água não teve melhoras.

Em abril de 2019, Sinésio Campos denunciou a contaminação de 7 poços tubulares em Parintins, a segunda cidade mais popular do Estado.Com 115. 363 habitantes e mais de 90% da população consome água sem tratamento.

Veja o contraste

Aliás, falando em  Sinésio Campos, o deputado é  pequenino, mas o nome da comissão que preside é bem comprido. Senão vejamos: Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ufa!

Bolsonaro exalta 64

O presidente Jair Bolsonaro exaltou, em pronunciamento em rede nacional nesta segunda-feira 7, o golpe de 1964 e o papel das Forças Armadas na queda do presidente João Goulart.

— Vencemos ontem, estamos vencendo hoje e venceremos sempre", declarou. No discurso de pouco mais de três minutos, o presidente

Então, tá!

Ainda no pronunciamento, Bolsonaro afirmou que, desde a independência, o Brasil dizia ao mundo que não seria submisso a qualquer outra nação e os brasileiros não iriam abdicar da liberdade.

Perguntar não ofende

Então, se pensa assim, por que o presidente bate continência para a bandeira dos Estados Unidos e reza na cartilha de Donald Trump:

Pesadelo sem fim

Já o ex-presidente Lula disse as eleições de 2018 jogaram o Brasil em um pesadelo que parece não ter fim.

— Com ascensão de Bolsonaro, “milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais e apareceram nas colunas políticas”. O pronunciamento no 7 de setembro foi transmitido no canal oficial do petista no Youtube.

Governo incompetente

Lula acusou o governo de Jair de “insensível, irresponsável e incompetente”.

— Desrespeitou as normas da Organização Mundial de Saúde e converteu o Coronavírus em uma arma de destruição em massa.

Segundo ele, os recursos que poderiam estar sendo usados para salvar vidas foram destinados a pagar juros ao sistema financeiro – detonou o petista.

Templo da economia

Para o prefeito Arthur Virgílio (PSDB), o novo Casarão da Inovação, que está sendo construído no antigo hotel Cassina, Centro, é “um templo da economia 4.0’.

— O Casarão da Inovação será ponto de partida dado pela Prefeitura de Manaus para uma série de implementações voltadas à inovação e tecnologia na capital amazonense.

Pai da criança

O deputado Serafim Corrêa (PSB) reagiu diante da postura do presidente Jair Bolsonaro ao anunciar privatização do Terminal Pesqueiro de Manaus, afirmando que a obra foi executada pelo DNIT

— Na verdade, a  a obra foi executada 100% pela prefeitura –, advertiu o deputado.

Alto lá, Jair!

Na postagem feita em suas  redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro afirma que o terminal será revitalizado e vendido e que se trata de uma obra do DNIT, o que foge da realidade.

Mérito do Lula

Serafim disse que é “injusto deixar de fora quem realmente fez e colocar dentro quem não colocou uma prego numa barra de sabão dessa obra”, concluiu.

— Essa não é uma ação do atual governo. Mérito do então presidente Lula, então ministro Alfredo Nascimento e dos dois prefeitos: Serafim que concluiu 95% e de Amazonino Mendes, 5%.

Tarifa de energia

A Amazonas Energia foi convidada para explicar e justificar, em audiência pública, a proposta de reajuste médio de 8,5% na tarifa de energia elétrica do Estado. O debate acontece no próximo dia 15, no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa.

Olho grande

Para o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), deputado João Luiz (Republicanos), a proposta da concessionária foi apresentada em momento inoportuno.

— Assim como eu, outros parlamentares terão oportunidade de questionar e concessionária.  Estamos vivendo uma crise sem precedentes, causada pela pandemia, e um reajuste, agora, só aumentaria o número de inadimplência –, explicou JL.

Conta alta e blecaute

A Amazonas Energia será questionada justamente no momento em que aumenta cada vez mais o número de reclamações contra os valores exorbitantes na conta de luz e a sucessivas interrupções no fornecimento de energia, como o que ocorreu nesta terça-feira, 6/9.

Hannibal

Um chefão da máfia siciliana atacou sete guardas, mordeu o dedo mindinho de um deles, arrancou um pedaço do dedo e possivelmente engoliu durante uma briga na cadeia onde ele cumpre uma sentença de prisão perpétua.

Canibal

Segundo o jornal italiano Il Messaggero, o chefão Giuseppe Fanara, 60, um dos líderes da Cosa Nostra, se revoltou durante uma inspeção em sua cela. Ele se atracou com um dos agentes carcerários e tentou enforcá-lo. Os dois caíram no chão, o mafioso mordeu o dedo do agente e o arrancou.

Engoliu o dedo

Como o dedo arrancado nunca foi encontrado, um promotor concluiu que ele foi engolido.

ÚLTIMA HORA

Rússia liberou sua vacina contra a Covid-19 para o público em geral, anunciou o Ministério da Saúde do país nesta terça-feira (8). Segundo o comunicado, o primeiro lote de vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, passou nos testes de qualidade e foi liberada para a população civil. O Ministério diz ainda que a entrega de fato dos primeiros lotes está prevista para um futuro próximo, mas não especifica datas. A liberação da vacina Sputnik V ocorrerá junto com os testes clínicos da Fase 3, que serão feitos em 40 mil voluntários, sendo que 30 mil receberão o imunizante e 10 mil receberão uma substância placebo (sem efeito).

Na sexta-feira (4), o vice-diretor do instituto Gamaleya, Denis Logunov, já havia anunciado que a vacina poderia ser liberada para a população esta semana. Segundo Logunov, existe uma "vasta base de evidências de que a vacina é segura" e que a segurança "foi o principal pré-requisito para seu registro".Um estudo com resultados preliminares publicado na revista científica "The Lancet" na sexta-feira mostrou que a vacina russa para a Covid-19 não teve efeitos adversos e induziu resposta imune.

ORGULHO

Pela primeira uma mulher trans vai disputar o Miss Brasil. Será a goiana Rayka Vieira, de 25 anos. Ela vai disputar a faixa de Miss Brasil Mundo 2020 como representante do Centro Goiano. “Ser mulher pra mim, nunca foi uma questão de escolha, eu nasci mulher tanto na alma quanto no coração. Prazer, sou Rayka Vieira, miss Centro Goiano, a primeira mulher Trans a participar de um concurso de Miss Brasil, em especial o @missbrasiloficial. Esse é um momento histórico e quero usar dessa voz para mostrar a todas mulheres que juntas, somos mais fortes”, escreveu Rayka nas redes sociais.

VERGONHA

José Maria Monção, ex-prefeito da cidade de Cocal (Piauí), admitiu ter roubado do município ao criticar a atual gestão de Rubens Vieira (PSDB). Monção afirmou: “Fui prefeito 3 vezes, sei do sofrimento. Mas também não roubei o tanto que esse aí roubou, não. Esse é descarado, tá afundando o Cocal”. A declaração foi na convenção do MDB realizada neste domingo (6.set.2020). O ex-prefeito pedia votos para o candidato do partido à prefeitura, o médico Cristiano Brito. Eu posso até ter tirado alguma coisa, dado pros pobres... que na verdade ninguém pode ser tão sincero. Se eu tivesse sido tão direito, eu não tinha ido preso, né. Se eu fui preso, tem um motivo", continuou Monção, que chegou a ser detido em 2009 durante a Operação Harpia, da Polícia Federal. Na ocasião, ele foi acusado de desviar dinheiro do Fundeb.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes