Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Golpistas, go home

Bolsonaristas choram, imploram, se agarram a barracas e até ameaçam se matar, enquanto Bolsonaro passeia com Mickey Mouse em Orlando.

Demorou, mas agora o furdunço começou a ser desmontado. Boa parte dos acampamentos bolsonaristas montados em frente a quartéis do exército foram desmontados espontaneamente pelos manifestantes após a posse presidencial de Lula, mas alguns se mantiveram de pé.

Em todos os lugares onde os acampamento foram armados por bolsonaristas que não aceitam o resultado da eleição e clamavam, desde o dia 30 de outubro, por um golpe, foram registradas cenas patéticas, de desespero, histeria e apelação. Em diversos quarteis do Brasil, agentes de segurança presenciaram cenas surrealistas, de pessoas surtadas que parecem não estar bem psicologicamente.  Enquanto os policiais  vão removendo os objetos, é possível ouvir os gritos de desespero dos militantes que contestam o resultado das eleições presidenciais. Foi o caso de um instalado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que precisou ser dispersado pela Guarda Municipal na manhã desta sexta-feira (6).

— Não, por favor não. Não deixe não! –, gritou um dos manifestantes, ajoelhado, implorando para que os agentes da polícia não desmontassem uma das barracas. Nos vídeos é possível ver diversos eleitores do ex-presidente lamentando, e, até mesmo, se “humilhando”, pelo desmanche das tendas.

Em um dos registros, um rapaz aparece chorando. Em outro, dois idosos se abraçam, aparentando desespero. Um homem chegou a dizer que 'podiam matá-lo'.

Ironicamente, os bolsonaristas que clamavam por intervenção militar não se mostraram felizes quando ela chegou – tendo eles como alvo, não a democracia.

Chegou a intervenção

Os militantes seguiam entoando cânticos que questionavam o resultado das eleições presidenciais, enquanto os guardas retiravam os objetos.

Luz clandestina

Na maioria das barracas desmontadas, foi encontrada ligação de luz clandestina e barracas de comida e bebida sem o devido licenciamento urbanístico e um mau cheiro insuportável de urina e fezes.

Até Covid eu peguei!

Em um desses acampamentos, um vídeo mostra um rapaz de barba cerrada, vestido “ religiosamente” de verde-amarelo, aos prantos argumentados que estava Brasil “enquanto vocês (policiais) estavam no conforto de suas casas”.

— Até Covid eu peguei aqui, lutando por vocês!

Coisa de louco

Um deles se agarra á lona da barraca e grita:

— Não vai irar não, eu vou matar! Eu vou matar!

Podem me matar

Em outro, dois idosos se abraçam, aparentando desespero.

Um homem, desesperado,  chegou a dizer 'podem me matar”!

Belém dispersa furdunço

Em Belém (PA), policiais da Tropa de Choque e a Cavalaria da Polícia Militar também iniciaram “intervenção”, só que  para retirada de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que não aceitaram o resultado das eleições presidenciais.

*

Os agentes utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e armas não letais para dispersar os manifestantes.

Aviso aos golpistas

Pelas redes sociais, o governador Helder Barbalho (MDB) disse que a ação de desbloqueio cumpre decisão do Supremo Tribunal Federal (PRF) para liberação de estradas e garantia do direito de ir e vir.

— O Estado usará de todos os recursos ao seu alcance para garantir a lei e a ordem –, avisou Barbalho.

E no Amazonas, hein?

E no Amazonas os golpistas continuam insistindo sem que o a Polícia Militar, Polícia Civil ou  o comando Militar da Amazônia façam qualquer coisa para acabar com  a “área de lazer” dos lunáticos brincando de golpistas há mais dois meses.

Manaus

Em Manaus, o acapamento em frente do CMA prossegue. Os moradores das redondezas não aguentam mais. Flavio Dino e Alexandre de Moraes têm que ter consciência que o Amazonas também faz perte do Brasil e merece atenção em relação a este assunto.

Interpol na caçada

O Ministério da Justiça acionou a Interpol e o governo dos Estados Unidos para retomar o processo de extradição do jornalista Allan dos Santos. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo.

*

O jornalista – se é que pode chamar isso de jornalismo –, está nos Estados Unidos desde quando foi alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Mamãe eu quero!

A semana que entra será decisiva para a Zona Franca de Manaus.

O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai decidir quem assumirá a Suframa em seu mandato.

*

Lula também decidirá se o órgão vai ficar sob o comando do Ministério da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad, ou da Indústria e Comércio, que terá o vice-presidente Geraldo Alckimnn como titular.

Façam suas apostas!

Navegar é preciso

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) registrou que 744.549 pessoas utilizaram, em 2022, o serviço de transporte hidroviário intermunicipal, com saída dos postos de fiscalização da autarquia em Manaus.

*

O dado representa um aumento de 23,81% em relação ao ano de 2021, sendo 601.067 o total de usuários registrados no ano anterior.

Rodway e Ceasa

O ponto de fiscalização com maior fluxo de pessoas no serviço de transporte hidroviário intermunicipal foi o Porto de Manaus (Rodway), localizado no Centro de Manaus, com 379.960 passageiros.

*

Seguido pelo Porto do Ceasa, na zona sul, com 311.433. A Manaus Moderna, com 53.156, apresentou o menor quantitativo.

Vou de barco

Quanto ao tipo de embarcação, do total de passageiros no ano passado, 365.277 usaram lancha rápida para acessar outros municípios; 211.697 ferryboat; 120.434 navio motor; 21.855 barco motor; 14.911 expresso (a jato); e 10.035 ferryboat (balsa).

É pra lá que eu vou

As cidades mais procuradas pela população, tendo como ponto de partida Manaus, foram Careiro da Várzea (160.657 passageiros – 21,59%), Parintins (51.069 – 6,86%) e Tefé (35.109 – 4,72%)  (distantes, respectivamente, 25, 369 e 523 quilômetros da capital).

Essa papai não livra!

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apresentou duas ações de cobrança à Justiça contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo não pagamento de duas multas aplicadas a ele por falta de máscaras facial durante a pandemia de covid-19, totalizando R$ 113 mil.

Essa papai não livra 2

As multas foram aplicadas em 15 de dezembro de 2021, nos municípios de Iporanga e Eldorado, no Vale do Ribeira, onde Eduardo esteve na companhia do pai.

As infrações são “por não cumprir com exigência de uso obrigatório de máscaras de proteção facial nos espaços abertos ao público e vias públicas”, segundo a documentação anexada aos processos.

Pardieiro

Janja abriu o Alvorada para a imprensa comprovar como o palácio foi deixado peloos Bolsonaro

Bolsonaro e Michelle desocuparam o Alvorado, mas deixaram um estrago na residência oficial do presidente da República.

Tapetes e sofás rasgados, piso danificado, poltronas sujas, infiltração, ausência de móveis e de obras de arte, que não foram encontrados no local e ainda não foram localizados.

Janja escancarou

Durante entrevista à GloboNews, a primeira-dama Janja Lula da Silva mostrou danos encontrados no Palácio da Alvorada, em Brasília,

— O que a gente percebe é que não teve cuidado, não teve manutenção –, cutucou a companheira de Lula.

Reforma já

O estado geral do edifício exige reparos. Por isso, Lula e Janja não irão se mudar tão cedo.

A expectativa é que eles passem a residir no local em 20 dias, já que a mudança será feita apenas quando um "inventário completo do que tem aqui dentro, de como ele foi entregue para gente" seja finalizado, explicou a socióloga.

Isenção de IPVA...

Aprovada pelo Senado Federal e publicada no Diário Oficial da União, em julho de 2022, a isenção de IPVA para motocicletas de até 170 cc entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano.

*

A alíquota zero para o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores para as motos, scooters e ciclomotores de até 170 cm³, porém, não passou a valer em todo o Brasil.

Mas, só pra moto!

Por se tratar de um imposto de competência estadual, cabe a cada secretaria estadual da Fazenda adotar ou não a isenção de IPVA para motos de até 170 cc.

*

A determinação aprovada pelo Senado não é impositiva, ou seja, permite apenas que os estados e o Distrito Federal definam alíquota zero de IPVA para esses veículos.

ÚLTIMA HORA

NINGUÉM FICARÁ IMPUNE

Xandão decreta prisão preventiva dos “patriotas” incendiários de Brasília

Demorou, mais agora o bicho tá pegando. E que andou fazendo arruaça, incendiando ônibus,  atacando as urnas, agredindo jornalistas, ministros do STF e TSE, atacando a democracia e pedindo golpe vai responder pelos seus atos.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretou a prisão preventiva de quatro investigados por atos de vandalismo, em Brasília, no começo de dezembro do ano passado. Eles foram alvos da Operação Nero da Polícia Federal (PF), realizada no dia 29 de dezembro, quanto tiveram a prisão temporária determinada por Moraes por suspeita de envolvimento no ataque ao prédio da PF e na destruição de carros e ônibus em Brasília. No dia 12 de dezembro, dia da diplomação de Lula, vândalos tentaram invadir a sede da PF, depredaram uma delegacia e botaram fogo em carros e ônibus. Isso aconteceu após a prisão do cacique Serere.

*

Tiveram a prisão preventiva decretada por Moraes: Joel Pires Santana, Klio Damião Hirano, Átila Franco de Mello e Samuel Barbosa Cavalcante.

Estão foragidos da PF: Allan Diego dos Santos, Helielton dos Santos, Walace Batista da Silva, Silvana da Silva, Wenia Morais Silva, Ricardo Aoyama e Wellington Macedo. Além dos 11 suspeitos com ordens de prisão, outros 29 que também participaram dos atos violentos já foram identificados. De acordo com a PF, são empresários do agronegócio, pastores e pessoas ligadas ao garimpo ilegal. De segunda a sexta ele vai para a escola de manhã e, à tarde, pega três conduções para chegar com a avó materna no clube Corinthians, no Tatuapé. Ali, há três anos, ele é atleta da natação. Duas vezes por semana, depois de nadar ele ainda corre para as aulas de inglês e, quando volta para casa, é sempre hora de fazer as lições de casa e arrumar as coisas da escola. Ah, e até pode usar o celular, mas às vezes a mãe, Telma, pede uma pausa e é o momento de leitura.

ORGULHO

O garoto Francisco Carlos conheceu o presidente Lula antes da rampa

Francisco Carlos do Nascimento e Silva fez parte do grupo de representantes do povo brasileiro na entrega da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virou celebridade.

Francisco de 10 anos é filho de uma assistente social e um advogado, mora em Itaquera, na zona leste de São Paulo e é torcedor do Corinthians, assim como o presidente. O garoto é nadador da equipe mirim do clube há três anos. De segunda a sexta ele vai para a escola de manhã e, à tarde, pega três conduções para chegar com a avó materna no clube Corinthians, no Tatuapé. Duas vezes por semana, depois de nadar ele ainda corre para as aulas de inglês e, quando volta para casa, é sempre hora de fazer as lições de casa e arrumar as coisas da escola. Foi por causa da entrega de faixa ao presidente  Lula que agora muita gente sabe quem o Francisco é. Mas o presidente, na verdade, já o conhecia fazia algum tempo, desde que eles se viram em um evento durante a campanha do então candidato à Presidência.

— O primeiro 'encontro' que tive com Lula foi quando fui ver ele jogar futebol lá no MST –, conta Francisco, mencionando um evento organizado pelo Movimento Sem Terra em 2019 reunindo Lula e o cantor Chico Buarque em Guararema, em São Paulo.

VERGONHA

Deteriorado: Palácio do Alvorada sofreu nas mãos dos antigos inquilinos

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, mostrou danos encontrados no Palácio da Alvorada, em Brasília, em entrevista concedida à GloboNews, nesta quinta-feira, 5. Tapetes e sofás rasgados, piso danificado, infiltração, ausência de móveis e de obras de arte, que não foram encontrados no local e ainda não foram localizados, estão entre alguns dos danos exibidos por Janja (veja imagens do local aqui). "O que a gente percebe é que não teve cuidado, não teve manutenção", disse. O estado geral do edifício exige reparos. Por isso, Lula e Janja não irão se mudar tão cedo. A expectativa é que eles passem a residir no local em 20 dias, já que a mudança será feita apenas quando um "inventário completo do que tem aqui dentro, de como ele foi entregue para gente" seja finalizado, explicou a socióloga.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes